Nesse post, nós trouxemos 8 curiosidades sobre O Pequeno Príncipe. O livro é um clássico infantil que conquistou e continua conquistando gerações pelo mundo todo.
Ele foi lançado no ano de 1943 pelo autor Antoine de Saint-Exupéry. Retrata a solidão humana de uma forma delicada e poética.
A história mostra um piloto de avião que sofre uma queda no meio do deserto do Saara. Lá encontra um príncipe que o leva para uma jornada especial e cheia de ensinamentos.
O livro é repleto de frases filosóficas e profundas que ficaram muito famosas. Como essa: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”. Além disso, sua criação envolve fatos bastante curiosos.
Para você que, assim como nós ama esse clássico, a seguir nós trouxemos algumas curiosidades interessantes sobre ele.
Curiosidades sobre O Pequeno Príncipe
1 – Antoine de Saint-Exupéry era um conde, mas trabalhava como aviador
Seu nome completo era Antoine Jean-Baptiste Marie Roger Foscolombe. Era o terceiro de 5 filhos. Seus pais possuíam um título de nobreza, eram Viscondes. Por conta disso, Antoine recebeu o título de Conde. No entanto, ele trabalhava como aviador e entregava postais.
Ele era contratado como aviador de correios e cargas, o chamado airmail da década de 20. Devido a isso, chegou a trabalhar na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial.
2 – A Obra O Pequeno Príncipe foi inspirada em uma queda do seu próprio avião
Em 1936, o avião pilotado por Antoine de Saint-Exupéry caiu no deserto do Saara. Ele passou um período de 4 dias no local. Sofreu com a fome, desidratação e teve alucinações. Até que, finalmente, foi resgatado por um beduíno. A ideia do livro surgiu durante esses dias.
3 – A rosa do livro O Pequeno Príncipe era sua esposa, Consuelo
A rosa retratada no livro era sua esposa Consuelo e a tosse também tem um motivo, ela sofria de asma.
Frágil, de personalidade forte, assim era Consuelo. O relacionamento dos dois foi marcado por idas e vindas, principalmente por conta do trabalho de Saint-Exupéry. Mas, ainda assim, ele demonstrava um grande fascínio por ela, que era uma artista nata.
Ele a pediu em casamento no mesmo dia que a conheceu. A paixão foi tão arrebatadora que ele escreveu para ela uma carta de 40 páginas. Antoine tinha o costume de escrever cartas para as pessoas mais próximas a ele.
4 – Os asteroides citados no livro realmente existem
Quem lê o livro achando que os asteroides da história foram inventados, está muito enganado. Todos eles existem e além da numeração pela qual são denominados, também possuem nome, com exceção do B612.
O 612 é chamado de Veronika, o 325 de Heidelberg, o 326 de Tamara, o 327 de Columbia e assim por diante.
5 – Saint-Exupéry também fez as ilustrações do livro
Além de escrever a história, o autor também foi o responsável por pintar as ilustrações do livro. Todas foram feitas na técnica de aquarela.
Ele não se considerava como um artista na arte de desenhar. Mas, estava sempre desenhando pessoas em qualquer pedaço de papel.
6 – O autor desapareceu de forma misteriosa
Ninguém sabe ao certo o que aconteceu com Antoine de Saint-Exupéry. Isso porque, o seu avião desapareceu misteriosamente em uma missão de reconhecimento no ano de 1944. Mas, o corpo nunca foi encontrado e, portanto, não se sabe se ele apenas caiu ou foi abatido por algum inimigo.
Mais tarde, em 2000, os restos da aeronave foram encontrados na costa de Marselha.
7 – O livro não foi sua única obra
Ele já era famoso antes de publicar O Pequeno Príncipe. Seu livro Vol de nuit (Voo Noturno}, lançado em 1931, já lhe rendeu fama e chegou a vencer o prêmio Femina. Em seguida, foi até adaptado para o cinema.
Ele também escreveu outras obras, mas, de fato, O Pequeno Príncipe se tornou a mais famosa de todas elas.
8 – O Pequeno Príncipe é o terceiro livro mais traduzido do mundo
A obra foi traduzida para mais de 250 idiomas. Fica atrás somente da Bíblia e do Alcorão. As traduções incluem até dialetos raros como o alur, falado no Congo. E ainda, o toba, uma língua indígena do norte da Argentina.
Também foi traduzido para o idioma artificial Esperanto e impresso em braille.
Você também é fã de O Pequeno Príncipe?
Esperamos que você tenha gostado de conhecer essas curiosidades sobre O Pequeno Príncipe!
Aqui na Jandaia, nós somos muito fãs dessa obra! E esse amor pela história rendeu até uma linha especial com cadernos, agendas e cadernetas, todos ilustrados de forma delicada e apaixonante.
Para conferir a Linha O Pequeno Príncipe é só acessar o site da Jandaia.