VOCÊ ESTÁ LENDO: Bullet Journal Aprenda a se organizar personalizando cadernos

Cadernos Jandaia

O Bullet Journal é considerado como um método de organização. Ele consiste na personalização de um caderno onde você pode planejar suas atividades, agendar compromissos e monitorar hábitos. Ou seja, é um lugar para fazer um registro completo das suas tarefas diárias.

A ideia é bem parecida com a de uma agenda ou planners, que são métodos mais tradicionais de organização. Porém, o processo é mais livre e criativo. 

Ao invés de adquirir um material que já traz orientações de organização, você só precisa de um caderno e vai desenhando o seu próprio processo.

A seguir, nós contamos um pouco mais sobre o que é Bullet Journal, sua origem e damos dicas bem legais para você criar o seu.

 

 O que é Bullet Journal?

O Bullet Journal, também chamado carinhosamente de BuJo, é um método de organização. Ele foi criado por Ryder Carroll que define a sua ideia como uma “prática de mindfulness disfarçada de sistema de produtividade”.

Na prática, é a personalização das folhas de um caderno com o objetivo de se organizar, planejar atividades e monitorar hábitos de vida.

O grande diferencial do BuJo para outros métodos é a personalização completa. Ou seja, você é quem customiza todas as informações.

Devido a isso, ele é muito indicado para quem se dá bem com organização ou tem rotinas mais dinâmicas.

 

 Como funciona um Bullet Journal?

Ele funciona por meio da personalização de um caderno, onde vão sendo criados espaços para as anotações.

Para isso, podem ser utilizados lápis de cor, canetas coloridas, colagens, lettering, ilustrações e outras atividades criativas. O resultado é, praticamente, um caderno artístico. 

Para que seu Bullet Journal funcione, é fundamental encontrar aquilo que dá certo para você. Você pode usar listas, marcadores, post-its, criar tabelas e quadros, marcadores e o que mais for necessário para que sua rotina realmente fique organizada.

 

 Como criar o seu Bullet Journal 

 1 – Defina seus objetivos

Antes de se jogar no processo criativo, é importante definir quais são seus objetivos. Busque refletir sobre como é a sua rotina, o que precisa melhorar com relação a organização, que tipo de anotações você precisa fazer, quais são as tarefas mais recorrentes do dia a dia, etc.

Defina também se você vai usar o seu BuJo para organizar os estudos, trabalho, vida pessoal ou tudo de uma vez. Caso seja necessário, podem ser feitos vários Bullet Journals. 

 

 2 – Escolha o caderno perfeito

É legal escolher um caderno com o qual você se identifica. Tanto faz se for um modelo com espiral ou do tipo brochura. O ideal é que ele tenha um tamanho que seja agradável e fácil de manusear. 

Você pode optar também por cadernetas ou por cadernos com folhas quadriculadas. Essa segunda opção facilita muito a vida de quem gosta de desenhar tabelas e cronogramas em geral.

Cadernos sem linhas, ou seja, com folhas em branco são uma boa sugestão para quem gosta de desenhar, fazer colagens, etc. Já pra quem prefere escrever, é legal optar por um modelo com linhas.

A Jandaia tem opções de cadernos para todos os gostos. Acesse o site para conferir nosso catálogo e encontre o modelo perfeito para criar o seu BuJo.

 

 3 – Defina um layout (ou não)

Você pode definir um layout específico, como separar uma página para cada dia, definir sessões semanais ou mensais, separar espaços para o que é de trabalho, estudos e vida pessoal.

Ou ainda, pode deixar o caderno em branco e ir criando diariamente sua estratégia de organização. Tudo depende do quanto você consegue ser disciplinado com isso.

Resumindo, se você tem dificuldade de se organizar, crie um layout pré-definido.

 

 4 – Utilize materiais diversos

Tenha um estojo com canetas coloridas, lápis para desenho, cola, clips, post-its, marca textos e outros materiais que você curte usar na hora de se organizar.

Uma dica legal é utilizar as cores a favor do seu planejamento. Você pode utilizar elas para separar as tarefas de estudo, trabalho e vida pessoal. 

 

 5 – Separe um momento todos os dias para o seu BuJo

No início da manhã ou no final do dia, separe um momento para se dedicar ao seu Bullet Journal. Anote, escreva, desenhe e organize tudo o que você precisa com dedicação e concentração.

Aos poucos isso se tornará um hábito e trará benefícios como evitar o estresse, a procrastinação, aumentar a organização pessoal e a produtividade. 

Além disso, você passará a vivenciar essa hora do seu dia como um momento de calma e relaxamento.

 

 6 – Busque por inspirações

Pesquise por “Bullet Journal” no Pinterest, no Youtube e no Instagram para conferir inspirações criativas de quem já adotou esse método de organização.

Isso vai te ajudar a ter muitas ideias legais na hora de criar o seu próprio BuJo.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...