VOCÊ ESTÁ LENDO: 7 Dicas para estudar história

Está precisando de dicas para estudar história? Nesse post nós trouxemos algumas que vão te ajudar muuito a melhor seu rendimento nessa matéria.

Estudar história é uma atividade que demanda tempo e atenção. Principalmente, porque é uma disciplina que envolve conteúdos longos e um volume grandioso de informações.

Quem está se preparando para o ENEM ou vestibular, deve adotar estratégias para ter um melhor aproveitamento dos estudos e tornar a rotina mais produtiva.

A seguir, trouxemos 7 dicas para estudar história que podem ajudar muito nessa missão.

 

  • Estude em um local silencioso

Compreender a maioria dos acontecimentos históricos exige uma boa leitura. E não há como fazer isso em locais que não sejam silenciosos e confortáveis o suficiente. Por isso, o primeiro passo é encontrar o ambiente adequado para uma leitura atenta, que ajude no entendimento e na memorização das informações.

Além disso, evite distrações enquanto estiver estudando, mantenha o celular desligado e foque na leitura.

  • Faça resumos

Somente a leitura não garante o aprendizado. Especialmente, porque a disciplina de história tem conteúdos muito densos. Para que a memorização se torne mais prática, faça resumos do que foi lido. 

Esses resumos podem ser escritos à mão, digitados no computador ou até mesmo serem desenhados. Escolha como fica melhor para você.

 

  • Assista vídeo aulas

Buscar por diferentes formatos de aprendizagem pode ajudar muito nos estudos de história. As vídeo aulas são uma boa alternativa. Na internet, é muito fácil de encontrar uma ampla variedade de canais dedicados ao ensino dessa disciplina. 

No próprio Youtube, uma rápida pesquisa já mostrará vários resultados. Como, por exmeplo, o Canal Historizando, o Se liga nessa história e o Nerdologia . Aproveite a disponibilidade desses conteúdos para variar na forma de estudar. 

 

  • Veja filmes e documentários

Existem muitos filmes que narram acontecimentos históricos. É uma forma de obter entendimento sobre esses fatos e conhecer um pouco mais a fundo sobre eles. 

Uma dica aqui, é sempre pesquisar antes sobre o filme para saber se a história se atém aos fatos reais ou não. 

 

  • Faça mapas mentais

Os mapas mentais são ferramentas que podem ajudar e muito na memorização dos acontecimentos históricos. Além disso, para quem gosta de desenhar, é uma ótima alternativa. 

Você pode organizar todo o evento histórico por meio deles. Isso 0facilitará a compreensão e a gravação das informações.

 

  • Faça linhas do tempo

Outra ferramenta bem legal que se encaixa perfeitamente nos estudos de história, são as linhas do tempo. Você pode usar uma cartolina para desenhá-la e ir marcando as datas dos principais acontecimentos histórico, além de informações básicas sobre eles. 

Isso irá facilitar muito a memorização de datas. Principalmente, para quem tem maior dificuldade com elas.

 

  • Visite museus e locais históricos

Se na sua região existem museus e outros locais turísticos históricos, esta é uma boa forma de estudar história de uma forma leve e divertida. Além de aprender, é possível sair um pouco da rotina maçante de estudos em casa.

Uma dica legal, especialmente considerando a Pandemia, são os museus virtuais. Diversos museus do mundo contam com a opção de tour virtual, incluindo o MASP, o Louvre, o Museu Imperial e muitos outros.

 

Estude com materiais Jandaia!

A Jandaia tem tudo o que você precisa quando o assunto são materiais de estudo. São cadernos, agendas, blocos, folhas e os mais diversos formatos de papéis. Além de tudo isso, tem o App Jandaia que também te dá uma mãozinha na organização da agenda de estudos.

Visite o nosso site e conheça agora mesmo todos os nossos produtos.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...