Enem, Sisu, ProUni e FIES são programas federais que facilitam o acesso à universidade. Conhecer a diferença entre cada um deles é muito importante para quem está tentando a uma vaga no ensino superior.
Se esse é o seu caso, neste post nós explicamos o que é cada um desses programas, para quem são destinados e como funcionam. Confira tudo a seguir.
O que Enem, Sisu, ProUni e FIES têm em comum?
Antes de partirmos para as diferenças existentes entre os programas, vamos conhecer o que eles têm em comum.
- Todos são programas criados e mantidos pelo Governo Federal;
- O objetivo da sua criação foi o de ampliar e facilitar o acesso às universidades brasileiras;
- As inscrições são gratuitas e beneficiam estudantes de todo o território nacional;
- São processos seletivos;
- Exigem um desempenho mínimo no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A nota obtida na prova é usada como critério de classificação;
- As inscrições são feitas pela internet.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova de admissão ao Ensino Superior. Ou seja, ele serve como vestibular na maioria das universidades públicas e institutos federais.
A nota obtida no Enem pode ser utilizada em outros programas de ingresso à universidade, como o SISU, ProUni e Fies.
De modo geral, pode se inscrever qualquer pessoa que esteja cursando o ensino médio ou que já tenha concluído esse grau de formação.
A prova ocorre anualmente, em datas divulgadas pelo Governo. As inscrições devem ser feitas dentro de um prazo. A prova é composta por 180 questões objetivas e uma redação.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada é um programa utilizado para preencher vagas nas universidades públicas. Ele utiliza a nota do Enem como critério de seleção.
Em muitas universidades do Brasil, o Sisu é a principal forma de ingresso e substitui os vestibulares tradicionais.
Pode se inscrever no Sisu qualquer pessoa que tenha participado da última edição do Enem e obteve uma nota maio do que zero na prova de redação. No momento da inscrição será mostrada a nota mínima exigida para ingresso em cada curso.
O candidato pode escolher duas opções de curso entre aqueles que contam com vagas disponíveis. O sistema faz o preenchimento automático das vagas considerando as notas do Enem dos inscritos.
Depois da seleção, os aprovados devem apresentar sua documentação na universidade escolhida e realizar a matrícula.
ProUni
O Programa Universidade para Todos oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para estudantes de baixa renda nas universidades privadas.
Para participar, o candidato precisa ter feito a prova da última edição do Enem e obtido pelo menos 450 pontos na média geral e nota maior do que zero na prova de redação.
Além disso, é necessário que a renda bruta mensal da família seja de, no máximo, três salários mínimos por pessoa. E ainda, é necessário que o aluno tenha estudado o ensino médio em escola pública ou na qualidade de bolsista em escola privada.
O programa também permite a seleção de duas opções de curso no momento da inscrição. O sistema faz o preenchimento automático considerando a nota do Enem. Após a aprovação, devem ser apresentados os documentos para realização da matrícula.
Fies
O Financiamento Estudantil é um programa destinado a estudantes brasileiros de baixa renda que desejam estudar em universidades privadas.
Ele pode liberar o financiamento total ou parcial das mensalidades levando em consideração a renda familiar e outros fatores.
Pode se inscrever no Fies candidatos que tenham feito o Enem a partir de 2010 e que obtiveram pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na prova de redação.
Além disso, a renda bruta mensal da família deve ser de, no máximo, 2,5 salários mínimos por pessoa.
A inscrição também é feita pela internet e as vagas são preenchidas de acordo com o desempenho no Enem. Os candidatos são pré-selecionados e devem se inscrever em uma plataforma para iniciar o processo de financiamento. Depois disso, é necessário apresentar a documentação solicitada.
O aluno pagará apenas o valor referente aos juros do financiamento, em boletos emitidos a cada trimestre, durante todo o curso e 18 meses após a conclusão. Depois desse prazo, inicia-se o pagamento da dívida, que é feito em parcelas mensais durante vários anos.
Qual dos programas de ingresso à universidade escolher?
Tudo depende de quais são as condições financeiras do candidato e ainda, do desempenho no Enem.
Lembre-se de ficar atento aos prazos de inscrição divulgados pelo Governo Federal.
Aqui no Blog da Jandaia temos vários conteúdos com dicas para estudar para o Enem. Eles vão te ajudar a ter um bom desempenho na prova. Navegue e aproveite a leitura.
E não deixe de conhecer os produtos Jandaia. Nossos materiais são seus grandes companheiros na rotina de estudos e também na Universidade.