Por que fazer um intercâmbio?6

Por que fazer um intercâmbio?

Confira 8 motivos importantes para pensar em fazer um intercâmbio e começar a se preparar para o futuro

Enquanto algumas pessoas pensam em arrumar as malas e sair para sempre do Brasil, algumas pensam em morar por algum tempo em outros países. Podem ser dias, semanas, meses ou até 1 ou 2 anos. Isso é o que podemos chamar de intercâmbio, mas fazer um intercâmbio é muito mais do que simplesmente ir morar em outro país.

Em um intercâmbio você terá a oportunidade de aprender uma nova cultura, um novo idioma, um novo estilo de vida. É uma experiência única e capaz de mostrar que o mundo é muito mais do que o lugar onde você vive. Que existem pessoas por aí com hábitos e gostos bem diferentes dos seus. 

Bom, se você está pensando em fazer um intercâmbio, descubra agora alguns bons motivos por que essa é uma excelente decisão!

Por que fazer um intercâmbio?

1. Vai te dar maior destaque 

Você pode nunca ter trabalhado em lugar algum, mas se tem um intercâmbio no currículo, sem dúvida alguma isso será um diferencial para conquistar a vaga que você tanto deseja no mercado de trabalho. As empresas, hoje em dia, estão buscando outras habilidades nos candidatos que não são necessariamente relacionadas aos certificados de cursos que você já fez.

Elas buscam pessoas com vivências diferentes, capazes de se adaptar aos mais diversos ambientes e, certamente, quem fez um intercâmbio mostra que possui essa capacidade. Afinal de contas, morar em outro país, com pessoas estranhas, com língua e cultura bem diferentes da sua requer uma capacidade de adaptação maior do que a maioria.

2. Crescimento como ser humano

O seu crescimento como ser humano também é muito importante. São essas experiências que fazem quem você é ou quem deseja se tornar. Isso porque, nesse processo de morar em outro país você enfrentará diversos desafios e o fato de saber lidar com eles fará de você alguém capaz de resolver problemas que aparecem no dia a dia de qualquer pessoa.

3. Te força a sair da zona de conforto

A zona de conforto é um lugar em que você precisa permanecer até determinado momento da vida até perceber que nela não há mais nada. É o momento de mudar e o fazer um intercâmbio é uma maneira de sair da sua zona de conforto. Lidar com as adversidades e tentar algo novo são atitudes libertadoras e oferecem um grande aprendizado.

Para quem está em casa, na vida já conhecida, sair pelo mundo afora pode parecer um risco e completamente assustador. Mas essa é uma forma ruim de ver as coisas, pois as novidades que o intercâmbio traz, também oferece um mar de possibilidades.

4. Te ensina a administrar melhor do dinheiro

Para aqueles que podem gastar dinheiro à vontade, podem pular essa parte do texto. Mas se essa não é a sua realidade, então terá mais um importante aprendizado pela frente.

Saber lidar com o dinheiro pode ser uma das coisas mais difíceis que já fez, especialmente se você é jovem e nunca trabalhou ou nunca teve que pagar as contas. Você possui um valor limitado no intercâmbio e precisará ficar com ele até o último dia. Para fazer uma boa economia, você pode procurar por dicas de lugares mais baratos para comer e formas de se locomover mais baratas.

5. Ajuda a praticar um novo idioma

É claro que fazer um curso de inglês ou qualquer outro idioma é uma ótima opção para quem quer estar mais preparado para o mercado de trabalho. O problema é que quando a gente não pratica o que aprende, acabamos esquecendo. Por isso, um intercâmbio é uma excelente oportunidade para manter o idioma afiado e não deixar cair no esquecimento.

Até porque, quando você realmente precisa dele para pedir alguma coisa numa lanchonete ou encontrar um local é nesse momento que você tem a certeza que de fato aprendeu o que precisa.

6. Aprende a lidar com a distância da família

Quando a gente nasce, é preciso cortar o cordão umbilical para a nossa própria sobrevivência e isso acontece várias vezes ao longo da nossa vida.

O intercâmbio é uma ótima oportunidade para aprender a viver longe de casa, longe da família e dos amigos e aprender a lidar melhor com a saudade. No início pode ser até que você queira desistir, mas passar por esse momento e depois perceber que conseguiu manter a sua decisão é bastante recompensador.

7. Vai fazer mais amigos

Uma das coisas que todo mundo mais gosta é de conhecer pessoas novas e de fazer amigos e isso você certamente encontrará em um intercâmbio. O melhor de tudo é que justamente por meio dessas relações que você vai conhecer mais sobre o país, a cultura e o novo idioma.

Quando voltar para o Brasil, vai poder aproveitar esses novos amigos para bater um papo com eles e ainda praticar o idioma que aprendeu.

8. Vai se tornar mais independente

Várias coisas que antes você acreditava que não podia fazer sem a ajuda dos seus pais, de um amigo, dos professores ou de qualquer outra pessoa, se sentirá mais capaz de fazer isso sozinho. O tempo que passar em outro país e longe da sua zona de conforto fará você perceber que consegue fazer muito mais coisas do que pensa e que tem a capacidade de cuidar de si e ficar bem.

Por exemplo, vai começar a preparar o próprio café da manhã e as outras refeições, aprenderá a limpar a casa, lavar e passar roupa. Essas coisas que, no dia a dia, parecem tão triviais e corriqueiras farão uma enorme diferença para você nesse momento.

Viu que existem diversos motivos para você fazer um intercâmbio. Atualmente, existem diversas empresas que te ajudam com as questões burocráticas e oferecem todo o passo a passo necessário para concretizar esse seu desejo. Comece a se organizar financeiramente para realizar o seu objetivo e conquistar todos esses benefícios que acabamos de citar aqui.

Além de colocar o intercâmbio em prática, você pode fazer outras coisas nas suas férias. Confira aqui algumas ótimas opções!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema