CADERNOS, CADERNETAS, PLANNERS, AGENDAS, BLOCOS E MUITO MAIS!

Top 6 dicas de como estudar para o Enem sozinho

Preparamos dicas para manter uma boa organização dos conteúdos e fazer o seu tempo render muito mais.

O Enem é um dos eventos mais esperados por quem está em busca de uma vaga na universidade. A prova é um dos principais meios de ingresso em um curso superior aqui no Brasil. Mas, para se garantir, é preciso estudar e muito!

Para quem vai encarar esse desafio estudando sozinho, é muito importante saber organizar a rotina de estudos e manter o foco no que precisa ser feito, para que assim possa haver um bom aproveitamento do tempo e dos conteúdos.

Se você vai prestar o Enem esse ano e quer saber qual o melhor caminho para estudar sozinho, a seguir te damos algumas dicas.

  • Conheça a prova

Se você nunca prestou o Enem, é legal ler um pouco sobre a prova e entender como ela funciona. Realizar a leitura atenta do edital é muito importante, nele constam todas as informações sobre a realização da prova e ainda, quais são as matérias a serem cobradas.

Tradicionalmente, o Enem se constitui de 180 questões de múltipla escolha em 4 áreas de conhecimento, sendo Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (língua portuguesa, língua estrangeira, artes, literatura, educação física e tecnologia da informação); Ciências Humanas e suas Tecnologias (conhecimentos gerais, geografia, história, sociologia e filosofia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia); e matemática e suas Tecnologias (conteúdos de Matemática).

  • Elabore um cronograma de estudos

Você pode aproveitar as dicas que demos no post sobre como montar um cronograma de estudos, para elaborar o seu. Ele é importante porque o Enem é uma prova extensa, que cobra assuntos das mais diversas disciplinas.

Ter uma boa organização dos conteúdos a serem estudados faz toda a diferença no seu rendimento. É legal pontuar quais são as matérias onde você tem mais dificuldade e programar maior tempo para se dedicar a elas.

  • Encontre diferentes formas de aprender

Livros e apostilas são fundamentais, mas também é possível encontrar aulas online, filmes e documentários, ler blogs, ouvir podcasts, dentre outras formas criativas de aprender.

O Enem é uma prova muito importante e por conta disso, existe muita gente produzindo materiais bacanas e disponibilizando na internet para facilitar os estudos.

Um ponto importante aqui, é descobrir qual é o seu estilo de aprendizagem, se você se dá bem com a leitura, se precisa escrever ou desenhar para memorizar melhor as informações, se ao assistir um filme, isso torna os conteúdos mais claros, etc. Você pode ir testando esses diferentes formatos para encontrar seu jeitinho ideal de aprender.

  • Faça simulados com as provas anteriores

Os simulados das provas aplicadas nos anos anteriores são de grande valia para ter uma experiência de como será a prova e treinar a concentração.

  • Capriche nos estudos da redação

A redação tem um peso alto na nota da prova, então é preciso caprichar nos estudos se quiser se dar bem. O tema da redação é divulgado apenas no momento da prova, então a dica é escrever sobre os mais variados temas, de modo a treinar sua capacidade de argumentação e aprimorar a qualidade da escrita para conseguir discorrer sobre qualquer assunto.

Outra dica importante é ficar de olho nas notícias do país e do mundo, em questões históricas e temas relevantes, pois eles podem vir a ser o tema da redação da prova.

  • Mantenha uma rotina saudável

Além de saber organizar um cronograma de estudos, é importante administrar bem o seu tempo para não comprometer a sua qualidade de vida. Dormir bem, praticar exercícios, manter uma boa hidratação e cuidar da alimentação, são hábitos fundamentais para se manter saudável e fazer os estudos renderem.

O cansaço físico e mental, o estresse e a ansiedade impedem a sua atividade mental e tiram o seu rendimento nos estudos. Por isso, é muito importante manter esses cuidados.

Você também pode conferir o post com dicas para controlar a ansiedade.

E não se esqueça que seus estudos podem ficar muito melhor com materiais Jandaia. Temos cadernos, agendas, planners e vários outros produtos perfeitos para organizar a sua rotina e se aprofundar nos conteúdos.

Visite nosso site e confira!

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi – Todos os Direitos Reservados

Feito com 🧡 por Conteúdo Conecta