Causas Sociais

Causas Sociais

Os problemas sociais no Brasil são muitos: educação, violência, problemas com o meio ambiente, preconceito e assim por diante. Entre as principais consequências, podemos citar a falta de planejamento familiar e uma administração política considerada ruim. Sendo um país de amplitude continental, cabe também a cada brasileiro fazer a sua parte por uma sociedade melhor.

Não adianta muito brigar por um sistema político mais justo se você fura a fila do banco porque quem está no caixa é um amigo ou parente. Parece algo pequeno, mas são formas de corrupção de uma cultura que traz os problemas sociais com os quais nos deparamos hoje.

Mas o brasileiro também é um povo que gosta de ajudar o próximo. Existem diversas causas sociais que precisam de ajuda e muitos grupos já estão fazendo isso. Temos ONGs de proteção aos animais, para ajudar as mulheres e outros grupos menos favorecidos pela sociedade.

E, se você também sente vontade de ajudar, mas não sabe como ou por onde começar, vamos te ajudar com isso!

Conheça 7 maneiras de ajudar nas causas sociais

 

  1. Compre produtos de empresas que ajudam nas causas sociais

Essa é uma maneira bem simples de ajudar e que está ao alcance de todos. Por exemplo, comprar material escolar reciclado ou que seja de uma empresa que utiliza madeira de reflorestamento e que cumpre com todos os requisitos necessários. É uma maneira de fortalecer essa empresa para que ela continue cuidando do meio ambiente.

Existem muitas empresas que vendem camisas, bonés, chaveiros, calendários e outros objetos cujo lucro é revertido para ajudar na causa. Dessa maneira, é possível fazer parte ainda que você não faça doações em dinheiro ou doe tempo.

 

  1. Doe roupas e outros itens que não usa mais

Existem diversas causas sociais que dependem de doações não apenas em dinheiro, mas também itens diversos. Por exemplo, algumas ONGs de animais vendem roupas, sapatos, acessórios diversos, livros e outros objetos para comprar ração e remédios para os bichos abandonados.

É algo também muito interessante para diversos outros projetos sociais. Muitas igrejas fazem um tipo de bazar no qual usam o dinheiro das vendas para ajudar pessoas carentes. Algumas dessas roupas podem ser doadas para aqueles que não têm dinheiro para comprar.

 

  1. Doe dinheiro

Você consegue fazer a sua parte doando dinheiro? Também é uma ótima maneira de ajudar. Todas as causas sociais dependem de dinheiro para ajudar outras pessoas. São muitos os custos: funcionários, manutenção de veículo, gastos com transporte, pagamento de aluguel e assim por diante. E isso é só para o funcionamento do projeto, sem falar nos custos para ajudar outras pessoas como a compra de alimentos e roupas, por exemplo.

 

  1. Participe ativamente

Não tem dinheiro ou itens para doar? Que tal doar um pouco do seu tempo? Você pode escolher uma causa com a qual tenha maior afinidade e ajudar do jeito que pode. Ainda que não tenha nenhuma habilidade, pode ajudar na limpeza do local e em outras tarefas mais simples.

Você pode doar um dia por semana, algumas horas ou 1 hora por dia. Não importa. Qualquer ajuda é bem-vinda. É possível começar com poucas horas por semana ou mesmo apenas 1 hora por semana e depois ir aumentando à medida que você for se afeiçoando às pessoas e ao projeto. Pode ajudar a distribuir alimentos para moradores de rua, a cuidar de animais abandonados em um canil e assim por diante.

 

  1. Crie ações e arrecade fundos

Outra forma muito bacana de ajudar é criando ações e projetos para arrecadar fundos para as causas sociais. Que tal fazer o seu aniversário e em vez de presentes pedir para os convidados levarem ração? Essa pode ser uma ótima maneira de ajudar ONGs de animais abandonados na sua cidade. Eles sempre estão precisando de muita comida para alimentar os animais.

Você também pode criar um evento com os seus amigos. Por exemplo, uma apresentação de dança ou teatro, um dia de brincadeira e vender pipoca, algodão doce, cachorro quente e outros alimentos. Para isso, é possível pedir doação e patrocínio de diversas empresas. Elas estão, cada vez mais, percebendo que ajudar nas causas sociais oferece bons resultados nas vendas.

 

  1. Use as suas habilidades

Você tem alguma profissão que pode ajudar as causas sociais? Por exemplo, digamos que você seja um professor. É possível ajudar dando aulas gratuitas para crianças em orfanatos ou mesmo as da sua vizinhança que não podem pagar por aulas de reforço.

Trabalha com marketing digital ou entende muito de computador e internet? Muitas empresas estão precisando desse conhecimento para ter melhores resultados.

 

  1. Doação de alimentos

Um dos grandes problemas sociais é a fome. Infelizmente, esse ainda é um problema do nosso país, apesar de não fazermos mais parte do mapa da fome mundial. Porém, a estimativa é de que mais de 5 milhões de brasileiros ainda sofrem com a falta de alimentos.

Portanto, a doação de alimentos para esses projetos que ajudam causas sociais é de extrema importância. Por exemplo, os abrigos para moradores de rua oferecem comida de graça para essas pessoas já que eles não têm como pagar. Doar alimentos é uma boa maneira de ajudar nessa causa social.

Como encontrar uma causa para ajudar?

Nem precisa ir muito longe para ajudar quem precisa. Certamente, na sua cidade, existem locais com projetos para ajudar nos problemas sociais. Por exemplo, ONGs de animais, abrigo de idosos, orfanatos, abrigo para moradores de rua e assim por diante. Você pode ir no local e perguntar se estão precisando de ajuda. Diga em que pode ajudar e qual tempo disponível tem para isso.

Você também pode recorrer à internet. Muitos sites de ONGs disponibilizam a opção de fazer doações online, ou seja, você nem precisa sair de casa para ajudar. Além disso, essas empresas oferecem informações para que você acompanhe o andamento dos projetos e como a sua doação está sendo utilizada.  

Existem diversas maneiras de ajudar nas causas sociais. Agora, escolha uma forma e coloque a mão na massa. Veja as roupas que têm para doar, itens que não utiliza mais, mas que podem ser bem úteis para outras pessoas.

Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos como eles também podem ajudar nas causas sociais!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema