cronograma de estudos para o enem 2020

Como montar um cronograma de estudos para o ENEM 2020?

Confira 6 dicas incríveis para montar o seu cronograma de estudos para o Enem 2020!

 Se você vai fazer o Enem este ano, já precisa começar a se preparar, afinal de contas, são muitos os conteúdos e cada um deles, com uma série de assuntos que precisam ser vistos com calma. Isso vale especialmente para aqueles que farão cursos mais concorridos como é o caso de Medicina, Direito e Engenharia Civil.

E, para ir bem nas provas, não basta estudar, é preciso ter organização e planejamento. É claro que muitos cursinhos, online ou presencial, facilitam a vida do estudante com as aulas e os horários divididos de estudo. Mas só você sabe das suas necessidades e qual o tempo possui disponível para os estudos em casa.

Pois é, é em casa que a maior parte do seu estudo acontece. Por isso, ter um cronograma de estudos para o Enem 2020 é fundamental. Ver o seu nome na lista de aprovados depois de muitos meses de esforço valerá a pena.

Pensando nisso, fizemos abaixo uma lista de dicas para você montar o seu cronograma de estudos. Confira!

6 dicas para montar um cronograma de estudos para o Enem 2020

1. Liste as matérias por prioridade

A depender do curso que você pretende fazer, algumas matérias são mais “importantes” que outras. Por exemplo, para quem vai tentar letras ou pedagogia, disciplinas como português e matérias da área de humanas de uma forma geral são de grande importância para a sua pontuação final. Já Medicina, biologia é a matéria que mais conta.

Portanto, o primeiro passo é pegar papel e caneta e listar as disciplinas de acordo com a prioridade de cada uma para o curso que pretende fazer.

2. Determine quais são os seus horários vagos para estudo

Outro ponto que não pode deixar de ser colocado em prática é determinar quais são os horários da sua semana que você tem disponível para estudar em casa. Para aqueles que fazem cursinhos online, essa é uma tarefa um pouco mais fácil, pois é possível alinhar os horários de uma maneira mais flexível.

Se você trabalha, precisa levar em consideração não só o tempo que está no trabalho, mas também o tempo que leva para se arrumar, tomar café e o trajeto (que também pode ser aproveitado como tempo de estudo). 

Alguns ajustes podem ser feitos como, por exemplo, não ir almoçar em casa e aproveitar esse tempo para estudar 30 minutos. Se você pensar no longo prazo, 30 minutos por dia são 6.300 minutos até o Enem, são mais de 100 horas de estudo que você vai ganhar.

De noite, vamos supor que você chegue às 18 horas. Precisa comer, tomar banho e descansar um pouco. Pode começar a estudar às 19h e seguir até às 22h. Ir dormir e acordar, por exemplo, às 5h30, estudar até 6h ou 6h30 e ir trabalhar. Lembre-se que para alcançar o que deseja, alguns sacrifícios precisam ser feitos.

3. Use uma planilha ou agenda

As planilhas são ótimas formas de se organizar para estudar. Você pode colocar os dias da semana e dividir as disciplinas pelos horários assim como os cursinhos fazem. Pode também identificar cada disciplina com uma cor e assim, fica mais fácil de identificar só olhando rapidamente.

Ter uma planilha é muito importante, pois você não perde tempo analisando o que você tem que estudar determinado dia e qual o assunto. 

Mas eu detesto planilha e não sei lidar muito bem com ela, como fazer? Nesse caso, você pode lançar mão de algo mais simples como uma agenda. Coloque nela o que você vai estudar por dia e todos os meses faça o cronograma de estudos. Você pode tirar o último ou o primeiro domingo do mês para se organizar melhor e anotar o que vai estudar.

4. Divida as matérias de maneira proporcional

Sabe a lista com as matérias por prioridade que fizemos no primeiro tópico? Você vai agora utilizá-las para distribuí-las durante a semana. Quanto maior a pontuação necessária em uma disciplina, mais tempo você precisará se dedicar a ela. Mas como fazer isso de forma proporcional?

Primeiro, você precisa calcular a quantidade de horas por semana que tem disponível para estudar e isso a gente já fez no tópico 2. Depois, vai dividir esse tempo de acordo com a pontuação. Por exemplo, se as disciplinas de humanas valem 3 pontos para você e as de ciências da natureza valem 1, então, você vai se dedicar 3 vezes mais para a primeira em relação à segunda.

Nesse caso, você tem que analisar os pesos que as universidades que você deseja entrar estabelecem para cada disciplina.

5. Deixe espaço para os simulados

Como muitos sabem, o Enem é uma verdadeira prova de resistência. Vai passando o tempo e você vai ficando mentalmente cansado e começa a errar as respostas de perguntas que saberia resolver facilmente se tivesse com a mente mais relaxada.

Essa preparação é justamente os simulados. Você precisa simular a situação do Enem em casa. Pode ser 1 vez por mês, 1 vez por semana ou qualquer outra frequência que ache melhor. O mais importante é que, neste momento, não haja interrupção, portanto, avise às outras pessoas da sua casa sobre essa tarefa. O melhor dia para fazer isso é aos finais de semana e feriados, quando você tem mais tempo.

6. Tenha momentos de lazer

Nem só de trabalho e estudo vive o homem não é mesmo? Por isso, você precisa determinar os seus momentos de lazer no cronograma. A palavra de ordem aqui é equilíbrio, por isso, não deixe de lado as saídas com os amigos, os filmes e seriados e outros programas que gosta de fazer. 

Basta agir com moderação. Entenda que este não é o momento de farrear, de virar noites e estar de ressaca no dia seguinte. Marque para comer uma pizza, jogar conversa fora ou então, faça programas sozinho como ir ver o pôr do sol ouvindo uma boa música, ir à praia, entre outros que consigam deixar você mais em paz com o seu corpo e a sua mente.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe-as com os seus amigos nas redes sociais!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema