um cochilo pode ser produtivo

Um cochilo pode ser produtivo!

Quem não gosta de tirar aquele cochilo logo depois do almoço? Tem gente que ama, por exemplo, uma soneca no entardecer, com aquela meia luz perfeita para descansar. Há quem diga que ter esse cochilo pode representar perda de tempo ou até mesmo de produtividade, mas a ciência já comprovou que a realidade não é bem essa.

Na verdade, já há algumas pesquisas comprovando os benefícios desse hábito. Entre elas, temos uma feita pelos cientistas da Universidade de Heriot-Watt da Escócia. Eles perceberam que essa soneca não só ajuda a nossa mente a fixar as memórias, como também a relembrar alguns detalhes de lembranças que seriam perdidos.

Só por essa pesquisa já é possível entender que o cochilo é um ótimo aliado do estudante, pois ajuda a fixar os conhecimentos aprendidos em sala de aula e livros.

Vamos agora saber um pouco mais sobre o assunto e entender como o cochilo consegue oferecer essa produtividade que tanto buscamos.

 

Quais os benefícios do cochilo?

 

  1. Memória

Como mostrou o estudo descrito acima, a memória é uma das grandes favorecidas pelo cochilo. Você já deve ter ouvido falar sobre a grande importância de uma boa noite de sono e aquela história de ficar acordado até de madrugada para ficar estudando não trará o efeito desejado. 

Isso porque é justamente durante o sono que a memória não só se forma como também fixa melhor os conhecimentos e informações adquiridos durante o dia.

O cochilo tem o mesmo efeito, mesmo que seja algo de curta duração. Porém, aqueles minutos ajudam a mente a funcionar melhor.

  1. Produtividade

Eis uma palavra que está cada vez mais presente no nosso dia a dia. A produtividade é algo que todos querem, afinal de contas, quanto mais produtivo se é, mais somos capazes de trabalhar menos e obter os mesmos resultados se trabalhássemos mais tempo.

O cochilo oferece esse benefício com louvor e nos deixa muito mais produtivos para as tarefas do dia a dia, principalmente para os estudos. É muito mais fácil estudar quando a mente está descansada.

E falando nisso, uma pesquisa feita pela NASA comprovou essa tese. Eles perceberam que pilotos que tiravam uma soneca e revezavam entre si cometiam menos erros e também conseguiam responder às mais diversas situações de maneira mais rápida do que aqueles que não descansavam durante o dia.

  1. Criatividade

Se você faz um curso ou trabalho no qual precisa ser criativo, então as sonecas são um santo remédio. Lembrando que a criatividade pode ser aplicada até nos trabalhos mais formais, no estudo e em qualquer outra coisa. Portanto, dormir durante o dia, mesmo que por um curto período, pode ajudar bastante.

Na verdade, a criatividade está intimamente associada a encontrar boas soluções para os problemas e quanto mais criativa a pessoa é, melhor será essa solução.

O sono de uma forma geral, inclusive o cochilo, ajuda a nossa mente de forma que ela passa a conseguir encontrar os caminhos para a resolução de problemas mais rapidamente. Para as crianças, também causa o mesmo efeito, principalmente para o entendimento de situações mais abstratas como os sentimentos.

 

Como tirar um bom cochilo?

Nem todo mundo tem essa facilidade em deitar e dormir não é mesmo? Principalmente meio-dia, quando é necessário levantar em determinado momento para não perder a hora do expediente. Mas existem algumas técnicas que podem ser usadas para que você consiga dormir muito bem e queira tirar aquela sesta depois do almoço. Vamos agora conferir quais são!

  1. Aproveite o horário depois do almoço

A grande vantagem de dormir no período da tarde é justamente porque não fica nem muito perto do momento em que você acordou, nem muito distante do período da noite quando vamos dormir. Por isso, é o melhor momento do dia para recarregar as energias e ser mais produtivo. 

Por isso, se depois do almoço bateu aquela sonolência aproveite. Além dos mais, nesse momento o corpo está trabalhando para digerir os alimentos, então o melhor a fazer a descansar.

  1. Vá para um local tranquilo

Existem algumas pessoas, felizardos, que conseguem dormir em qualquer lugar e com qualquer barulho. Mas isso é a minoria e se você faz parte do maior grupo, vai precisar de um local mais adequado para descansar. 

Por isso, na hora da sesta vá para um local tranquilo e com pouca luz. Dessa forma, a melatonina, hormônio do sono, é liberada mais facilmente e você vai conseguir dormir.

  1. Saiba quanto tempo você tem

O tempo que você tem para tirar um cochilo também precisar ser levado em consideração além das tarefas que precisam ser feitas depois de acordar.

Por exemplo, se você vai precisar ficar alerta por mais tempo, vai precisar de mais tempo de sono, por exemplo, cerca de 1 hora e meia que é quando entramos no sono REM. Mas, se será necessário voltar ao trabalho em breve, 30 minutos é um tempo bom, pois conseguirá descansar e retornar de forma mais rápida sem muita sonolência.

  1. Não confie na sua mente

Usar o despertador para óbvio para esses momentos, mas ainda tem gente que insiste em confiar nos próprios “instintos” para acordar por si só. Entenda que você não estará consciente para saber por quanto tempo pode dormir. Por isso, para evitar maiores problemas, acerte o seu despertador.

Essa sesta é algo tão importante que, em São Paulo, é possível encontrar um lugar feito especialmente para esse momento. São dormitórios, cabines com cama, iluminação adequada, cobertor, som ambiente e tudo o que você pode precisar.

Agora uma observação a respeito desse cochilo durante o dia. Ele não pode ser longo demais para não prejudicar o sono da noite que é essencial para a memória de longo prazo. Outro motivo para não estender muito o cochilo é que até o cérebro voltar ao normal para fazer as tarefas do dia pode demorar mais tempo. Portanto, um cochilo pode durar em média 45 minutos e nada mais do que isso.

Super interessante, né? Já conhecia a importância de tirar esse cochilo? Conta pra gente e compartilha com seus amigos e familiares nas redes sociais!

Quer entender um pouco mais sobre como funciona o seu corpo na hora de dormir? Então  descubra como funciona o Ciclo do Sono!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema