VOCÊ ESTÁ LENDO: Métodos de estudo: Como eles podem ajudar você?

Os métodos de estudo são técnicas utilizadas para facilitar o aprendizado de conteúdos. 

Existem diferentes tipos e cada um deles pode ter um objetivo como melhorar a memorização, aumentar o foco e a concentração, fazer uma boa gestão do tempo, aumentar a produtividade, etc.

Um método de estudos eficiente pode aumentar o ganho de conhecimento e tornar a rotina de estudos mais prática. Mas, nem sempre o mesmo método serve para todas as pessoas.

Para encontrar algo que funcione para você, é legal buscar por aqueles que atendem às suas necessidades e combinem com o seu perfil. 

A seguir, trouxemos alguns dos métodos de estudo mais conhecidos que existem para que você conheça e possa melhorar ainda mais seu desempenho na rotina de estudos.

 

Método Pomodoro

Esse método foi criado por Francesco Cirillo e seu objetivo é aumentar a produtividade nas tarefas. Ele consiste em intercalar períodos de estudo com períodos de descanso.

Inicialmente, deve ser feita a técnica do 25/5, onde você estuda por 25 minutos sem parar e sem distrações e depois faz uma pausa de 5 minutos.

Posteriormente, quando já tiver conseguido manter um bom ritmo, você pode aumentar o período de estudo e o tempo de descanso, proporcionalmente.

 

Mapas mentais

De algum tempo pra cá, os mapas mentais têm se tornado muito populares. Eles consistem em mapas que podem ser construídos com setas, grades, informações, figuras e formas, com a finalidade de construir uma visualização de um conteúdo ou de entender as conexões entre assuntos para melhorar o aprendizado.

É uma técnica que torna o estudo mais interativo. Serve ainda, para para desenvolvimento de projetos, trabalhos, etc.

 

Prática distribuída

Como o próprio nome já diz, é uma técnica que consiste em distribuir os conteúdos ao longo de um determinado período de tempo. Ou seja, a cada etapa você se concentrará em uma matéria, assunto ou bloco de assuntos.

Isso evita a ansiedade de tentar aprender tudo de uma vez, melhorando o foco e a concentração em cada conteúdo.

Para colocar em prática, basta pegar a quantidade de horas que se tem para estudar e os assuntos a serem estudados e fazer a divisão.

 

Estudo intercalado

Também conhecido como rotação de matérias. Consiste, basicamente, em intercalar as disciplinas e conteúdos, de forma a não ficar preso ao estudo de uma única disciplina por dia.

Em suma, ajuda a absorver mais conhecimentos e tornar a rotina menos maçante e cansativa.

 

Auto explicação

Muito simples e eficiente, essa prática costuma ser feita de maneira espontânea quando temos que apresentar um trabalho. Basta explicar para si mesmo o conteúdo estudado.

Ou seja, você faz a leitura dos textos, acompanha as aulas e realiza os exercícios. Em seguida, faz uma apresentação para si mesmo explicando tudo o que aprendeu.

O diferencial do método para aquilo que sempre fazemos quando vamos apresentar um trabalho, é a prática. Ou seja, a técnica deve ser feita para todos os conteúdos estudados.

 

Seus estudos podem render muito mais!

Com os métodos de estudo, a aquisição de conhecimentos pode acontecer de maneira mais prática. Estudar não será um peso na rotina.

É importante saber como planejar os horários de estudo e estar sempre munido de materiais de boa qualidade como os cadernos, blocos e planners da Jandaia. Acesse nosso site e conheça nosso catálogo completo.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...