O que fazer nas férias

O que fazer nas férias?

O que fazer nas férias? Confira as dicas!

 

As férias é um dos momentos do ano mais aguardados pelos estudantes, especialmente quando são as férias de janeiro. Muito sol, praia, viagens com a família e melhor ainda se você já mora em um local que oferece diversas opções de lazer. Mas se você ainda assim não sabe o que fazer nas férias, estamos aqui para dar aquela ajuda.

Aliás, você pode aproveitar esse momento para fazer coisas que te ajudem a sair da sua zona de conforto e expandir o seu conhecimento sobre os mais diversos assuntos. E nós temos várias ideias para colocar em prática. 

Descubra quais são essas ideias conferindo abaixo as dicas para saber exatamente o que fazer nas férias!

Assista a documentários na Netflix

A Netflix se tornou uma das maiores fontes de filmes, seriados e documentários acessível a praticamente todo mundo que tem internet. Além disso, você pode assistir tudo o que quiser pelo app no celular sem nem mesmo precisar estar online. 

Lá você encontra diversos documentários extremamente interessantes e sobre assuntos diversos: racismo, feminismo, história, alimentação, esportes, filosofia, sociologia…com certeza você vai encontrar algum que tenha a ver com o seu gosto pessoal.

 

Aprenda algo novo

Essa também é outra dica de algo para fazer nas férias que vai expandir o seu conhecimento. Que tal usar um pouco do seu tempo para se dedicar a alguma coisa como aprender a tocar um novo instrumento, entender sobre fotografia, fazer artesanato, estudar desenho ou pintura entre outras tantas opções artísticas e culturais que você pode descobrir.

 

Saiba sobre a história da sua cidade

Sabe aqueles pontos turísticos da sua cidade que quem é morador raramente vai e que todos os turistas já visitaram? Então, esse pode ser o melhor momento para fazer isso. 

Esses pontos fazem parte da cultura e da história da sua cidade e, consequentemente, dos seus ancestrais, da sua família e da sua história. Comece a pesquisar e se coloque no lugar de um verdadeiro historiador pesquisando jornais velhos e conhecendo lugares especiais.

 

Vá a museus

E falando em história, você pode começar a visitar museus nas suas férias. Pode ser na sua própria cidade ou nos lugares para onde viaja. Muitas cidades possuem museus, até as menores, por isso não deixe de visitá-los. 

Algumas pessoas, especialmente os mais jovens, têm uma visão ultrapassada de museu. Acreditam que é um local onde só tem objetos velhos e quadros de pessoas que já morreram (e, diga-se de passagem, que foram extremamente importantes). Mas não é bem assim. Hoje em dia você encontra museus especializados em determinados assuntos. 

Por exemplo, o Museu do Futebol, localizado em São Paulo, conta toda a história do esporte com imagens de fatos marcantes. Em Porto Alegre, temos o Museu de Ciências e Tecnologia que é um local de interatividade entre homem e ciência que explica coisas sobre o meio ambiente e o universo ao nosso redor.

 

Vá ao teatro

O teatro também é um lugar encantador e que pode oferecer muito conhecimento. Poucas pessoas têm o hábito de ir ao teatro e, talvez, você nunca tenha ido. Aproveite esse momento das férias para descobrir como esse local pode ser encantador. Aliás, você pode inclusive descobrir que ama teatro e este se tornar um dos seus programas favoritos.

 

Visite um planetário

Outro local bastante interessante para expandir os seus conhecimentos sobre o universo, a ciência e a natureza. No planetário, você consegue ver projeções do céu estrelado noturno em diversos momentos e assim identificar os corpos celestes, especialmente os mais próximos do nosso planeta. Verá também o movimento desses corpos que, no mundo real, levam milhares de anos para se completar, mas no planetário, você poderá ver em questão de segundos.

 

Leia mais

Esse é um bom hábito para desenvolver e cultivar durante as férias. O bom da leitura é que você não precisa de um lugar para ir e pode fazê-lo ainda que todos os seus amigos estejam viajando ou ocupados. Além do mais, nem precisa gastar dinheiro porque pode ir à biblioteca da sua cidade e pegar um livro emprestado.

Outra vantagem dos livros é que eles podem ser combinados com outro passatempo. Por exemplo, que tal ir à praia e levar um livro para ler deitado em uma espreguiçadeira na sombra? Com uma água de coco bem gelada ao lado para acompanhar. Você também pode ir a uma livraria e tomar um café enquanto lê.

 

Vá a lugares que nunca foi

Se você está viajando para um lugar novo, então já está colocando essa dica em prática. E, para quem vai passar boa parte das férias em casa, pode aproveitar para visitar novos lugares, especialmente se for comer. Até mesmo ir a uma sorveteria que nunca foi com os amigos ou você pode ir também na que sempre vai, mas pedir um novo sabor. 

Saia com os amigos

Durante o ano são muitos os compromissos: trabalho, estudo e milhares de tarefas do dia a dia que precisam ser cumpridas. Por isso, se encontrar nesse período pode ser uma missão quase impossível. Já nas férias, é mais fácil, pois muitos estão de bobeira em casa já que os compromissos da escola, da faculdade ou do cursinho não fazem mais parte da agenda.

 

Faça uma atividade física

A desculpa de muitos para não fazer exercícios físicos é a falta de tempo. No fundo a gente sabe que não é bem assim, na verdade, bate aquela preguiça de correr um pouco, nadar e outras atividades que agora nas férias podem ser feitas sem desculpas. Aliás, é o passatempo perfeito para quem fica entediado facilmente.

Escolha um esporte com o qual tem mais afinidade e comece a praticar. Tá sem grana? Uma corrida na orla ou pedalar pode ser uma excelente ideia. Perfeito para quem está precisando perder alguns quilos e voltar com tudo para as aulas quando as férias chegarem ao fim.

E você? Já sabe o que fazer nas férias? Quais os seus planos? Conta pra gente nos comentários e compartilhe as suas ideias!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema