Como é a cultura dos Estados Unidos

Como é a cultura dos Estados Unidos

Descubra as principais características da cultura dos Estados Unidos e entenda melhor como tudo funciona na terra do Tio Sam

São muitos os brasileiros que possuem o sonho americano: se mudar para os Estados Unidos (EUA) e fazer fortuna por lá. Muitos, aliás, já moram no país e conseguem mandar dinheiro para as famílias aqui no Brasil. Parece um sonho de contos de fadas, mas antes de se mudar para lá, é preciso conhecer um pouco da cultura norte-americana e as diferenças com as terras tropicais daqui.

As diferenças entre Brasil e EUA são muitas no âmbito cultural e existem brasileiros que não se acostumam e acabam retornando. Mas quais são essas grandes diferenças? De que forma os norte-americanos são tão diferentes dos brasileiros?

Se você deseja conhecer um pouco mais da cultura dos EUA e tirar as suas principais dúvidas sobre o assunto, então está no lugar certo. Confira abaixo!

10 principais características da cultura dos Estados Unidos

1. Pontualidade

Você já deve ter marcado algo com um amigo e ter atrasado ou teve que esperar por ele. Aqueles 30 minutos depois da hora marcada para chegar em uma festa é sagrado. Poucas são as pessoas aqui no país que são realmente pontuais. E se você sempre atrasa aqueles 5 minutinhos achando que não tem nada de mais, saiba que nos EUA a coisa é bem diferente.

Com base em fatos históricos, podemos entender porque os norte-americanos são tão pontuais. Eles foram colonizados pelos ingleses, famosos por essa pontualidade. Portanto, a cultura de chegar na hora marcada, nem um minuto a mais, nem um minuto a menos, é algo histórico.

Não é que você não possa ter um imprevisto. Mas ao contrário do que costuma acontecer no Brasil, se vai chegar atrasado é bom avisar.

Outro comportamento comum deles é que você nunca receberá uma visita em casa sem prévio aviso. Faz parte da cultura marcar horário para tudo e venhamos e convenhamos é muito importante isso, afinal de contas, você precisa se preparar para receber uma visita. Passe a observar os filmes e seriados para ver se não é exatamente assim que isso acontece.

2. Consumismo

Tudo bem, nós brasileiros também adoramos comprar, mas lá a palavra “sustentabilidade” não é algo que faz parte do dia a dia dos norte-americanos. 

É bem comum passar pelo lixo nas casas e ver móveis, roupas e produtos eletrônicos quase novos sendo jogados fora. É só algo começar a estragar e já vai direto para o lixo e o consumidor vai a uma loja e compra algo novo para colocar no lugar. Algo mais moderno. Há que se considerar também que os bens de consumo por lá possuem um valor muito menor do que por aqui.

3. Jogar papel higiênico no vaso sanitário

Lá você não vai encontrar um lixinho do lado do vaso para jogar o papel higiênico fora. Isso porque a tubulação nos EUA é feita para que o descarte de papel seja feito pelo vaso, junto com a descarga. Então, algo que aqui é sempre indicado não fazer, lá você pode fazer sem medo de ser feliz.

4. Cuidado na direção

Você já deve ter visto filmes e seriados com o ônibus escolar levando e trazendo as crianças da escola. Acontece que, o que você nunca deve ter reparado é que quando esses ônibus param nas ruas, uma placa de stop é erguida para que os carros atrás parem para que as crianças atravessem a rua para descer ou entrar no ônibus.

Portanto, se você pretende dirigir quando for para os EUA, é bom prestar bastante atenção quando estiver perto de um ônibus escolar.

5. Hambúrguer é a comida dos norte-americanos

Não tem como não relacionar as redes de fast food com os EUA. Aliás, lá é muito normal as pessoas comerem hambúrguer a todo o momento, inclusive no churrasco. Aliás, o churrasco de lá é bem diferente daqui. Você não vai encontrar picanha e pão de alho, mas sim salsicha e hambúrguer.

6. Tomar água direto da torneira

Outra coisa muito vista em filmes e seriados. Você já deve ter achado que os norte-americanos não têm um pingo de higiene já que vivem bebendo água da torneira. Mas isso só acontece porque lá essa água que sai da torneira é mineral e própria para o consumo. Pode parecer uma maravilha, mas a verdade é que o processo de deixar a água mineral causa diversos prejuízos para o meio ambiente.

7. Distanciamento

Outro fator que pode ser de grande impacto para os brasileiros que pretendem morar nos EUA. Lá eles não são tão hospitaleiros quanto aqui e você vai perceber que há um pouco mais de frieza nas relações, até mesmo entre amigos antigos. Se abraçar em público ou fazer belas declarações não é muito o jeito norte-americano de viver. Mas com o tempo, você acaba se acostumando.

8. Beber na rua

Se você vai no mercado comprar uma bebida aqui, não tem problema algum sair com ela não ou numa sacola transparente. Mas nos EUA isso não é algo que os habitantes de lá gostam de ver. Por isso, quando alguém sai do mercado com uma cerveja na mão, por exemplo, vai ter que colocar a compra em um saco de papel para que ninguém veja que ali tem bebida alcoólica.

9. Comida na pia

Aqui no Brasil jogar comida na pia e deixar que ela caia dentro do ralo dá até briga de família. Lá nos EUA isso não é problema algum, pelo menos não para o lixo orgânico.

Isso porque lá as pias possuem um tipo de triturador embutido, algo que impede que o encanamento fique entupido. Bem prático não é mesmo? Mas é muito melhor usar alguns tipos de lixo orgânico como adubo para sua horta que fará em casa.

10. Gorjetas

Esse é um hábito bastante comum nos EUA e que o brasileiro vem tentando implantar aqui. Aliás, se você sair sem dar uma gorjeta por lá se foi bem atendido é considerado até falta de educação. Alguém certamente vai até você perguntar o que aconteceu para que você não desse a gorjeta para o funcionário.

E além de todas essas diferenças, você vai se deparar com várias outras. E se você tem o sonho de morar na terra do Tio Sam, conhecer a cultura dos Estados Unidos é só o primeiro passo. Mas não precisa se preocupar tanto, nós temos o poder de nos adaptar a qualquer situação e lá você encontrará muitos brasileiros que poderão te ajudar nessa caminhada.

Conhece alguém que quer morar nos EUA ou está se mudando para lá? Compartilhe este post com ele!



Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema