VOCÊ ESTÁ LENDO: Como planejar horários de estudo?

como planejar horários de estudo

Nós já trouxemos aqui no Blog Dicas para montar um cronograma de estudos. Nesse post, vamos falar um pouco mais sobre como planejar horários de estudo para que a rotina seja mais produtiva.

Planejar é um passo fundamental para colocar qualquer projeto em prática, seja ele de curto, médio ou longo prazo. 

Quem está estudando para passar no Enem ou no vestibular, por exemplo, e quer atingir um bom resultado, precisa se dedicar ao planejamento para que o tempo investido nos estudos seja o mais produtivo possível, impulsionando o aprendizado e aumentando as chances de atingir os objetivos.

A seguir, preparamos dicas que vão ajudar a planejar seus horários e conseguir um obter um cronograma que te proporcione um ótimo rendimento.

 

Aprenda como planejar horários de estudo

1 – Tenha metas claras

Quando você estabelece suas metas com clareza, assume uma responsabilidade ainda maior, pois você sabe onde precisa chegar e o tempo que tem para concluir suas tarefas, ou seja, você tem um compromisso. 

 

2 – Coloque tudo no papel
O primeiro passo é colocar no papel o prazo que você tem para atingir seu objetivo. E ainda, tudo o que você precisa estudar até essa data. Faça uma lista completa das disciplinas e temas a serem estudados. Depois distribua-os de acordo com os horários disponíveis.

 

3 – Analise sua rotina

Coloque também no papel os horários que você já cumpre diariamente. Não esqueça de incluir, além dos compromissos como a escola, os horários de descanso, alimentação e atividade física. Esses elementos são fundamentais para uma rotina de estudos saudável e produtiva.

Não adianta, por exemplo, você querer estudar 10 horas por dia, se não tem esse tempo todo disponível. Seja realista e capriche no planejamento de horários para que as horas disponíveis sejam as mais produtivas possíveis.

 

4 – Tenha um planner

O planner é um produto que já traz uma tabela pronta. Você só precisa distribuir seus horários nele. Caso não consiga ter um, pode utilizar um papel comum e desenhar uma tabela com os dias da semana e horários.

Inclua os horários em que você já tem algum compromisso. Bem como, os disponíveis para estudo em cada dia da semana. Divida as matérias e conteúdos a serem estudados em cada um dos dias e registre.

Você pode utilizar planners semanais e até mensais. Separe uma hora no início ou no fim de cada semana para organizar os próximos dias. Se necessário, faça alterações. Quanto mais detalhado for o planejamento da rotina, mais eficiente e organizada ela será.

Lembre-se de estabelecer horários para leituras, revisões, simulados, exercícios e para formas alternativas de estudar. Você pode aproveitar o post sobre 8 dicas para tornar a rotina de estudos mais divertida.

É importante ainda, que você considere a sua velocidade para absorção de conteúdos, a extensão das matérias a serem estudadas e o grau de dificuldade delas, na hora de dividir o tempo dedicado a cada uma.

 

5 – Siga seu planejamento com disciplina

Comprometa-se com seu planejamento e esse comprometimento é que vai te ajudar a tornar a rotina de estudos cada vez mais organizada.

Aos poucos, a tarefa de organizar seus horários vai se tornar algo natural e simples para você. Aproveite os planners e agendas da Jandaia para deixar essa organização impecável.

Em nosso site você pode conferir todos os modelos disponíveis. Clique e confira agora mesmo!

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...