Dicas para passar no vestibular

Dicas para se preparar para o vestibular

Na hora de se preparar para o vestibular, Enem, Enade, provas de concurso público ou qualquer outro tipo de teste, certamente é necessário começar a estudar com antecedência. Ainda que pareça fácil para você ou que o curso pretendido não tenha muita concorrência, estudar antes é a melhor maneira de aumentar as chances de ser aprovado.

É por isso que muitos cursos começam com 1 ano de antecedência. São muitos os assuntos que precisam ser vistos e, por isso, é preciso também uma certa organização, disciplina e uma postura mais confiante e segura de si mesmo. Como você pode ver, apenas estudar pode não ser o suficiente, outros elementos são necessários.

E é justamente para isso que fizemos este post. Listaremos abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo a se preparar para o vestibular ou qualquer outra prova que tenha em vista. Acompanhe!

 

7 dicas para se preparar para as provas

 

  1. Crie um cronograma de estudos

Já notou que preferimos algumas matérias a outra? Que com algumas temos mais afinidade e com outras, nem tanto? E que o mais natural é que você passe mais tempo estudando as que têm afinidade e deixe as outras matérias de lado? Esse é um erro comum e que precisa ser resolvido e uma forma muito prática de fazer isso é por meio de um cronograma de estudos.

No cronograma, você deve colocar todas as disciplinas cobradas no edital e dividi-las em horários, ou seja, quanto tempo vai dedicar a cada uma. Distribuir os horários igualmente não é o mais correto, mas sim de acordo com o peso de cada disciplina para o seu objetivo. Por exemplo, pessoas que vão fazer o curso de Fisioterapia, assuntos como matemática, biologia e química têm um peso menor, portanto, o tempo de estudo também deve ser menor.

  1. Tenha um local tranquilo para estudar

O lugar de estudo é outro ponto relevante na sua jornada. A maioria não consegue estudar com barulho e se distraem facilmente. Nesse caso, o melhor é criar um local de estudos dentro do quarto para quem estuda em casa e não divide o quarto com outra pessoa. Se esse não é o seu caso, a biblioteca é a melhor opção.

Você também pode alugar salas de estudos. Hoje em dia, muitas cidades já têm espaços para quem precisa estudar e você pode alugar uma sala ou então uma baia. Pode deixar sempre o seu material por ali, assim, não corre o risco de esquecer algo sempre que vai estudar. E lembre-se de deixar o ambiente de estudos sempre bem organizado, pois o nosso cérebro odeia bagunça.

  1. Foque nas matérias que têm mais dúvidas

Para aqueles que têm afinidade com a área de exatas, português é algo incompreensível. Já para quem prefere área de humanas, matemática é terrível e quem gosta da área de saúde, ama biologia e química, mas história e geografia pode ser uma pedra no sapato. E uma coisa fácil de fazer na hora de estudar é negligenciar essas disciplinas que, normalmente, são aquelas que mais temos dificuldade.

Pois é justamente nessas matérias que você precisa focar. Elas podem até não ter muito peso para a sua aprovação, mas fazer uma pontuação muito baixa nelas e muito alta nas outras, pode reduzir a sua nota de classificação, pois há um grande desvio padrão. Portanto, tenha maior atenção nelas e, com o passar do tempo, estudá-las se tornará cada vez mais fácil.

  1. Treine a redação

A redação é de extrema importância para qualquer prova que pretenda fazer. Ela pode ser o calcanhar de Aquiles de muitas pessoas e você pode fazer uma prova excelente, mas se a redação não for boa, isso pode tirar você das vagas, até mesmo, desclassificá-lo.

Portanto, treine redação sempre. Reserve toda semana um tempo para fazê-la e tenha alguém para corrigir. Se você está em um cursinho, normalmente, já tem um profissional para isso. Caso não seja a sua situação, existem professores online e também na sua cidade que podem corrigir e apontar as melhorias para serem feitas no seu texto.

  1. Leia notícias sempre

Manter-se atualizado é mais do que necessário para fazer uma prova. As provas do Enem e do Vestibular, por exemplo, costumam cobrar atualidade na disciplina de geografia e, é claro, na redação. Portanto, esteja sempre antenado sobre os acontecimentos.

Você pode ler duas notícias todos os dias. Busque aquelas mais importantes, que são destaques nos sites da internet sobre política, meio ambiente, finanças, questões de gênero e assim por diante, temas gerais. Existem ótimos sites para isso como BBC, Politize e G1. E tenha muito cuidado com as Fake News, busque notícias em sites confiáveis como os que acabamos de citar.

  1. Cuide da saúde

Como você vai estudar se sentir-se sempre cansado? É importante que cuide muito bem da sua saúde e atitudes simples podem ajudar nisso. Por exemplo, beber mais água e não esperar ficar com sede, comer mais frutas e verduras, reduzir a ingestão de carboidratos simples como pão e preferir a versão integral, fazer exercícios físicos (algo que pode fazer sem sair de casa ou até mesmo uma caminhada no seu bairro).

Não tente ser radical demais nessas mudanças ou elas estarão fadadas ao fracasso. Comece comendo uma fruta a mais do que já come, tomando 500 ml a mais de água todos os dias, fazendo 10 minutos de caminhada. Espere o seu corpo se acostumar e quando isso se tornar um hábito, aumente gradualmente.

  1. Resolva muitas questões

Além de ler a teoria, é necessário colocá-la em prática. Apenas aplicando os seus conhecimentos você saberá se realmente aprendeu ou não o conteúdo. Portanto, todos os dias, reserve um tempo para fazer questões sobre as disciplinas estudadas. Por exemplo, você separou 3 disciplinas por dia para estudar, assim, para cada uma delas, pode selecionar 15 questões para fazer ao final do dia ou ao finalizar cada uma.

Essas questões podem ser encontradas facilmente em muitos sites na internet, bastando fazer uma breve pesquisa. Para quem estuda por cursinhos, seja ele online ou não, essa pesquisa não é necessária, pois o próprio material dado ao aluno já tem muitas questões para serem resolvidas.

Viu como se preparar para o vestibular vai muito além de apenas assistir às aulas? É necessária toda uma organização da sua vida para isso e, acima de tudo, dedicação. Tenha foco e planeje-se para chegar ao seu objetivo não se esquecendo é claro de aproveitar a jornada.

Compartilhe essas dicas nas redes sociais e ajude outros estudantes que, assim como você, possuem esse mesmo propósito!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema