VOCÊ ESTÁ LENDO: Como iniciar bem o ano escolar?

Como iniciar bem o ano escolar?

Mais um ano letivo começando e nada melhor do que colocar em prática bons hábitos que ajudem a encarar o início do ano de forma mais leve.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a iniciar o novo ano escolar com tudo. Confere aí!

 

Providencie todos os materiais necessários

O primeiro passo é correr atrás de tudo o que você vai precisar para estudar durante esse ano. Verifique qual é a lista de materiais sugerida pelo Colégio ou pela Universidade e faça uma pesquisa em sua cidade para tentar encontrar materiais de qualidade com um bom preço.

Já publicamos por aqui dicas de materiais que não podem faltar para o novo ano escolar, vale a pena conferir antes de preparar sua listinha, dessa forma não faltará nada importante.

Aproveite para conferir as novidades da Linha 2022 da Jandaia. Você pode encontrar cadernos, agendas, blocos, planners e outros produtos que fazem parte da sua lista de materiais.

 

Defina seu cronograma de horários

Estabelecer uma rotina de horários é importante para conseguir se organizar e cuidar de si mesmo. 

Após saber qual o horário das aulas, crie seu cronograma incluindo os horários de acordar, comparecer ao colégio ou facul e os horários dos estudos em casa. Lembre-se de considerar o tempo de deslocamento entre casa e escola.

Além disso, seu cronograma deve contar com os horários das refeições, dos exercícios físicos, com pelo menos 8 horas de sono e também com os horários dos momentos de lazer da semana. É muito importante que além de priorizar os estudos, sejam mantidos hábitos saudáveis, pois isso influencia no rendimento escolar e na qualidade de vida. 

Aqui no Blog tem várias dicas para manter hábitos saudáveis, não deixe de conferi-las.

 

Organize seu local de estudos

É importante ter um local de estudos bem organizado, limpo, tranquilo e agradável, pois isso favorece a concentração e faz os estudos renderem mais. 

É importante que o cantinho de estudos tenha mesa, cadeira e os materiais em um único lugar. 

 

Verifique sua grade curricular 

Não é todo mundo que consegue começar a estudar durante as férias. Mas, se você tem tempo livre, vale a pena conferir a grade curricular e buscar por leituras sobre os temas. Dessa forma, quando as aulas começarem você já estará por dentro de alguns temas que serão trabalhados.

 

Crie uma lista de metas

Para conseguir manter o foco durante a nova jornada, é importante ter metas estabelecidas. Então, tire um tempo, pegue um papel e uma caneta e anote quais são os seus objetivos para esse ano. 

Alguns exemplos são: conseguir passar em todas as disciplinas, tirar uma boa nota no vestibular, estudar 2 horas em casa todos os dias, estudar inglês 3 vezes por semana, dentre outras. Defina quais são as suas e coloque tudo no papel!

 

Inicie a sua adaptação a nova rotina

Precisa acordar mais cedo para conseguir chegar à escola? Então, ajuste o despertador e comece a mudar a sua hora de acordar. O tempo é curto para preparar refeições saudáveis? Organize sua alimentação da semana durante o final de semana. Esses são exemplos de práticas que ajudam a se adaptar à nova rotina sem passar por sofrimento.

Tem mais alguma dica legal para quem vai encarar mais um ano letivo? Manda pra gente aí nos comentários!

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...