Estudos apontam que quando os portugueses chegaram ao Brasil, a população indígena do nosso país tinha cerca de 10 milhões de habitantes.
De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), esses povos falavam cerca de 1.300 línguas.
Nossos povos originários lutam até hoje para preservar sua cultura e identidade. Porém, infelizmente, esses conhecimentos não são tão difundidos na sociedade atual.
Se você gosta de cultura e de leitura, neste artigo nós apresentamos alguns livros que vão te levar para uma viagem de conhecimento sobre a cultura dos povos indígenas. Confira a seguir.
1 – O caminhar sob a luz: Território Mbya à beira do oceano
O livro é um estudo da autora Maria Ines Ladeira e nele ela discorre sobre a ocupação do povo Guarani Mbya no litoral brasileiro, mostrando a importância social e religiosa que o território representa.
Além disso, o livro apresenta várias informações sobre esse grupo indígena a partir de fontes históricas e dados das suas migrações mais recentes.
2 – Sepé Tiaraju: Romance dos sete povos das missões
O livro do autor Alcy Cheuiche é narrado na perspectiva de um jesuíta e mostra a resistência dos Sete Povos das Missões e de um dos líderes guerreiros do sul do Brasil, Sepé Tiaraju, que é representado pela visão do colonizador.
O livro mostra a construção do herói indígena e a história da colonização pela missão catequizadora dos jesuítas e pela política europeia.
3 – O Karaíba: Uma história do pré-Brasil
O livro escrito por Daniel Munduruku conta a história dos povos que viviam numa terra que ainda não era chamada de Brasil. No livro, essa terra é um personagem, com povos que estão à sombra de uma profecia anunciada pelo velho Karaíba, que diz que um grande monstro apareceria para destruir tudo.
Na obra, são narrados costumes, crenças e leituras do mundo por meio da visão dos indígenas.
4 – Maíra
O livro de Darcy Ribeiro é um romance que fala da união das culturas europeias e indígenas. Na história, o autor faz uma conexão entre as vozes dos índios, dos não índios e dos seres sobrenaturais.
A história inicia com uma investigação policial e explora a descoberta das identidades culturais do Brasil.
5 – Amazonas: Pátria da Água
O autor deste livro é Thiago Mello. Escrito em prosa e poesia, ele conduz o leitor por uma viagem pelo Rio Amazonas, percorrendo sua história e a história dos homens que nele navegavam. Entre eles estão os Índios, os exploradores, os cronistas europeus e também o poeta.
O autor descreve em sua poesia, a beleza e a suavidade das águas, da floresta, plantas e animais amazônicos. Fala de seus espíritos protetores, da caça predatória e mostra um retrato dos sofrimentos dos indígenas.
Para mais dicas culturais como esta, acesse mais conteúdos aqui do Blog. E não deixe de conferir as novidades em produtos Jandaia. Clique aqui para acessar o site.