Dicas para conseguir o primeiro emprego

PRIMEIRO EMPREGO, DICAS PARA VOCÊ CONSEGUI-LO

A gente sabe que conseguir emprego não está nada fácil, especialmente quando o assunto é o primeiro emprego, não é mesmo? Mas, estamos aqui para desenrolar o problema e já começamos com uma luz no fim do túnel: o número de vagas abertas no Brasil vem crescendo, mas é necessário ter mão de obra qualificada, ou seja, a velha história de quererem pessoas com experiência e é isso que muitas vezes impede você de dar o pontapé inicial no mercado de trabalho ou na área que pretende seguir, não é verdade? 

Uma prova disso é que o número de vagas de emprego no Brasil vem crescendo. Só em abril de 2019 foram quase 30 mil novas vagas. Portanto, há vagas, e você precisa correr atrás para conquistá-las já que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente.

E depois desses animadores dados, nada melhor do que dicas para que você drible algumas dificuldades e enfim inicie no primeiro emprego. Confira abaixo!

Como conseguir o primeiro emprego?

 

Tenha um bom currículo

Você não pode oferecer experiência de trabalho neste momento, então, o melhor a fazer é oferecer um bom currículo. Como? Primeiro, mire na área que deseja: logística, administrativa, atendimento ao público e outras como um tipo de subárea dentro da sua área de formação. Faça custos específicos, de extensão e atualização, tenha aquele “a mais” no currículo para ser escolhido entre tantos outros.

Tenha cuidado para não encher o currículo com cursos pouco relevantes para o cargo que pretende. Uma lista infinita de cursos só vai prejudicá-lo.

 

Não tenha medo de admitir que tem pouca experiência

Não precisa ter medo de falar e de mostrar que não tem experiência na área. Pelo seu currículo, o avaliador já sabe disso e se ainda assim o chamou para a entrevista é porque viu algo que gostou. O mais importante é estar em uma área de atuação que você goste de atuar e que ofereça o crescimento profissional que deseja. Todas aquelas pessoas que estão ali, inclusive o seu recrutador, já estiveram no seu lugar.

 

Nunca ofereça informações falsas

Nesse momento, “dar uma de esperto”, é a pior coisa que você pode fazer. Colocar informações falsas no seu currículo é um grande erro, pois o recrutador ou a própria empresa pode descobrir essa fraude. Por exemplo, colocar no currículo que fez o curso “x” e não ter o certificado para comprovar é uma atitude negativa muito grave. Isso só passará a informação de que você é alguém em quem não se pode confiar. Com certeza, uma empresa não deseja contratar candidatos que mentem logo no início.

 

Aceite estágio

Nesse primeiro momento, pode ser que a ideia de um estágio não seja a melhor opção, afinal de contas, você queria um emprego “de verdade”. Mas um estágio pode abrir portas e é uma ótima oportunidade de colocar os conhecimentos teóricos em prática. O melhor de tudo é que, caso consiga o primeiro emprego na mesma empresa, já estará familiarizado com todos e com a cultura do negócio. O estágio pode ser o primeiro degrau da escada, servindo de trampolim para oportunidades maiores.

 

Faça network

Criar bons relacionamentos profissionais é uma excelente estratégia, não apenas para conseguir o primeiro emprego, mas também para se manter firme no mercado de trabalho. Para isso, é importante participar dos eventos da empresa e de diversos outros eventos na sua área. Conheça pessoas influentes e não só aquelas que possam te oferecer um emprego, mas principalmente, aquelas que possam oferecer conhecimento.

 

Comporte-se como profissional

Você até pode nunca ter trabalhado, mas isso não quer dizer que não possa ter uma postura profissional. Por exemplo, chegar no horário marcado não diz respeito apenas a uma postura profissional, mas também a ser educado e respeitoso a um compromisso. É de muito bom tom que você seja pontual e, para isso, é importante sair de casa com bastante antecedência e, se ainda assim perceber que vai se atrasar, envie uma mensagem para o recrutador informando o que aconteceu e que vai se atrasar.

Além disso, existem outras coisas que devem ser analisadas para o momento da entrevista que vão além das roupas, cabelo e visual. Desligar o celular antes de entrar na sala e não ficar mascando chiclete são pontos fundamentais. Preste também atenção na sua postura. Ficar, por exemplo, de braços cruzados passa a ideia de que você não quer estar ali, balançar as pernas, nem pensar. E o mesmo vale para bocejar, vai parecer que o seu entrevistador é um tédio.

 

Procure nos lugares certos

Atirar para todos os lados não é a melhor opção para encontrar um bom emprego, ainda que no primeiro momento, você esteja desesperado. Se existir uma empresa que realiza recrutamento na sua cidade, é um bom lugar para se cadastrar. Na internet, você encontrará uma série de sites com oportunidades de emprego como Infojobs, Indeed, Trampos.co entre outros. O próprio Google tem um sistema de busca de vagas, basta colocar no campo de pesquisa, por exemplo, vaga para administrador em São Paulo e aparecerá uma lista.

Esteja preparado para as dinâmicas de grupo

Atualmente, muitas empresas, especialmente as maiores, possuem diversas etapas até que você seja, de fato, selecionado. Uma delas costuma ser a dinâmica de grupo, uma forma de a empresa identificar se você e os outros candidatos sabem trabalhar em equipe. Essa é uma característica muito importante e, para ir bem, é bom ter algumas habilidades como:

  • Iniciativa;
  • Liderança;
  • Confiança; e
  • Espírito coletivo.

Além delas, saber se expressar corretamente e conseguir passar informações de maneira objetiva e clara também é importante.

Persista

É normal ouvir alguns “nãos”, especialmente, nas primeiras entrevistas. Porém, depois de um certo tempo, você estará mais acostumado aos recrutadores e será mais fácil. Além disso, quando uma vaga não der certo, você pode pedir um feedback do recrutador. Dessa maneira, será possível não cometer o mesmo erro em outra empresa e ir se aperfeiçoando a cada entrevista feita. Esse é o momento de não desanimar, pense que, até mesmo aqueles que já possuem experiência, ouvem alguns “nãos” de empresas, então, vá em frente.

Agora, é o momento de colocar a mão na massa. Use essas dicas e comece a procurar o seu primeiro emprego. Lembre-se de que milhares de pessoas que hoje são bem-sucedidas já passaram por isso.

Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente e deixe a sua pergunta nos comentários!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2019 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema