Você sabe o que é a ABNT? Neste artigo nós te mostramos que ela vai muito além das regras para formatar trabalhos acadêmicos.
Se você já fez trabalhos na faculdade ou no colégio, é muito provável que já tenha ouvido falar da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Isso porque, ela é a responsável pelas regras que devem ser seguidas na hora de formatar os trabalhos acadêmicos. Mas, a função da ABNT não é só essa.
A seguir, nós trouxemos um conteúdo bem legal para você entender o que é a ABNT e sua importância no país.
O que é a ABNT?
ABNT é a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma entidade privada e sem fins lucrativos que é responsável por cuidar de diferentes normatizações. Ela estuda, analisa e propõe as melhores formas de sistematizar processos, sejam eles de cunho acadêmico, industrial, tecnológico, produção de serviços, etc.
Portanto, não se tratam apenas de regras para formatar os trabalhos acadêmicos ou escolares, mas para vários setores da sociedade.
O principal objetivo é que cada um dos processos possa ser reproduzido de forma padronizada. Isso é muito importante para evitar erros e tornar o conhecimento acessível para a sociedade, por meio de informações precisas de como algo deve ser feito.
Se não existissem normas, cada pessoa ou empresa iria fabricar seus produtos da maneira que achasse melhor, colocando em risco a segurança desses processos.
Origem da ABNT
A ABNT foi criada no dia 28 de setembro de 1940 como uma entidade normatizadora. Depois de 10 anos, ela também passou a atuar na certificação de produtos, serviços de organizações que seguiam normas de eficiência e qualidade.
Atualmente, as diretrizes da ABNT são reconhecidas pelo Governo Federal brasileiro e são seguidas pelas empresas e instituições de ensino de todo o país.
As normas são criadas por comissões ou comitês formados por profissionais com conhecimentos técnicos em diferentes áreas de atuação.
A ABNT é tão importante que foi uma das fundadoras da ISO (Internacional Organization for Standardization), uma entidade que reúne 160 países e estabelece normas com validade internacional.
Importância da ABNT e suas regras
Como você já pôde entender, a ABNT é responsável por criar as normas brasileiras. Atualmente, existem milhares dessas normas, sendo que cada uma delas é identificada com uma numeração.
A NBR 14724:2011 é a norma que estabelece as regras para elaboração de trabalhos acadêmicos e monografias. Outro exemplo que a gente conhece bastante aqui na Jandaia é a NBR 14789:2007 que está relacionada às normas de certificação em manejo florestal.
Uma norma sempre surge de uma necessidade da sociedade. Empresas, grupos de pessoas ou cidadãos podem entrar em contato com a ABNT para informar sobre a necessidade de normatizar algum processo. O assunto é analisado e passado para um Comitê Técnico.
Esse comitê discute o problema em uma sessão aberta, ou seja, qualquer pessoa pode assistir. Quando se chega a um consenso, então é criado o Projeto de Norma, ou ainda, arquivada a solicitação.
No site da ABNT é possível acessar as normas publicadas, porém, para leitura é necessário que o material seja comprado.
As normas estabelecidas pela ABNT contribuem para o desenvolvimento da sociedade, pois transmitem um conhecimento sistematizado, que já foi devidamente analisado e avaliado em relação à segurança e qualidade. A Jandaia é associada à ABNT e segue todas as normas relativas ao setor.
Para conferir mais assuntos interessantes como este aqui, continue navegando pelo Blog.
E não deixe de acessar o site para conferir todas as novidades em cadernos, agendas, planners e outros produtos.