Entenda o que é spoiler | Jandaia Educação

O que é spoiler?

Você, em algum momento da sua vida, já recebeu um spoiler, ainda que não tenha sido diretamente. Ali está você passeando pelas redes sociais, em uma página ou grupo da sua série favorita e lá está ele, o temido spoiler. Existem algumas pessoas legais que dão um “alerta de spoiler” logo no início do post, mas essas são poucas.

 

E afinal de contas, o que é esse tal de spoiler?

Este é um termo em inglês que vem do verbo to spoil que significa estragar. Assim, o termo, aqui no Brasil, pode descrever aquela pessoa que chamamos de estraga prazeres. Neste caso se trata de alguma informação sobre filme, seriado, livro ou jogo que não deveria ser repassada, que revela um fato importante, o que é algo ruim já que quem considera ter recebido um spoiler ainda não assistiu à cena da qual trata. É como se alguém contasse como o filme termina antes de você assistir.

Bom, agora que você já sabe do que se trata, vamos saber um pouco mais sobre como não se tornar um estraga prazeres e como evitar passar um spoiler mesmo sem querer. Confira!

 

 

Como revelar os fatos sem estragar tudo?

Existem aqueles que gostam de ter essa informação importante para avaliar se vão atrás do conteúdo ou não (Loucos? O que comem? Onde vivem? rs), já outras pessoas detestam. Para esses que não gostam é preciso fazer algo para que eles possam, por exemplo, acessar o seu blog sem receber as tais informações. Daremos duas boas ideias então para evitar esse momento.

 

 

Criar um alerta

Já no início do conteúdo, na primeira linha, você pode colocar em letras bem grandes e em uma cor fluorescente para chamar muita atenção o termo “alerta de spoiler”. Dessa forma, quem acessa o seu blog já consegue saber que ali tem spoilers e essa pessoa pode escolher se quer ou não prosseguir.

Colocar o texto da mesma cor de fundo

Como assim? E se a pessoa quiser ler o conteúdo mesmo sabendo que ali tem um spoiler, como ela pode fazer? Calma que vai dar tudo certo.

Primeiro, é sempre bom informar que o texto contém spoiler e indicar como ele pode ler o conteúdo. Basta ir selecionando o texto com o mouse ou apertando “shift” e seta para direita. Assim, a pessoa que quer saber o conteúdo daquele post vai lendo e quem não tem interesse, parte para outra.

 

 

O que fazer para evitar essa surpresa indesejada?

Bom, se você é daqueles que não gosta de spoiler e não tem a menor vontade de ver um, pode usar algumas estratégias para conseguir navegar na internet sem medo do que vai encontrar pela frente. É quase um guia de sobrevivência!

No Twitter, por exemplo, você pode aplicar os filtros e selecionar palavras que devem ser silenciadas, ou seja, que não devem aparecer no seu feed. Então, você pode escolher os títulos dos filmes, dos personagens e assim evitar que surja um spoiler atrevido bem na sua frente. Basta ir em “Configurações” e em seguida “Palavras que Foram Silenciadas”. No Facebook, também é possível silenciar algumas palavras assim como no Twitter. É só fazer o seguinte caminho:

Configurações > Linha do tempo e marcações > Ocultar comentários que contenham determinadas palavras da sua linha do tempo

Outra coisa que você pode fazer é desativar a reprodução automática de alguns vídeos ou então, desativar o som deles. O mesmo pode também ser feito no Facebook, bastando ir em “Configurações”, “Vídeos” e “Reprodução automática de vídeos”. No celular, você deve fazer o caminho a seguir:

Configurações > Mídia e contatos > Reprodução automática > Nunca reproduzir vídeos automaticamente

E, se algum engraçadinho enviar um spoiler para você por meio do WhatsApp, basta ir nas configurações e ativar a opção para nunca baixar mídia de maneira automática. Assim, você é quem decide o que pode ou não fazer download no seu WhatsApp.

E aí, você é do time que curte spoiler ou dos que foge de um? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude outras pessoas que, assim como você podem querer distância dos estraga prazeres da internet!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema