Entenda qual a diferença entre nerd e geek?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE NERD E GEEK?

Você sabe qual é a diferença entre nerd e geek? Esses dois termos são frequentemente confundidos não só pela sua sonoridade e semelhança na escrita, mas também por conta do público que faz parte dos dois grupos. O termo nerd é o mais conhecido, e você mesmo deve ter aquele colega que todo mundo considera um verdadeiro nerd. Mas você tem algum amigo ou colega geek? Pode ser que tenha e nem saiba disso.

Portanto, vamos agora esclarecer esses conceitos importantes. E, para isso, precisamos saber o que é geek e o que é nerd e só assim, apontar as diferenças e características mais marcantes de cada um desses grupos da cultura pop. Confira!

 

De onde surgiu o termo nerd?

 

Não se sabe ao certo como ou quem inventou o termo nerd. O mais provável é que ele tenha surgido em 1950 quando o escritor de livros infantis Dr. Seuss criou “Se Eu Dirigisse um Zoológico”. Nesse livro, ele apresenta um personagem um pouco esquisito cujo nome é justamente Nerd. Um ano depois, foi publicada uma matéria na revista Newsweek na qual dizia que os jovens mais conservadores estavam sendo chamados de nerd.

Há ainda a teoria de que a palavra nerd teve sua origem no termo em inglês nurt que significa louco. Então, virou nurd e, por fim, nerd.

Ainda não foi nesse período que o termo se popularizou e não se sabe ao certo quando começou. Aqui no Brasil, o termo ficou famoso após o filme A Vingança dos Nerds de 1984. Nele um grupo de CDF’s resolveram enfrentar os jovens mais populares da cidade.

 

Afinal de contas, o que é nerd?

 

Já sabemos como, provavelmente o termo nerd surgiu no nosso dia a dia, mas o que ele realmente quer dizer? É para designar pessoas muito estudiosas, esquisitas, os dois ou nenhuma das alternativas?

Se formos olhar em um dicionário de língua inglesa, vamos perceber que os termos nerd e geek significam a mesma coisa. São pessoas que se interessam por computadores, são tímidas, inteligentes e que gostam de navegar na internet. Mas a verdade é que, de acordo com a visão popular, o nerd é aquela pessoa que estuda muito e que vive com a “cara” enfiada nos livros. Normalmente, não vai muito a festas e aqui no Brasil costumam ser também identificados como CDF’s.

Infelizmente, muitas pessoas ainda utilizam a palavra nerd como um termo pejorativo. Para descrever pessoas que gostam muito de estudar, mas que possuem um problema para se relacionar socialmente. É por isso também que muitas pessoas fazem bullying nas escolas: atacam o outro por parecer esquisito em comparação à maioria. 

 

E o termo geek? De onde surgiu?

 

Essa palavra passou a ser utilizada na Europa na metade do século XIX com o início da tecnologia de computadores. O termo, pelo dicionário de língua inglesa, vem da palavra geck que significa bobo, mas também temos o termo alemão gek que também significa bobo ou pode significar louco. Por isso, desde o princípio, geek foi direcionado para rotular pessoas que pareciam ou tinha interesses bobos. 

Depois, passou a designar artistas de rua que faziam coisas bizarras e, por fim, pessoas que, em comparação à maioria pareciam estranhas. Mas, se olharmos hoje, os dicionários costumam definir o geek como aquela pessoa especialista em tecnologia.

 

O que é um geek afinal de contas?

 

O geek guarda algumas semelhanças com um nerd, mas ele está muito mais relacionado à cultura pop. Um geek é aquela pessoa que gosta muito de videogames, HQ’s, cinema e outros gostos semelhantes. Esse termo passou a designar pessoas de forma positiva a partir da década de 90 quando tivemos um boom da tecnologia.

 

E quais são as reais diferenças entre nerd e geek?

 

Bom, mesmo com essa explicação que fizemos acima, você pode estar com dúvidas sobre esses dois grupos. Para quem assiste Os Simpsons, é possível fazer uma diferenciação clara usando os personagens. O Comic Book Guy ou Cara dos Quadrinhos seria a representação de um geek, já o cientista John Frink seria o que temos como nerd em nossas cabeças.

E, para fazer uma comparação mais certeira e profunda, um engenheiro de software chamado Burr Settles publicou o resultado de uma pesquisa que fez pelo Twitter. Ele utilizou a rede social para descobrir quais eram as palavras mais associadas aos geeks e aos nerds. Para isso, ele analisou cerca de 2,3 milhões de tweets e com isso construiu um gráfico para relacionar as palavras ao grupo em questão. Alguns termos que foram encontrados e relacionados são:

  • Nerds: biblioteca, matemática, biologia, física, neurociências, professor, livros, Oxford, leitura, intelecto, educação, vocabulário e outras;
  • Geek: podcast, t-shirt, gadget, dell, ipod, tecnologia, documentário, cultura, Superman, computadores, zumbis, Spiderman, iOS e outras.

Há também algumas palavras que estão relacionadas aos dois grupos como Os Vingadores, Macbook, cosplay, óculos, Star Wars e outras. Isso só mostra que os dois conceitos são vistos como parecidos e que há pessoas que são tanto nerds quanto geeks, afinal de contas, não há grupos de exclusão aqui.  

Essa pesquisa deixou o dicionário de lado e colocou em foco como as pessoas de fato relacionam esses dois grupos, ou seja, como as pessoas identificam os geeks e os nerds.

Até mesmo no mercado de trabalho é possível ver algumas diferenças. O site Masters In IT divulgou um infográfico em seu site com dados sobre uma pesquisa realizada com esses dois grupos e, nesse material é possível ver informações sobre como é o mercado de trabalho para cada um deles. Os nerds costumam trabalhar em áreas como ciência, engenharia, tecnologia da informação e outros. Já os geeks, mexem com design gráfico, marketing, design de jogos, web design e também com tecnologia da informação.

Como podemos ver, as diferenças entre nerd e geek não são tão grandes, mas estamos falando de grupos diferentes, com gostos diferentes e formas de pensar diferentes. Porém, nada impede que você tenha um colega de sala que é tanto nerd quanto geek. É preciso, acima de tudo, aprender a conviver com as diferenças e entender que só precisamos ser quem realmente queremos, se geek, se nerd ou qualquer outro.

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais com seus amigos e descubra se eles sabem realmente o que significa cada termo!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2019 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema