escola bilíngue x escola normal e aula de inglês particular

Escola bilíngue ou escola tradicional + curso de idiomas

Você sabe qual é a diferença entre uma escola bilíngue e uma tradicional que também oferece o curso de idiomas? Muita gente acredita que é a mesma coisa, mas estão enganados. Para avaliar qual é a melhor opção e qual delas consegue oferecer o melhor custo-benefício é preciso ter informações consistentes sobre o assunto.

Não é incomum que os pais busquem uma boa escola para os filhos e também busque por um curso de idiomas de maneira separada. Ter um segundo idioma, especialmente o inglês, é essencial para a vida profissional (a depender da área de atuação de cada é claro, mas abre para maiores oportunidades).

Vamos agora entender um pouco melhor sobre esse assunto e compreender as principais diferenças entre uma escola bilíngue e uma escola tradicional com um curso de idiomas à parte. Confira!

 

Como funciona o cérebro ao aprender um segundo idioma

Até os 7 anos de idade o cérebro humano funciona como uma espécie de esponja e assim, absorve tudo o que vê pela frente. Por isso, esse é o melhor momento para começar a aprender um novo idioma. As crianças, até essa idade, aprendem bastante por meio de associações o que, por sua vez, formam conexões no cérebro, fortalecendo o aprendizado de longo prazo.

Pessoas que falam mais de um idioma possuem mais conexões nervosas e possuem uma capacidade cognitiva maior em comparação a outras que falam apenas a língua materna. Todo o aprendizado fica mais fácil. Por exemplo, o raciocínio lógico funciona de maneira mais rápida e de forma mais eficaz. Fica mais fácil também realizar duas tarefas ao mesmo tempo sem grandes perdas.

Outro benefício de começar a aprender outro idioma ainda cedo é que isso ajuda o cérebro a focar em apenas uma coisa quando for necessário. A tomada de decisão também se torna mais fácil e rápida. Esses foram os resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da USP.

 

Como funciona uma escola bilíngue?

Como funciona uma escola tradicional, a grande maioria já sabe e é bem provável que o seu filho esteja matriculado em uma. Mas o que muitos não fazem ideia é sobre como uma escola bilíngue funciona. Pois então, vamos explicar agora.

Na escola bilíngue, a grade escolar em si é dividida em dois idiomas. Aqui no Brasil, é bastante comum ver essa grade dividida em português e inglês. Isso significa que algumas matérias são dadas em inglês e outras em português. Fica claro que aprender um novo idioma não é apenas uma finalidade, mas também um meio para alcançar esse objetivo.

A criança passa a aprender um novo idioma da mesma maneira que aprendeu a língua materna, ou seja, por meio da exposição de diversos fatores ambientais e também por meio da interação com esse meio.

É um formato de ensino que tem se tornado tendência nas principais capitais do país e que muitos pais têm aprovado. É uma formação mais global e abrangente, o que também proporciona maiores possibilidades de trabalho e quem sabe fazer a graduação no exterior.

 

Quais os benefícios de uma escola bilíngue?

Para os estudantes, é uma ótima maneira de aprimorar e acelerar o aprendizado. Isso se reflete em diversos benefícios tanto na adolescência quanto na vida adulta. Não só para conseguir empregos melhores como também para compreender melhor o mundo, raciocinar de maneira rápida e eficiente, entre outras vantagens.

Assim, quem estuda em uma escola como essa pode estar à frente dos outros alunos que estudam em uma escola tradicional.

Os professores, por sua vez, têm a oportunidade de ensinar de maneira mais dinâmica e podem aproveitar o segundo idioma para fazer uma aula contextualizada. Por exemplo, ao falar de história europeia ou sobre geografia humana e atualidades no cenário internacional. Por isso, crianças que estudam nesse tipo de escola já são fluentes com apenas 10 anos idade.

Alguns pais ficam com receio de matricular o filho em uma escola como essa. Nos primeiros anos, é normal que as crianças formem frases misturando os dois idiomas. Porém, com o passar dos anos, essa “falha” será corrigida e os pequenos aprendem a separar os idiomas.

 

Quais as reais diferenças entre essas duas escolas?

Aqui no Brasil, as escolas de inglês são bem populares. Normalmente, os pais matriculam os filhos na escola de modelo tradicional e também escolhem uma escola de inglês separadamente. Para alguns pode parecer a melhor opção, pois a criança aprende um novo idioma de maneira separada não associando um idioma ao outro, mas é justamente nessa perda de associação que está o problema.

As escolas bilíngues conseguem transformar o aprendizado de um novo idioma em um processo bastante natural. Por isso, há uma maior facilidade de aprendê-lo tal como a língua materna. O contato constante e associado a uma rotina natural (ir para a escola) proporciona uma melhor absorção do conteúdo.

Há desvantagens?

Bom, os pais acabam criando maiores expectativas quando o filho vai para uma escola bilíngue. Até mesmo pelo custo, que é mais elevado que as escolas tradicionais, os pais esperam que os resultados cheguem o mais rápido possível. Esse tipo de pressão pode causar um sério problema na cabeça da criança e o aprendizado deixa de ser algo divertido, virando um verdadeiro “bicho papão”.

Para as escolas de idiomas, a pressão deve ser a mesma, porém, o resultado costuma demorar um pouco mais, principalmente porque esse contato não é diário. Na maioria das vezes, as aulas são duas vezes por semana, quanto numa escola bilíngue o contato é diário e a criança também pode conversar com outros colegas e pessoas em inglês no intervalo ou a qualquer outro momento.

No momento de ensinar, é muito importante que os professores associem a nova língua com atividades descontraídas. As crianças e jovens precisam entender que aprender coisas novas é legal e assim, o entendimento se torna mais fácil e o aprendizado, natural.

Quer saber mais sobre as principais tendências em educação? Confira o nosso post sobre A Educação no Futuro!

 

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema