A ansiedade é um problema cada vez mais comum em nossa sociedade, que afeta pessoas de todas as idades.
Quadros ansiosos podem comprometer a qualidade de vida e o bem-estar, gerando problemas tanto no nível físico quanto mental, emocional e social. Ela está relacionada com sentimentos de medo, angústia, aflição, preocupação excessiva, insegurança, baixa autoestima, dentre outros problemas.
Os esportes podem contribuir para amenizar esses sintomas e ajudar a levar a vida de forma mais leve. Por meio da prática regular, é possível obter ganhos importantes que ajudam a combater o problema e viver de forma mais leve.
É importante destacar que os esportes não substituem tratamentos clínicos e que é sempre importante procurar por um médico quando esses sintomas se tornam persistentes.
Porém, colocar o corpo para se movimentar traz ganhos importantes para a saúde física e mental que ajudam a melhorar significativamente os quadros de ansiedade.
Como a prática esportiva combate a ansiedade?
A prática regular de esportes impacta em vários aspectos da vida, tanto no nível físico quanto psicológico, e com isso problemas que são comuns de quadros de ansiedade podem ser amenizados ou eliminados da rotina.
O primeiro impacto que podemos observar é no fator fisiológico. Quando praticamos esportes, nosso cérebro produz substâncias como a endorfina e a serotonina, que promovem o relaxamento, melhoram o humor e proporcionam a sensação de bem-estar.
Além disso, o ganho de condicionamento físico contribui para melhorar a autoimagem, que é a percepção que cada pessoa tem de si mesmo. Pessoas que sofrem de ansiedade costumam ter sua autoestima prejudicada e ao manter cuidados rotineiros com o próprio corpo, essa percepção pode mudar e melhorar, não pela questão estética, mas pelo senso de cuidado e valor consigo mesmo.
Na esfera social, a prática esportiva promove o contato e a interação com várias pessoas, podendo elas serem professores ou colegas de prática. Com isso, ocorre uma ampliação dos relacionamentos sociais, que é importante para despistar os pensamentos ansiosos e manter a mente tranquila.
Os esportes também tem impacto na área psíquica. Por meio dos exercícios, podemos vivenciar experiências subjetivas positivas, que trazem ganhos para a autoestima. Um exemplo é quando superamos uma meta ou quando vencemos uma partida. Esses são fatores estimulantes que refletem na vida como um todo.
Outro fator que contribui para a melhora de quadros de ansiedade é a concentração. Ela é fundamental dentro da prática esportiva e pode promover reflexos na saúde mental. Quem consegue manter a concentração, tem mais facilidade para desenvolver a atenção plena e focar no momento presente, que é uma habilidade fundamental para afastar os pensamentos ansiosos.
Qualquer esporte pode ajudar?
Em geral, a prática esportiva vai contribuir para a melhora dos quadros de ansiedade. Porém, para alcançar resultados positivos, é importante que ela não seja vista como uma obrigação.
Para isso, o ideal é encontrar modalidades onde o praticante sinta prazer, pois isso fornecerá o estímulo necessário para dar continuidade a prática e não a encarar como um peso.
Caso contrário, a própria prática esportiva pode acabar se tornando um gatilho para a ansiedade.
Portanto, a dica é testar diferentes modalidades até encontrar aquela que desperte prazer e bem-estar.
Aqui no Blog da Jandaia você encontra várias dicas legais sobre esportes e saúde para te ajudar a levar uma rotina mais saudável. Navegue e aproveite!
E não esqueça de dar aquela passadinha em nosso site para conferir as novidades!