A principal característica do papel off-white, é que ele passa por tratamentos especiais para ganhar tons que remetem a cor creme, um tom pastel e opaco. Isso faz com que a reflexibilidade do papel diminua, tornando-o mais confortável para o leitura.
É um tipo de papel produzido especialmente para a confecção de livros, cadernos escolares e outras publicações. Isso porque, esses materiais precisam atender todas as pessoas, incluindo aquelas que possuem algum tipo de fotofobia ou alguma patologia que compromete a visão e exige um maior conforto na hora de ler.
Um exemplo do que estamos falando, é a Síndrome de Irlen. Quem tem essa síndrome possui dificuldade para se adaptar a quantidade de luz que entra no globo ocular. Nós falamos com mais detalhes sobre ela em outro post aqui do blog, vale a pena conferir.
As características do papel off-white podem ter variações, de acordo com a marca que o produz e o tratamento recebido. Alguns, por exemplo, podem ser mais acinzentados. Mas, de modo geral, todos têm a mesma função.
Qual a diferença entre folha off-white e comum?
Todos os papéis são feitos a partir de celulose com adição de cargas minerais e outros componentes. O nome recebido depende do tipo de tratamento utilizado na fabricação e da utilização para o qual é destinado.
As características dependem, portanto, da produção. Mas, de modo geral, envolvem a alvura, a brancura do papel e a sua opacidade. A gramatura, que é a densidade de área ou a grossura que ele terá, depende da finalidade para o qual é feito, ou seja, você pode encontrar papel off-white no mesmo formato e gramatura do sulfite comum. Nesse sentido, não há diferenças.
O grande diferencial do papel off-white é que não reflete a luz como esses papéis mais comuns, os quais estamos acostumados. Aquele brilho que podemos facilmente observar em um papel desses, que é um reflexo da própria cor branca, não existe na versão off-white.
Como já falamos acima, é um papel usado na impressão de livros, cadernos escolares e outros materiais que visam atender um público amplo. Considerando que, é mais confortável e mais agradável de se ler. Além de, atender aquelas pessoas que possuem fotofobias.
Resumindo, podemos dizer que é um diferencial de um papel em tom creme para livros e cadernos escolares, que oferece uma leitura mais agradável, mais amigável para a visão.
Você já conhecia o papel off-white?
Aposto que você já usou muitas vezes esse papel, mesmo sem conhecer suas características e diferenciais.
A Jandaia utiliza esse tipo de papel em algumas linhas de produção. Essa preocupação visa atender o público geral com mais conforto, comodidade, além de proteger a visão, que é algo que devemos cuidar com muito carinho e atenção.
Convidamos você para acessar o nosso site e conhecer mais sobre os nossos produtos.