Atitudes que atrapalham o estudo a distância

Atitudes que atrapalham o estudo a distância

7 atitudes que atrapalham o estudo a distância

O estudo a distância já era uma realidade para muitas pessoas antes mesmo da quarentena. Principalmente para universitários dessa modalidade, pessoas que fazem cursos técnicos ou profissionais a distância, e aquelas que estudam para prestar concursos e vestibulares.

Mas, com a necessidade de isolamento social devido a Pandemia do COVID-19, os estudos EAD passaram a integrar a rotina de todos os estudantes do país e com isto, muitas dificuldades vieram à tona.

Para além de questões estruturais, adotar uma rotina de estudos em casa é algo que gera dificuldades organizacionais para muitas pessoas. É por isso que nós resolvemos listar quais são as atitudes que mais atrapalham os estudos EAD, de forma a ajudar aqueles que precisam melhorar o seu desempenho para conseguir cumprir todas as demandas.

 

Confundir quarenta com férias

Você já deve ter escutado pelo menos uma vez a frase: “Quarentena não é férias”. Isso porque muitas pessoas acabam encarando o isolamento social como se ele fosse um período de férias, o que não é verdade.

A quarentena é algo novo para todo mundo e um período bastante peculiar, onde precisamos adequar as nossas rotinas ao isolamento social. Isso não quer dizer abandonar os nossos compromissos, pelo contrário, precisamos nos adaptar a novas formas de realiza-los.

As aulas a distância são tão importantes quanto as aulas presenciais, e os conteúdos seguirão sendo cobrados de forma avaliativa. Portanto, é necessário mudar de perspectiva e encarar a situação com foco e organização.

 

Procrastinação

A procrastinação ocorre quando você vai adiando os seus afazeres pelo máximo de tempo possível antes de cumpri-los. Um exemplo claro é quando você deixa para estudar para a prova sempre um dia antes dela acontecer, ou quando deixa para fazer um trabalho poucos dias antes da data de entrega.

Quando nós procrastinamos acabamos acumulando os conteúdos e gerando uma situação de estresse, já que muitas coisas precisarão serem realizadas simultaneamente. Além disso, podem ocorrer imprevistos que nos impeçam de estudar adequadamente ou de sanar as dúvidas, prejudicando muito os resultados.

Para evitar a procrastinação, é preciso criar um cronograma de estudos e sempre buscar realizar as atividades com antecedência, não acumulando tarefas. 

 

Não ter um planejamento

Seguir a nossa rotina normal já é algo difícil, imagine quando ela muda completamente. Portanto, se você não tiver um bom planejamento, vai ser muito mais difícil lidar com todas as demandas existentes e conseguir cumprir as suas tarefas.

Faça sempre um cronograma de estudos e estabeleça horários fixos diariamente para se dedicar a rotina de estudos. Use um planner ou agenda para anotar os prazos e definir tarefas que precisam de mais atenção.

 

Não ter um local de estudos organizado

Esse é um problema que prejudica muito a rotina. Quando estamos no home office precisamos encarar isso com a mesma seriedade de um compromisso realizado fora de casa. O rendimento pode cair muito quando estudamos em qualquer lugar da casa, não nos concentramos nas tarefas, etc.

A dica aqui é escolher um local, organizar uma mesa de estudos e nos horários determinados no seu planejamento, colocar toda a sua concentração ali. De preferência, troque o pijama por outra roupa que te faça se sentir realmente cumprindo aquele compromisso.

Mantenha esse local sempre organizado, não deixe os livros e cadernos espalhados pela casa. Isso vai fazer uma grande diferença, pode apostar!

 

Manter distrações por perto

As distrações externas são um grande problema dos estudos EAD e que podem ser superadas com foco e concentração. O ideal é sempre evitar realizar outras tarefas enquanto estuda, de forma a colocar toda a sua atenção nos conteúdos.

Um grande vilão neste sentido é o celular, já que estamos habituados ao seu uso quando estamos em casa. Desative as notificações e evite as redes sociais. Outra dica importante é que o seu local de estudos seja em um cantinho mais tranquilo da casa, longe do barulho da TV.

 

Ter vergonha de perguntar

Este é um problema bastante comum, principalmente porque a situação é nova e não são todas as pessoas que tem habilidades para lidar com plataformas digitais. A interação através de dispositivos é bem diferente da interação comum do dia a dia de uma sala de aula, e muitos, podem ter vergonha de perguntar e tirar as suas dúvidas.

Isso pode gerar grandes transtornos e por isso é necessário que todos tenham abertura para perguntar sempre que as dúvidas surgirem. Se você tem dúvida quanto aos conteúdos, não hesite em perguntar, somente assim você vai conseguir fazer os seus estudos fluírem em casa.

 

Não saber controlar a ansiedade

Um período tão difícil como esse gera ansiedade na maioria das pessoas. Com isso, é comum se sentir inseguro e preocupado. Porém, na hora de estudar isso pode ser prejudicial, já que compromete a concentração e aumenta o estresse. O aluno pode perder mais tempo pensando se conseguirá ou não cumprir os conteúdos, do que efetivamente estudando.

Para solucionar esse problema é preciso manter a calma, respirar, fazer pausas regulares ao longo das atividades e ter sempre em mente pensamentos positivos, pois a quarenta chegará ao fim e a vida seguirá normalmente quando isso acontecer. É apenas uma fase.

 

E aí, como você está encarando esse período?

Como já falamos acima, a quarentena é algo novo para todo mundo e por isso as dificuldades enfrentadas nesse período são algo totalmente normal.

O que precisamos é focar as nossas energias em coisas positivas e honrar os nossos compromissos com motivação e força de vontade.

A Jandaia é uma empresa que está sempre com você nos momentos dos estudos e por isso queremos contribuir de alguma forma para que esse momento seja vivido de forma mais fácil! Esperamos que tenha gostado das informações e dicas.

Não esqueça de conhecer mais sobre a nossa empresa. Confira nosso site!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema