VOCÊ ESTÁ LENDO: Métodos de Planejamento

métodos de planejamento

Você já utilizou métodos de planejamento na hora de estudar? Os métodos são estratégias que ajudam a ser mais eficiente ao aprender algo. 

São utilizados para diversas finalidades, como por exemplo, aprender algo novo, fixar um conteúdo rapidamente ou até mesmo, revisar uma matéria.

Para muitas pessoas, estudar pode significar algo cansativo e complicado. Sobretudo, porque realmente existe um esforço do nosso cérebro para conseguir manter o foco, a concentração e absorver as informações.

A utilização de um método simplifica esse processo e ajuda você a aprender mais rápido, ter mais foco e concentração, além de adquirir conhecimento a longo prazo e manter a procrastinação bem longe.

A seguir, nós citamos 3 métodos para aumentar o seu rendimento. Fique atento, pois eles te ajudarão a atingir melhores resultados nos estudos.

 

1 – Método Kanban

Este é um método de planejamento adaptado do mundo corporativo. Utilizado por empresas de todo o mundo, seu objetivo é organizar as demandas e melhorar a visibilidade das tarefas a serem executadas.

O método Kanban consiste em criar um quadro com três colunas. Na primeira, devem constar as tarefas ou temas a seres estudados e que ainda estão pendentes. Já na segunda, devem constar as tarefas que estão sendo realizadas no momento. E na terceira, vão as concluídas.

É algo muito simples e prático. Mas, que ao longo do tempo, promoverá um efeito positivo na rotina de estudos, e ajudará a melhorar o rendimento. Ou seja, vai te deixar mais produtivo!

Para quem gosta de utilizar aplicativos, então o Trello é recomendado, pois oferece um método parecido. Por sua vez, quem curte fazer tudo no papel, pode contar com a ajuda dos produtos Jandaia.

 

2 – Método PDCA

É um método bastante utilizado por pessoas que estudam para concursos públicos. Ele consiste em planejar, executar, verificar e agir.

  1. Planejamento: faça um cronograma do que deve ser feito, com informações sobre as provas, o que estudar, bem como os prazos para isso. Em suma, quanto mais detalhes você conseguir inserir, melhor;
  2. Execução: comece a executar o que você planejou;
  3. Verificação: tire 10 minutos por dia e avalie o seu processo. Verifique se existem problemas a serem superados, se algo na rotina deve ser reorganizado, etc;
  4. Ação: agora que você já corrigiu os problemas e melhorou o seu processo, então dedique-se profundamente a ele e estude!

 

3- Método Robinson (SQ3R)

Este é mais um método bastante eficiente para planejar os estudos. Existem diferentes maneiras de usá-lo e ele ajudará a absorver qualquer conteúdo de forma mais prática.

  1. Survey (examine);
  2. Question (questione);
  3. Read (leia);
  4. Recite (recite);
  5. Review (revise).

Em conclusão, basta utilizar os 5 pontos como um roteiro. Veja bem, se você vai estudar sobre um determinado tema, comece examinando o conteúdo. Em seguida, faça questionamentos. Depois, leia atentamente, recite o que aprendeu para si mesmo e, finalmente, faça revisões para fixar as informações. Simples assim!

 

Dicas importantes sobre os métodos de planejamento

  • Você não precisa utilizar apenas um método de planejamento, mas precisa ter um. Portanto, teste diferentes métodos até encontrar um que combine com o seu ritmo de estudos;
  • Adote um planner, agenda ou bloco de anotações para conseguir manter o seu planejamento em dia. De fato, escrever manualmente, aumenta suas chances de memorizar;
  • Aprenda a montar um cronograma de estudos e utilize os métodos de planejamento para facilitar a rotina.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...