VOCÊ ESTÁ LENDO: Conheça as principais lendas do Folclore brasileiro

O Folclore brasileiro tem uma expressão cultural muito rica. Suas lendas são conhecidas em todo o território nacional e até mesmo fora dele. Nesse post, falamos sobre algumas das principais lendas do folclore brasileiro.

As lendas folclóricas são estórias baseadas em mitos e personagens que nasceram da imaginação coletiva dos povos.  A grande maioria delas têm origem indígena e receberam influências dos mitos trazidos pelos portugueses e africanos.

Essas lendas contam sobre personagens como a mula sem cabeça, o saci Pererê, Iara e o Boitatá. Outras, falam sobre a origem das coisas, como a vitória régia ou a erva-mate. Mas, todas são carregadas de muita emoção e podem até ser assustadoras para boa parte das pessoas.

A seguir, falaremos sobre as principais lendas do Folclore brasileiro, aquelas mais conhecidas e comentadas em todo o Brasil.

 

Saci Pererê

O Saci é um dos personagens mais conhecidos do Folclore brasileiro. Sua origem é Tupi-Guarani. Ele é descrito como um menino negro, que usa um short vermelho e tem apenas uma perna. Além disso, ele usa um gorro e um cachimbo, instrumentos que lhe fornecem poderes mágicos.

O Saci costuma aparecer e desaparecer em redemoinhos, assustando as pessoas. Suas brincadeiras favoritas são esconder objetos e fazer nós em rabos de cavalos.

 

Iara

A lenda da Iara foi criada pelo povo Tupi. A personagem principal é uma sereia de beleza encantadora e cabelos longos, dona de uma voz mágica.

Antes de se tornar sereia, Iara era uma indígena muito bela que despertava inveja nas pessoas, até mesmo nos seus irmãos, que decidiram matá-la por conta disso. Porém, ela não morreu e decidiu se vingar matando-os.

O crime fez com que ela fosse punida sendo jogada no encontro dos Rios Negro e Solimões. Lá, ela trai os pescadores com seu canto e depois os leva para o fundo do rio, de onde desaparecem.

 

Mula sem cabeça

A lenda da mula sem cabeça conta a história de uma mulher que se apaixonou e teve um relacionamento com um padre. Isso provocou uma maldição que a transformou em uma mula sem cabeça, com labaredas de fogo saindo do pescoço. 

Acredita-se que a mula saía nas noites de sexta-feira correndo pelas ruas próximas da igreja da cidade.

 

Curupira

Na língua tupi-guarani, Curupira significa corpo de menino. Assim como Saci, ele gosta mesmo é de enganar as pessoas e fazer traquinagens. 

O Curupira é um protetor da fauna e da flora, ele atrai os destruidores da natureza e confunde-os para que se percam seguindo as suas pegadas, que são ao contrário, já que ele tem os pés para trás. 

 

Caipora

A caipora é uma lenda de origem indígena. Sua forma física varia de região para região. Em alguns lugares, as pessoas contam que é um menino. Em outros, que se trata de uma menina de pele escura e cabelos avermelhados. Geralmente, aparece montada em um porco do mato.

A caipora é conhecida como a protetora da floresta e dos animais. Ela solta fortes uivos para assustar os predadores e afastá-los.

 

Lobisomem

Essa é uma lenda de origem europeia, mas que também ficou muito conhecida no folclore brasileiro. O lobisomem é uma criatura com corpo de lobo e características de homem.

As pessoas contam que ele costuma sair pelas ruas durante as noites de lua cheia em busca de alimentos e de sangue. Existem variações da lenda que dizem que crianças não batizadas podem virar lobisomem.

 

Boto cor de rosa

Essa é uma lenda de origem amazônica. O personagem é um peixe daquela região. Contam as histórias que ele sai disfarçado de homem nas noites de festa, com o objetivo de atrair as mulheres e levá-las para o fundo do rio. 

Isso até criou uma tradição popular que é a de chamar crianças com pais desconhecidos, de filhos e filhas do boto.

 

Boitatá

O Boitatá é uma lenda de origem tupi-guarani e consiste em uma cobra de fogo que protege as matas. Em cada região, seu nome pode variar como baitatá, bitatá ou biatatá. 

A lenda diz que as pessoas que olharem diretamente nos olhos da serpente, ficam cegas.

 

Corpo-seco

É uma das lendas mais assustadoras do Brasil. Trata-se de um homem que por maltratar todas as pessoas ao seu redor, inclusive a própria mãe, depois de morto recebe o castigo de viver como uma alma penada.

 

E aí, qual sua lenda preferida? Conta pra gente nos comentários!

Aqui no Blog da Jandaia temos vários conteúdos legais sobre cultura, meio ambiente, tecnologia, esporte, saúde e muito mais. Navegue e aproveite a leitura.

Ah! E não deixe de acessar o nosso site para conferir as novidades em cadernos, agendas, planners e outros produtos.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...