Conhecer os diferentes tipos de redação é fundamental para quem vai prestar Enem, vestibulares ou concursos.
Para alcançar uma boa nota, é necessário saber diferenciar as categorias de redação, de forma que seja possível desenvolver um bom texto dentro do que está sendo solicitado.
Cada tipo de redação possui uma estrutura específica, além de exigir uma abordagem especial do tema sugerido. A forma como você se posiciona numa dissertação é bastante diferente de como se redige uma carta ou uma narração, por exemplo.
Pensando nisso, abordaremos aqui as categorias redacionais que mais aparecem em processos seletivos, a fim de te ajudar a compreender as diferenças existentes para conseguir melhorar o seu desempenho ao escrever qualquer um desses tipos de texto.
Por mais que você seja fera na hora de escrever, o respeito as características de cada tipo de redação, será imprescindível na correção. Então, concentre-se, pois é hora de aprender!
O que é uma redação?
A palavra Redação vem de “redigir” que quer dizer, simplesmente, “escrever”. Portanto, uma redação nada mais é do que um texto escrito, que pode ter diferentes formatos.
A diferença entre um tipo e outro está nas exigências quanto a técnicas e regras a serem respeitadas para que o texto se enquadre naquele modelo determinado de redação, considerando a sua estrutura e a forma de comunicar o assunto.
Tipos de redação
- Dissertação
É o tipo mais comum e com certeza, você já deve ter ouvido falar dela muitas vezes. A dissertação é um texto que interpreta, analisa, questiona e apresenta pontos de vista a respeito de um tema. Ela é uma espécie de debate em forma de texto.
Uma dissertação pode ser Expositiva ou Argumentativa. Expositiva é quando o autor apresenta as suas ideias sobre o tema, apenas com a intenção de informar o leitor, ou seja, não tenta convencê-lo de algo.
Já na dissertação argumentativa, o texto ganha um propósito maior, que é o de fazer o convencimento do leitor, a partir da argumentação daquele tema. É o tipo de texto mais cobrado em processos seletivos.
No Enem, por exemplo, o desafio geralmente, é criar uma solução para determinado problema/ situação, uma proposta de mudança.
A dissertação precisa ser estruturada com Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
- Carta
Também costuma aparecer muito em testes seletivos. É um tipo de redação escrito em primeira pessoa, sempre a partir da perspectiva do autor, usando os verbos no imperativo e vocativos.
Pode ser um texto mais formal ou mais descontraído, tudo vai depender do tema proposto.
A estrutura da carta deve conter cabeçalho, saudação, corpo e assinatura.
- Narração
A narração é um tipo de redação que compreende a representação de fatos, sejam eles reais ou fictícios. É como aqueles textos que costumávamos ouvir na infância, onde existem personagens vivenciando uma narrativa.
É um texto que exige riqueza de detalhes e o tema é abordado na forma de uma história, organizado com verbos de ação e com advérbios de tempo e lugar.
Sua estrutura deve contar com a apresentação, desenvolvimento, clímax (resolução dos conflitos dos personagens) e desfecho.
Outro ponto a ser lembrado é que, o discurso pode ser direto, que é quando as falas dos personagens são incluídas no texto, ou indireto, que é quando o próprio autor conta aquilo que os personagens falaram. É uma redação que explora a criatividade.
- Descrição
Um texto descritivo é aquele que tem por objetivo criar um relato detalhado de algo ou de alguém. Ou seja, deve apresentar as características, qualidades e informações que representam o tema sugerido.
Uma descrição faz com que o leitor consiga criar na sua mente uma ideia completa daquela pessoa ou daquele objeto, com base nas informações fornecidas pelo autor. Para isso, deve contar com adjetivos e verbos de ligação.
- Texto jornalístico
Também está entre os tipos mais comuns de redação solicitados em processos seletivos. É aquele texto comum de notícias e reportagens que tem por finalidade informar o leitor sobre um fato ou acontecimento, de forma objetiva e impessoal.
Deve considerar todos os dados pertinentes ao fato indicado como tema, personagens envolvidos, fatos e motivações.
O texto jornalístico pode compreender algumas subcategorias como notícia, reportagem, crônica, resenha, etc. Caso não seja solicitado um tipo específico, que é o mais comum de acontecer nesse tipo de prova, então a abordagem é impessoal, com a finalidade apenas de repassar informações, sem argumentar.
Dicas para melhorar a sua redação
- Pratique a escrita com frequência. Insira isso em seu cronograma de estudos.
- Busque abordar assuntos da atualidade enquanto treina, pois é uma forma de se preparar para os possíveis temas que a prova apresentará;
- Escreva textos em diferentes formatos, seguindo os tipos de redação mais comuns que são os que apresentamos nesse post;
- Use sempre linguagem clara e prefira frases curtas as muito longas, pois evita que o texto possa ficar confuso. Evite também, o uso de termos muito rebuscados;
- Leia com atenção a proposta de redação antes de iniciar o seu texto;
- Capriche na letra, ela deve ser legível.
Aqui no Blog da Jandaia você vai encontrar várias dicas imperdíveis para ter uma rotina de estudos produtiva e conseguir um bom desempenho no Enem ou Vestibulares.
Compartilhe nossos conteúdos com quem também está se preparando para esse grande desafio.
E não esqueça de conhecer o nosso site e dar uma olhadinha nos produtos incríveis que temos pra você estudante!