Como iniciar a vida profissional

Qual a melhor forma de dar início a sua vida profissional

Iniciar a vida profissional é um desafio para muitos. Não importa se você acabou de sair da faculdade, se está procurando pelo primeiro emprego, uma oportunidade de estágio, trainee ou Jovem Aprendiz. Todos esses caminhos podem ser complexos e dar o primeiro passo exige decidir sobre algumas coisas importantes que nem sempre estamos preparados ou temos maturidade.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é muito importante pensar bem e refletir sobre ela. E é justamente para ajudá-lo nisso que estamos aqui. Neste conteúdo, mostramos a você como analisar o mercado, de que maneira ponderar os fatores que são importantes, experiência necessária e muito mais. Confira!

8 dicas para dar início à sua vida profissional

  1. Planeje-se

O primeiro ponto é se planejar. Tenha um objetivo e crie metas, afinal de contas, quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. E, se pensar bem, algumas coisas você já sabe que deseja. Quer ser bem reconhecido no mercado e valorizado pelas empresas por exemplo. Quem sabe você não deseja se tornar um empreendedor de sucesso e ter o seu próprio negócio? Então, para isso é preciso sim um bom planejamento.

Por exemplo, se você pensa em começar a estudar para concursos, saiba que precisará definir de onde virá o dinheiro para pagar inscrições, comprar materiais, viajar para fazer provas e outros custos. Precisa definir por quanto tempo pretende estudar, para qual área e outros pontos relevantes.

  1. Seja proativo

O emprego e a sua carreira não vão cair do céu e ninguém vai bater à sua porta oferecendo o cargo dos sonhos. É você quem precisa se movimentar e correr atrás disso. Envie seus currículos para os cargos que quer ocupar, vá a eventos da área, conheça pessoas, pergunte se estão sabendo de alguma vaga. Uma boa opção também é criar uma conta no LinkedIn, a maior rede social de negócios. Lá você pode encontrar ofertas de vagas de diversas empresas, divulgar o seu currículo e fazer networking e o seu marketing.

 

  1. Não tenha medo

Você se esforçou, fez cursos, montou um belo currículo, conseguiu uma entrevista e primeiro emprego. O problema agora é o medo da mudança, principalmente para aqueles que já estão há algum tempo fora do mercado. Isso acontece com muitas pessoas, elas ficam inseguras. Acham que não vão dar conta do recado, que é muita responsabilidade e, às vezes, até desistem da vaga.

O que você precisa pensar é no seguinte: todos os que estão no mercado de trabalho hoje já passaram por isso. Além disso, não tem problema errar. Até mesmo os grandes e renomados empresários erram. Por que você, que está começando a vida profissional agora não pode? Quanto mais os dias forem passando no novo emprego, ficará mais fácil realizar as tarefas.

  1. Mantenha-se atualizado

A gente sabe que o mercado muda muito e de forma rápida e você precisa estar sempre um passo à frente se quer ter uma carreira de sucesso. Isso vale, especialmente, para aqueles que estão começando. Faça primeiro os cursos que podem lhe oferecer maior destaque entre os outros candidatos na sua área. Por exemplo, saber inglês de maneira plena é um diferencial? Então, comece a praticar, entre em cursos e coloque a mão na massa.

Tenha apenas o cuidado de não “dar um passo maior do que a perna” e fazer muitos cursos de uma vez só. Você acaba não aproveitando bem cada um deles o que pode ser muito prejudicial para sua carreira e para aplicar os conhecimentos na prática.

  1. Seja organizado

A organização também é algo que o ajudará a ter um início de carreira da melhor maneira possível. Por exemplo, na hora de enviar currículos liste em um papel para qual empresa está enviando, o cargo e a remuneração. Assim que enviar, risque, use marca-texto ou coloque um “ok” ao lado do nome da empresa. Isso evita que mais de 1 currículo acabe indo para o mesmo recrutador dando uma ideia de que você está desesperado ou pior, que é desorganizado. E não é essa a imagem que queremos passar não é mesmo?

Você precisa ter uma agenda, por exemplo, para marcar o dia, o horário e o local das entrevistas. Listar tudo o que você precisa realizar naquele dia e dentro de um determinado período. Aliás, ser organizado é algo bastante valorizado pelas empresas.

  1. Acompanhe as suas finanças

A vida financeira é importantíssima para quem está começando a vida profissional e conhecendo como estão as suas finanças fica mais fácil tomar algumas decisões.

Por exemplo, você está querendo muito participar de um congresso, mas é em outro estado e o custo será muito elevado. Suas finanças lhe permitem ir sem prejudicar o bolso? Outro tipo de investimento muito comum nesse momento é em cursos. Tome muito cuidado para não ficar se matriculando em vários sem saber se pode pagar por eles.

  1. Invista no marketing pessoal

Assim como as empresas, você precisa ser visto para ser lembrado. Por isso, investir tempo e dinheiro no seu marketing pessoal é muito importante, ainda mais que você quer ser conhecido pelas empresas. Abriu uma conta no LinkedIn? Que tal começar a fazer publicações sobre assuntos relacionados à sua área de conhecimento?

Você também pode começar a publicar nas redes sociais. Por exemplo, digamos que você acabou de terminar a faculdade de fisioterapia e pretende trabalhar como profissional autônomo com Fisioterapia Domiciliar. As publicações podem ser com dicas sobre prevenção, informações sobre patologias e muito mais. Isso pode torná-lo uma referência no assunto, sendo um atrativo para novos pacientes.

  1. Saiba quais são as suas habilidades e competências

Começar uma vida profissional e traçar um plano de carreira exige autoconhecimento. No que você é bom dentro da sua área de atuação? Na faculdade ou na escola, quais eram as suas matérias preferidas? Você se dá bem trabalhando em grupo ou é melhor sozinho? Sabe receber críticas construtivas? Consegue criar empatia? Essas são algumas das habilidades mais requeridas pelo mercado hoje em dia. Confira outras:

  • Inteligência emocional;
  • Negociação;
  • Flexibilidade cognitiva;
  • Criatividade;
  • Pensamento crítico;
  • Saber resolver problemas.

Essas são habilidades que não aprendemos em sala de aula e, por isso, precisamos nos esforçar para buscar mais conhecimento sobre o assunto. Atualmente, existem muitos cursos, presenciais ou online que podem te ajudar a desenvolvê-las.

Iniciar a sua vida profissional pode parecer algo muito difícil no primeiro instante. A ansiedade por conseguir o primeiro emprego o mais rápido possível pode tornar a sua visão ainda mais complexa sobre o caminho a ser seguido. Siga as dicas que demos aqui, faça acontecer e não se compare com qualquer outra pessoa. As coisas acontecem no momento que têm que acontecer, pode confiar em nós!

Você tem mais alguma dica para quem está começando a vida profissional? Compartilhe aqui e ajude outras pessoas compartilhando este conteúdo em suas redes!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema