Cultura Geek - O que é e suas características

CULTURA GEEK: O QUE É E POR QUE ESTÁ CRESCENDO TANTO?

Antes, os geeks eram vistos como pessoas cafonas e ultrapassadas ou então, eram chamados de esquisitos e até sofriam bullying na escola e em diversos outros locais. Mas o que vemos hoje é bem diferente e cada vez mais o número de pessoas que se denominam geeks cresce. A cultura geek está se enraizando na nossa cultura, especialmente por conta da grande expansão da tecnologia e de tudo o que ela pode proporcionar a este grupo de pessoas que é formado, principalmente, por jovens.

 

Ah sim, uma coisa! Geek e nerd não é a mesma coisa certo? Um não exclui o outro, afinal de contas, uma pessoa pode ser nerd e também geek. Mas o termo nerd está mais relacionado a alguém que gosta de estudar e que não é tão aberto socialmente. Já os geeks gostam de jogos, videogames, cinema, HQ’s e se envolvem com eventos grandes relacionados ao tema e que andam em grupos. Assim, estamos falando de pessoas um tanto diferentes.

Quer saber mais sobre a cultura geek? Quem sabe você pode ser um geek e nem se deu conta disso? Acompanhe e leia o conteúdo até o final!

 

O que é cultura geek?

 

Para entender sobre a cultura geek, primeiro precisamos entender um pouco mais sobre o que é ser um geek. Para algumas pessoas, o termo geek é uma forma mais branda e menos pejorativa de ser um nerd. É como um nerd com vida social, só que esse é um conceito bem simplista. Normalmente, os nerds vivem enterrados nos livros, enquanto os geeks podem não gostar tanto de estudar determinados assuntos e tendem a se envolver com áreas mais criativas.

Com a cultura de que devemos ser o que quisermos ser e que não precisamos seguir um padrão, mais e mais pessoas passam a se reconhecer como geeks e amantes da cultura pop. Eles gostam de t-shirts com os seus personagens de quadrinhos preferidos, possuem os bonequinhos Funko Pop de cada um deles, entre tantas outras coisas pelas quais são apaixonados.

A cultura geek se encaixa exatamente nessa questão: não ter medo ou vergonha de gostar de coisas incomuns. Aliás, nem tão incomum assim e estamos falando de um público bastante significativo e que movimenta muito dinheiro na economia. O site Omelete realizou uma pesquisa em 2014 com pessoas que se consideravam nerds ou geeks totalizando 12 mil pessoas. Os resultados foram surpreendentes:

  • 26% passa a maior parte do tempo online;
  • 50,3% têm acesso a Netflix;
  • 94% fazem compras pela internet, sendo que a média brasileira é de apenas 20%;
  • 85,8% possuem smartphones.

Ah! E se você é fã de séries como Game of Thrones e Breaking Bad pode ser que seja um geek. Dentro da pesquisa, essas duas séries ganharam como as favoritas entre os entrevistados.

 

Quais as características da cultura geek?

 

Série e televisão

 

Alguns geeks são fascinados por séries e amam passar as madrugadas maratonando os seus seriados favoritos. Participam de grupos sobre o assunto, sabem tudo sobre o enredo e personagens e mergulham de cabeça nesse universo. 

 

Games

Não é de hoje que os geeks são conhecidos por gostar de games e se envolver, inclusive, na criação e desenvolvimento desses jogos. Muitos programadores são adeptos à cultura geek e testam milhares de jogos, sabem tudo sobre o assunto, especialmente quando há pistas escondidas no jogo e formas de ganhar pontos extras. Eles são verdadeiros experts no assunto.

 

Computadores

Não há como negar que os geeks são muito conhecidos por passarem horas e horas na frente dos computadores e os motivos são os mais variados: fazendo pesquisas, jogando, aprendendo sobre novos programas e assim por diante. Além disso, quando o assunto é software e hardware eles sabem tudo e gostam de adquirir os computadores mais potentes e de última geração que há no mercado.

 

Animes e Mangás

Anime é como os ocidentais chamam todo e qualquer desenho produzido no Japão. Já os Mangás remetem às histórias em quadrinhos de origem japonesa com personagens de características físicas bem marcantes como olhos grandes e redondos, cheios de brilho. Quem é geek sabe perfeitamente essa diferença e não perde a oportunidade de saber sobre o mais novo lançamento, seja de anime, seja de Mangá.

 

Cosplay

Essa é uma nova e animada tendência na cultura geek. O Cosplay é a junção de duas palavras em inglês: costume que significa fantasia e roleplay que quer dizer brincadeira ou interpretação. Um Cosplay nada mais é do que uma fantasia inspirada em um personagem e o pessoal leva isso muito a sério, especialmente nos grandes eventos que costumam participar. 

 

Por que ser geek se tornou tão popular?

Na verdade, todo mundo é um pouco geek. Como vimos acima, existem vários tipos de geeks e, normalmente, chamamos de geek pessoas que são fãs de algo. Costumam estar relacionadas à cultura pop como quadrinhos, filmes, games, mas quem é fã de carros e sabe tudo, por exemplo, sobre o Opala 66, também pode ser considerado um geek só que de carros.

 

Atualmente, os geeks se tornaram formadores de opinião. Ao dar suas opiniões sobre os mais diversos produtos, eles incentivam outras pessoas a comprar os mesmos produtos. É uma pessoa que está totalmente por dentro daquele assunto e, por isso, as pessoas confiam nessa opinião. Aliás, essa posição anda tão cobiçada que hoje é possível identificar os “bazingueiros” ou “falso fã”. São pessoas que querem se destacar como referência na cultura pop e aproveitar a onda, mas que, na verdade, não sabem tanto assim sobre o assunto.

 

A verdade é que depois que os quadrinhos foram parar nos cinemas, a cultura geek se popularizou muito. Por exemplo, o filme Os Vingadores: a Era de Ultron está entre as 10 maiores bilheterias do cinema, sem falar nos vários outros filmes da saga. Os personagens da Marvel estão com tudo.

A cultura geek é para todos e de todas as idades. Desde os mais velhos, que entraram em contato com as primeiras revistas em quadrinhos, até as crianças que estão começando a conhecer esse universo e a se encantar com ele. Ser geek está na moda.

 

E você? Se considera um geek? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre o crescimento dessa cultura no Brasil e no mundo!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema