Como surgiram as unidades de medida

Como Surgiram as Unidades de Medida

As unidades de medida são algo de extrema importância para qualquer pessoa. Em algum momento precisamos dela. Por exemplo, na hora de fazer uma receita, talvez tenhamos que converter gramas em ml ou vice-versa, entre outras necessidades.

Essas unidades foram criadas há muitos anos, desde o início dos povos, como uma necessidade, e cada um adaptando-as para diferentes objetivos. Porém, muitas pessoas não fazem ideia de como elas surgiram e de como foi realizada a adaptação ao longo dos anos.

Fizemos esse artigo bem completinho para esclarecer essas dúvidas a respeito das unidades de medida. Confira!

Principais unidades de medida utilizadas ao longo da história

Estamos mais familiarizados com as seguintes medições:

  • Quilômetro (km);
  • Hectômetro (hm);
  • Decâmetro (dam);
  • Metro (m);
  • Decímetro (dm);
  • Centímetro (cm);
  • Milímetro (mm).

Mas nem sempre foi assim. No início dos tempos, quando os povos egípcios dominavam a arquitetura para a construção de pirâmides e estruturas para irrigação, muitas das medidas criadas na época eram baseadas em partes do corpo.

Por exemplo, o cúbito foi utilizado no Egito há mais de 4 mil anos e representava a distância do cotovelo do faraó até a ponta do dedo médio dele.

E nem precisamos ir tão longe assim, o palmo é uma unidade de medida bastante utilizada e tem como base o tamanho das mãos, mais precisamente, a distância da ponta do dedo mínimo até a ponta do polegar da mesma mão.

Outra medida bastante usada, não tanto no Brasil, mas principalmente em países como Estados Unidos e Inglaterra, é a jarda, utilizada para mensurar o comprimento. É a distância entre a ponta do nariz até a ponta do polegar com os braços estendidos em linha reta na altura dos ombros. Ela é muito utilizada no futebol americano.

Cada país acabou adotando uma unidade de medida padrão. Por exemplo, enquanto aqui no Brasil utilizamos muito o metro, nos Estados Unidos, usa-se bastante a milha (representa 1,609 metros). Veja que 1 metro não corresponde a 1 milha, esta é maior, portanto, em países diferentes não só o nome como também os tamanhos das medidas podem ser diversos.

A polegada é usada aqui no Brasil, mas em casos muito específicos. Porém, ela é bastante utilizada pelos ingleses e está relacionada diretamente ao centímetro (muito mais usado por aqui). 1 polegada equivale a 2,54 cm.

Quer outra unidade de medida bastante utilizada, porém em situações também muito específicas? Quando o avião está subindo, a altura na qual ele se encontra é informada com a unidade “pé”. Por exemplo, o avião está a 10 mil pés de altitude. 1 pé equivale a 30,48 cm.

Atualmente, podemos contar com o SI que é o Sistema Internacional de Medida. Dele não fazem parte apenas as unidades para mensurar comprimento, mas também muitas outras como as de temperatura como Celsius e Fahrenheit.

Em países como Estados Unidos e Inglaterra, usa-se o Sistema Inglês no lugar do Sistema Internacional. O Sistema Inglês, também chamado de Unidade Imperial ou “pé-libra-segundo”, contempla unidades criadas com base no que os reis ingleses definiram como medidas.

A origem das unidades de medida mais utilizadas

Metro

O nome metro vem do grego (metron). Originalmente foi conceituado como 1 décimo milionésimo da distância entre o país Equador e o Pólo Norte. Só em 1983 resolveram dar uma maior precisão a ela e assim, definiram que 1 metro deve valer 100 cm.

Grama ou quilograma

Quem trabalha vendo produtos naturais à granel, produtos na feira livre, jóias e muitos outros itens usa bastante o grama e também o quilograma. Nosso peso, por exemplo, é medido em quilos e podemos dizer que também pode ser medido em litros. Já pensou chegar na padaria e em vez de pedir litro de leite, pedir 1 kg de leite? Ninguém ia entender, mas é isso mesmo: 1 kg equivale a 1 litro.

Assim como o “pé” é usado muito na aeronáutica, o nó é utilizado bastante como unidade de medida na marinha. Enquanto com o carro medimos a velocidade em km/h, um navio pode medir a velocidade em nós.

Essa medida surgiu em Portugal no século XVI quando era utilizado um aparelho de madeira — a barquinha — para medir a velocidade. Ele era jogado ao mar e media-se o número de nós que se desprendiam do carretel. 1 nó é o mesmo que 1 milha náutica por hora, sendo o mesmo que 1.852 metros/hora.

Libra

Muito utilizada nos Estados Unidos, tem relação direta com o quilograma. 1 libra é o mesmo que 0,45359237 quilos. Número bem comprido, né? Em latim, a palavra libra significa balança.

Jarda

Ainda não se sabe ao certo qual a origem da jarda, mas entre as histórias contadas, a origem dessa medida veio do Rei Henrique I da Inglaterra. Usando o próprio corpo, ele definiu que 1 jarda era o mesmo que a distância do seu nariz até a ponta do seu braço na horizontal esticado.

Quartilho

Tá aí uma unidade de medida que não se vê todo dia e pouco se sabe. Aqui no Brasil, por exemplo, é pouquíssimo utilizada. A Europa e os Estados Unidos são os que mais a utilizam para calcular volume, porém, o valor muda para cada país. Por exemplo, nos Estados Unidos 1 quartilho é igual a 473,176473 ml, já no Reino Unido equivale a 568,26125 ml.

Arroba

E lá vamos nós falar sobre a arroba, uma medida que se tornou bastante polêmica depois do comentário do atual presidente Jair Bolsonaro.

A palavra arroba vem do árabe e significa a quarta parte. Essa medida vem de uma medida antiga usada no Brasil, na Espanha e em Portugal conhecida por 1 quintal. A arroba era o mesmo que ¼ de 1 quintal. Atualmente, é uma medida utilizada apenas para mensurar o peso dos animais como gado. 1 arroba é o mesmo que 15 kg.

São muitas histórias não é mesmo? Você imaginava que essas eram as origens das principais unidades de medida?

Aproveite para espalhar conhecimento e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema