Filmes que ajudam a estudar para o vestibular

10 filmes que vão ajudar a estudar para o vestibular de uma forma muito mais dinâmica

O estudo para o vestibular não precisa ser só leitura, aliás, não deve ser apenas leitura. Afinal de contas, o nosso cérebro aprende de diversas formas e, por isso, quanto mais variados forem os meios de estudo, melhor o aprendizado. Por isso, estudar para o vestibular com filmes é uma das melhores estratégias, especialmente para aquele momento que você está cansado e deseja um pouco de lazer.

E, para ajudá-lo a poupar tempo nessa busca, listamos abaixo alguns filmes para o vestibular que são excelentes e que certamente conseguem unir diversão e conhecimento. Confira!

1. Gandhi

Um dos mais famosos nomes do ativismo pacífico. Gandhi é um exemplo e sempre será de que é possível fazer grandes coisas sem usar a violência. Enquanto milhares de países enfrentaram diversas batalhas e guerras para ter a independência, Mahatma Gandhi provou que era possível sim libertar a Índia da Inglaterra sem pegar em armas.

O filme retrata justamente esse momento da sua vida, como um tipo de biografia sobre a luta desse homem para transformar a Índia em um país independente do domínio inglês. Para quem tem Netflix, pode encontrar o título por lá.

2. Lutero

Para quem quer aprender um pouco sobre história da religião, o filme Lutero consegue esclarecer muita coisa. Martinho Lutero foi um monge que conseguiu realizar a reforma protestante e “criar” uma nova religião na qual o enriquecimento não era pecado e não era necessário pagar à igreja para ter um lugar no céu. 

Muitos pontos interessantes são mostrados nesse filme. O fato de, por exemplo, não haver tradução para algumas palavras do latim para outros idiomas e ocorrer um tipo de adaptação. Algo que pode nos fazer refletir sobre esse livro tão sagrado.

3. Olga

O filme Olga retrata uma parte da vida da famosa ativista brasileira Olga Benário, que lutou contra a ditadura aqui no país. Com apenas 15 anos, ela se uniu ao Partido Comunista Alemão em uma época que todos os comunistas começaram a ser perseguidos apenas por suas ideias e ideologias. No filme, você verá toda a coragem dessa mulher e como ela lutou pela liberdade de pensamento e expressão para todos os brasileiros.

4. Cruzada

Esse nome é bastante familiar lá dos livros de história. A Cruzada foi um movimento europeu que tinha como objetivo conquistar a “Terra Santa”, Jerusalém, e protegê-la das mãos dos ditos Sarracenos. 

No filme, o personagem principal, Balian se junta aos cruzados com um pai que acaba de conhecer e vai para Jerusalém, onde o rei Balduíno IV, um leproso que está perto da morte, governa. O objetivo é manter a paz no lugar, mas diversos acontecimentos mudam a vida de todos os que ali vivem.

5.  Histórias Cruzadas

Um filme simplesmente incrível e capaz de fazer qualquer um refletir sobre questões como racismo na atualidade, apesar de passar na década de 1960. Tudo acontece no sul dos Estados Unidos no momento em que negros e brancos lidam com a questão da segregação racial. Negros devem usar banheiros para negros, bebedouros para negros, devem se sentar no fundo do ônibus entre tantas outras restrições que são mostradas no filme.

6. Legítimo Rei

O filme conta a história do famoso rei escocês Robert the Bruce em uma época em que a Escócia era governada pelos ingleses, mais precisamente por Eduardo II. Robert liderou o país na Primeira Guerra de Independência Escocesa e se tornou um dos guerreiros mais famosos da história.

O filme conta a trajetória desse guerreiro desde o primeiro momento em que ele decide se rebelar contra o domínio inglês até o momento de sua ascensão.

7. Coração Valente

Um filme bastante antigo e que poucos sabem ser baseado em fatos reais. Na cronologia dos filmes, ele se passa em uma época anterior ou filme que acabamos de citar, Legítimo Rei.

Os ingleses, ficaram por 3 anos dominando a Escócia e o filme mostra todos os abusos que o povo sofria. O longa mostra bastante as questões feudais, quando a primeira noite da esposa dos camponeses deveria ser dada para o dono da terra, momento que, muitas vezes, era conseguido pela força. Já cansado da tirania, o valente William Wallace consegue montar o que foi considerado o maior exército da história até aquele momento.

Ele se tornou um lendário guerreiro do país e hoje há uma estátua erguida em sua homenagem. Ele foi o responsável por abrir o caminho para que Robert the Bruce alcançasse a vitória e libertasse os escoceses. 

8. Invencível

Outro filme incrível baseado na vida real de um soldado americano que, durante uma missão com mais 2 companheiros, caiu no meio do oceano e passou dias e dias à deriva. Não bastando isso, ele cai nas mãos dos japoneses — inimigos durante a 2ª Guerra — e vai parar em um campo de concentração. Todos os horrores sofridos e toda a sua força serve de inspiração para qualquer pessoa.

9. Selma: uma luta pela igualdade

Um filme incrível que mostra um momento exato de uma das principais batalhas vencidas pelos negros em meio a todo o caos gerado pela segregação racial nos Estados Unidos. Tendo o ativista Martin Luther King como o centro dos acontecimentos e a cidade de Selma. O episódio foi bastante marcante, tanto que começou a mudar a opinião pública sobre a situação dos negros no país. O filme retrata bem esse período.

10. O que é isso companheiro?

Para quem deseja aprender mais sobre o período da Ditadura Militar no Brasil, o filme “O que é isso companheiro? ” conta a história de 2 ativistas, Fernando e César que resolvem se rebelar contra a tirania do governo depois da publicação do AI-5. César é capturado pelo governo e Fernando planeja sequestrar o embaixador dos Estados Unidos para fazer uma troca de prisioneiros.

Viu como é possível unir momentos de lazer com os estudos? Estudar para o vestibular não precisa e não deve ser algo chato e monótono. Tente mesclar tipos diferentes de material para o seu estudo para deixá-lo mais dinâmico e interessante. Entenda que o mais importante é gostar do processo e assim, passar no vestibular será apenas a consequência disso.

E você? Conhece mais filmes que podem ajudar nos estudos para o vestibular? Comente aqui e compartilhe com a gente!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema