Como escolher um trabalho voluntário?

Como escolher um trabalho voluntário?

O trabalho voluntário é uma experiência única. Conhecer realidades diferentes, contribuir para a transformação social, ajudar o próximo e ainda adquirir capacidades e habilidades que somam na vida profissional, são alguns dos benefícios que essa vivência pode proporcionar.

Mas, a tarefa de escolher onde fazer o voluntariado pode trazer muitas dúvidas. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a tomar a melhor decisão.

O que é um voluntariado?

Voluntariar é oferecer o seu tempo e habilidades a um projeto social, instituição ou comunidade, sem receber ajuda financeira por isso.

A quantidade de horas dedicadas depende da sua disposição, do tipo de atividade, se o projeto é permanente ou temporário, dentre outros detalhes. Cada voluntário pode ter uma carga horária específica.

O que você recebe em troca é a experiência vivida, que pode trazer aprendizados, novas habilidades e competências, e em muitos casos, crescimento pessoal.

Como escolher o trabalho voluntário ideal para você?

1 – Faça uma avaliação pessoal

Qualquer pessoa pode se voluntariar, mas é muito importante que você faça uma avaliação pessoal e busque entender claramente quais são os seus objetivos com esse trabalho. Isso vai facilitar muito a escolha do projeto social onde você vai realizá-lo.

Outro ponto importante, é assumir esse desafio como um propósito. Encontrar uma tarefa onde você realmente se sinta útil, e isso vai tornar a experiência mais estimulante.

Se você ama os animais, por exemplo, pode buscar por uma instituição que apoie esse tipo de causa.

2 – Escolha o projeto em que você vai trabalhar

Existe uma infinidade de projetos, sejam educativos, sociais, ambientais, focados na melhoria de moradias, na arrecadação de alimentos, no suporte a famílias, e assim por diante.

Você precisa avaliar primeiramente, em qual das áreas tem maior interesse. Deve avaliar ainda, onde existem projetos nessa área e qual a viabilidade de chegar até eles, contando deslocamento, possíveis investimentos, etc.

Depois disso, faça uma pesquisa aprofundada sobre os locais disponíveis, avalie qual oferece as melhores condições para o seu caso, e se possível, converse com pessoas que já fizeram voluntariado no local para saber como foi a experiência.

Se for um local próximo, faça uma visita e conheça pessoalmente.

3 – Disponibilize horários que você possa cumprir

Trabalho voluntário também é um trabalho que exige comprometimento, responsabilidade e disciplina. Não disponha de um tempo que você não possa cumprir. Seja consciente ao acertar a carga horária a ser realizada.

4 – Aceite os feedbacks

Assim como todo trabalho, no voluntariado você também receberá feedbacks, sendo que eles podem ser positivos ou negativos. Estar aberto para ouvi-los é muito importante e vai te ajudar a melhorar o trabalho realizado e a sua capacidade de trabalhar em equipe.

5 – Faça um bom planejamento

Antes de iniciar, coloque tudo no papel, como o período em que vai atuar no projeto, o quanto você precisará investir (transporte, alimentação, hospedagem, etc.) e como você vai conduzir tudo isso, principalmente quando o projeto fica em outra cidade, estado ou país.

Bom voluntariado para você!

Aproveitamos para te convidar a conhecer os produtos da Jandaia. Nossos cadernos, agendas e planners podem te ajudar no planejamento desta importante experiência.

Visite nosso site e confira.

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi – Todos os Direitos Reservados

Feito com 🧡 por Conteúdo Conecta