4 truques simples de matemática

4 truques simples de Matemática!

Eis uma matéria na qual a maioria das pessoas tem dificuldade. A matemática é a primeira disciplina que temos contato quando o assunto é ciências exatas e enquanto alguns acham muito simples, outros acreditam que é a matéria mais difícil entre todas. Mas existem alguns truques simples de matemática que você pode usar para facilitar a sua vida.

A verdade é que cada um faz o cálculo de um jeito, ou melhor, cada um pensa de uma maneira diferente nesse momento. O principal instrumento para entender os números é o raciocínio lógico e isso deve ser usado a nosso favor.

E, aliado a isso, você pode aprender alguns “truques” para deixar o seu dia a dia como estudante mais fácil e fazer uma prova de maneira mais rápida e prática. Confira abaixo quais são eles!

Truques simples de matemática que vão te ajudar

 

  1. Calcule porcentagens

Calcular 10% de um número é bem fácil, não é? Por exemplo, 10% de 50 é 5 ou 10% de 100 é 10 e assim por diante. Mas quanto é 18% de 50? Quanto é 4% de 26?

Bom, o redator publicitário Ben Stephens publicou no Twitter um truque bem legal e simples, mas que a maioria das escolas não ensinam. Para descobrir os resultados dessas contas, basta inverter a posição dos números. 

Por exemplo, para calcular 18% de 50, você precisa de uma calculadora ou de papel e caneta. Mas, pela técnica de Ben, isso não é necessário. Basta inverter e você terá a pergunta: quanto é 50% de 18? Aí ficou bem fácil né? A resposta é 9.

Esse truque vale para quase todos os cálculos, mas infelizmente não é 100% certeiro. Esse truque pode ser bastante útil quando você tem pouco tempo para terminar a prova. Para outros casos, melhor mesmo fazer o cálculo.

 

  1. Multiplique só de cabeça

Algumas multiplicações podem não ser simples de fazer. Por exemplo, 32 x 125 são números grandes e, normalmente, para esses casos precisamos de uma calculadora ou papel e caneta.

O truque é simples: divida o primeiro número por 2 e multiplique o outro por 2 até que a conta fique fácil de fazer. No caso do número que demos como exemplo fica assim:

32 x 125 = 16 x 250 = 8 x 500 = 4 x 1000 = 4.000

 

  1. Para impressionar as pessoas

Esse não é um truque útil para os seus estudos, mas ajuda a impressionar os amigos e também a gostar mais da matemática e ver como ela pode ser divertida.

Primeiro peça ao seu amigo para escolher um número que ele gosta e digamos que a resposta seja 5. Então você deve multiplicar 123456789 x 45 = 555555555. Como isso acontece? O segredo é sempre multiplicar o número escolhido por 9, nesse caso, 5 x 9 = 45.

 

  1. Descobrir se um número é múltiplo de 3

Você já consegue identificar quando um número é múltiplo de 2, basta que o último número seja divisível por 2. Por exemplo, 6.438 termina com um número que pode ser dividido por 2, portanto, todo o número também pode. E para saber se o número é múltiplo de 3, como fazer?

Bom, você vai precisar somar todos os algarismos do número. Vamos a um exemplo para que melhor entendimento desse truque.

O número 42 é múltiplo de 3, pois 4 + 2 = 6 e 6 é divisível por 3. Quer um número maior? 5.912.436 é múltiplo de 3, pois se somarmos todos os algarismos vamos obter como resultado 30, número que pode ser dividido por 3.

Viu como a matemática não precisa ser um bicho de sete cabeças se você usar alguns artifícios? A grande vantagem dos números é que não importa a situação, o resultado será sempre o mesmo o que facilita tudo. Com truques simples de matemática o seu dia a dia ficará muito mais fácil e você vai passar a perceber que essa matéria pode ser simples de compreender e fácil de resolver.

Quer saber mais sobre ciências exatas? Então, confira também como surgiram as unidades de medida!

 

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema