Curiosidades sobre o batman

Curiosidades sobre o Batman

O Batman é um dos heróis mais controverso dos quadrinhos. Ele não tem nenhum superpoder como o Superman, por exemplo, mas consegue utilizar toda sua inteligência e fortuna para cuidar do povo de Gotham City. Além disso, é também conhecido como o Cavaleiro das Trevas, um nome que não combina muito bem com o perfil dos mocinhos, mas ainda assim, ele consegue ser um dos maiores heróis de todos os tempos.

Aliás, ele é tão amado que ganhou uma exposição no Memorial América Latina para comemorar os 80 anos desde sua criação pela DC Comics. E inspirados nisso, fizemos abaixo uma lista com as principais curiosidades sobre o Batman.

Será mesmo que você sabe tudo sobre esse super-herói? Confira!

 

O melhor Coringa

O post é sobre o Batman, mas vamos começar a lista com o “cara do momento”. Depois que o filme Coringa foi lançado, o arqui-inimigo do Batman se tornou bastante famoso e até amado por alguns. O ator responsável por interpretá-lo e com maestria, diga-se de passagem, foi Joaquin Phoenix, o mesmo ator que fez o imperador Cômodo no filme Gladiador.

Mas, para muitos, o ator que melhor interpretou o Coringa foi Heath Ledger que atuou no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas. Foi tão bom que ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante.

A curiosidade aqui é que o diretor do filme, Christopher Nolan chamou Heath Ledger para atuar no primeiro filme da trilogia como Bruce Wayne, mas ele recusou. Não queria fazer papel de herói, mas depois de assistir ao primeiro filme, gostou tanto do resultado que entrou no segundo como o grande vilão do Batman.

 

Mulher Gato e Catgirl?

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, mas a Mulher Gato já teve uma parceira, ainda que por pouco tempo, chamada de Catgirl.

A Mulher Gato é uma vilã, mas já se uniu ao Batman algumas vezes para fazer o bem, inclusive, há um interesse romântico entre eles. A regra é que ela trabalha sozinha, mas já teve uma parceira chamada Catgirl cuja identidade era Kitrina Falcone. Sim, ela fazia parte da maior família de mafiosos de Gotham City e foi a Mulher Gato que a salvou da morte. Depois disso, se tornaram parceiras.

Ué, mas a Mulher Gato não tem parceira. Pois é, essa história durou pouco porque não deu muito certo e a DC Comics cancelou o personagem Catgirl.

Escolha polêmica

Atualmente, Michael Keaton é um dos Batmans mais queridinhos do cinema, mas na época não era bem essa a reação dos fãs do super-herói.

O ator era bastante conhecido por fazer comédias e a sua escolha para interpretar Bruce Wayne não foi bem aceita pelo público. A Warner recebeu uma enxurrada de cartas, mais de 50 mil para sermos mais exatos, de pessoas reclamando a escolha feita. Nem mesmo o diretor do filme sabia como isso ia funcionar. Mas, depois que todos assistiram, foi amor à primeira vista.

 

HQ’s milionárias

Sabia que entre as 5 HQ’s mais caras da história, duas são do Homem Morcego? Uma, lançada em 1940, Batman #1, foi vendida em 2013 por quase 2 milhões de reais. Ficou de boca aberta? Então, prepara-se para saber que a HQ Detective Comics #27 foi vendida por 3,5 milhões de reais em 2010.

Pois é, quem tem a posse dessas revistas é um verdadeiro milionário e estima-se que, a Detective Comics #27 vale muito mais e que pode chegar a 12 milhões de reais. Se for o caso, ela é ainda mais cara do que a HQ Action Comics #1 na qual o Superman aparece pela primeira vez.

 

Morte do Robin

O Garoto Prodígio foi parceiro do Batman desde os primeiros tempos. Após 1 ano da criação do Batman, a DC criou um parceiro e deu super certo.

O último desses parceiros foi o Jason Todd que teve uma morte bastante violenta pelas mãos do Coringa, é claro. O público votou pela morte de Robin e foi algo bem chocante para a época: o vilão o matou com um pé de cabra.

 

O Batman matava criminosos

Um dos traços mais marcantes da personalidade do Cavaleiro das Trevas é o código moral de conduta. Você não vê o Batman matando os vilões, não é? Nem mesmo o Coringa, com várias oportunidades para fazê-lo. Mas nem sempre foi dessa maneira.

Na década de 30, o herói matou diversos vilões nos quadrinhos. Talvez, tenha vindo dessa época a inspiração para fazer o filme Batman x Superman, na qual o Homem Morcego estava disposto a matar o Homem de Aço.

 

Ele já foi o guardião de Nova Iorque

Nem sempre o Batman foi apenas de Gotham. Nos primeiros anos de sua aparição nos quadrinhos, ele era o guardião da cidade de Nova Iorque. E como Gotham City surgiu?

Um dos responsáveis pelos quadrinhos abriu a lista telefone em busca de um número e se deparou com uma empresa chamada Gotham. Ele gostou do nome e decidiu que aquela seria a cidade do Batman a partir de então.

 

Robin não ia fazer parte

 

Quando o Robin apareceu pela primeira vez em uma HQ (nº 38 Detective Comics de 1940) isso foi pensado como uma aparição isolada. Isso quer dizer que o Robin não foi planejado para ser parceiro do Batman.

Porém, a edição vendeu o dobro do normal e os diretores da DC Comics decidiram manter o personagem. Uma sábia decisão.

O nome Bruce Wayne

O nome de Gotham não tem uma história lá muito bonita e inspiradora, mas com o nome Bruce Wayne a coisa é diferente.

O nome Bruce veio do nome de um dos grandes reis da Escócia, chamado de Rei Bruce da Escócia, cujo nome era Roberto de Bruce e que liderou a guerra de independência contra a Inglaterra. E o nome Wayne? Pegaram emprestado de Anthony Wayne, um dos heróis da história da revolução norte-americana.

Você sabia sobre todas essas curiosidades a respeito do Batman? Se você conhece outras, conte pra gente nos comentários!

Ah, e não deixe de compartilhar esse e outros conteúdos com seus amigos e familiares nas redes sociais. Sempre tem alguém que ama esse universo de super-heróis!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema