Como se motivar e organizar os estudos

Como se motivar e organizar os estudos

Estudar, para muitos, não é a melhor forma de passar o tempo. Para alguns, pode ser algo chato, monótono e maçante. Certamente você prefere ir à praia, ao cinema, maratonar os seriados e assim por diante do que ficar sentado em uma cadeira lendo, lendo e lendo.

Mas isso é necessário. Estudar é algo essencial na vida de todas as pessoas, afinal de contas, você precisa desses conhecimentos não só para ter uma boa carreira profissional, mas também para resolver problemas do dia a dia, desenvolvendo o raciocínio lógico. E, para se motivar, organizar os estudos é uma das coisas que podem ajudá-lo.

Confira abaixo como você pode se motivar para continuar os estudos e de que forma ser mais organizado vai ajudá-lo!

Como se motivar para estudar?

 

Entenda a sua forma de aprender

Estudar não é receita de bolo. Não há um método universal, mas sim aquele que funciona para você. Por exemplo, algumas pessoas aprendem melhor assistindo aulas, outras só de ouvir já conseguem compreender o assunto. Algumas precisam ler, sentir o papel nas mãos, fazer marcações e outras precisam unir todos esses atributos na hora de estudar.

Existem estilos de aprendizado e um deles é o cinestésico. Essa pessoa costuma estudar gesticulando, caminhando, lendo…ela precisa de um tipo de estudo ativo. Se você é daqueles que costuma ficar muito inquieto, provavelmente você é cinestésico. Uma dica para ter mais foco durante a aula é ir anotando tudo e fazendo perguntas. Deixe aquele momento o mais ativo possível.

 

Não perca tempo

Aqui estamos falando em você parar de usar estratégias pouco efetivas para o aprendizado e ter maior foco em algumas que realmente são úteis. Entenda que, mais importante que o volume de horas de estudos é a qualidade.

Por isso, se você só estudando usando marca texto está perdendo um tempo valioso, pois de acordo com pesquisas, essa é a forma menos eficaz de aprender. A melhor maneira é ensinando a outra pessoa, dessa forma você fixa mais o assunto e para explicá-lo, você precisa compreendê-lo com maestria.

Você não precisa de uma sala de aula. Coloque um quadro no seu quarto e use-o para ensinar o conteúdo ainda que não tenha mais ninguém ouvindo. Ah sim! Você não precisa deixar de usar o marca texto se não quiser, apenas adicione essa outra forma de estudo.

 

Converse com pessoas que já passaram pela situação

Outro ponto motivador é conversar com pessoas que já estiveram na mesma situação que a sua. Se estiver estudando, por exemplo, para passar no curso de medicina, sabe que o desafio é grande, mas se outras pessoas conseguiram você também consegue.

Entre em contato com elas, escute com atenção as dicas que elas podem oferecer. Talvez, a partir disso, você consiga entender que o processo é necessário e todos passam por ele até alcançar o objetivo.

Participe de grupos de estudos

Estudar com outras pessoas pode ser motivador em diversos aspectos. Você está em contato com outros estudantes que estão em busca de algo importante. 

Mas cuidado com as pessoas que estão no grupo. Participe de um no qual os envolvidos estejam realmente comprometidos e focados. Um grupo com pessoas dispersas só vai atrapalhar o seu desempenho. O grupo pode ser presencial, o que pode ser melhor, mas para quem não tem como, os grupos de estudos online podem ser úteis, inclusive, dá para criar um pelas redes sociais.

 

Como organizar os estudos?

Já falamos como você pode se motivar para estudar e agora vamos explicar alguns métodos simples para organizar os seus estudos. Lembrando que o fato de ter mais organização também traz maior motivação.

 

Determine os horários de estudos

Você vai separar uma planilha (pode ser física ou digital) e começar a preencher os horários de domingo a sábado. Coloque horários com intervalos de 30 minutos, por exemplo, “das 07 às 07:30”, “das 07:30 às 08:00” e assim por diante. Fica melhor para ajustar os horários de cada tarefa.

O próximo passo é determinar em quais horários você não pode estudar (fora do horário da escola ou cursinho). Isso vale, principalmente, para quem trabalha. Não se esqueça dos momentos de tomar banho, comer, trocar de roupa, o trajeto, pois isso consome bastante tempo.

Deixe os horários para o lazer. Isso é algo que alguns estudantes mais ansiosos em obter resultados rápidos podem fazer, o que é um erro. A nossa mente precisa de descanso e ter um momento para fazer coisas que gosta além de ajudar na motivação também ajuda no aprendizado.

Organize a mesa e o ambiente

Com o horário de estudo já organizado, é a hora de organizar o ambiente no qual vai estudar. Evite deixar muitas coisas na mesa e coloque apenas o que vai usar de fato, materiais para o seu estudo. Isso vale também para quem estuda em bibliotecas ou ambientes específicos.

Quem estuda no quarto ou em algum outro local da casa como um escritório, precisa ficar mais atento a isso, pois são locais fáceis de virar uma grande bagunça.

Determine o tempo de estudo para cada matéria

Nesse ponto da organização vamos precisar um pouco de logística. O que isso quer dizer?

Vamos supor que você pretenda prestar o vestibular para o curso de Direito. Você terá que se dedicar mais tempo às disciplinas de maior peso como Língua Portuguesa e Ciências Humanas (História e Geografia no caso do vestibular e, para o Enem é preciso adicionar Sociologia e Filosofia).

Língua Estrangeira o peso é 3, um a menos que as citadas acima, para Matemática o peso é 2 e para matérias como Biologia, Física e Química, o peso é 1.

Dessa forma, fica muito mais fácil aproveitar melhor o tempo de estudo focando mais no que tem maior peso para a sua nota final.

Coloque as nossas dicas em prática e comece a estudar da melhor maneira possível!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema