As energias solar e eólica estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e isso deve ao fato de que as duas são alternativas sustentáveis para a produção de energia elétrica.
A produção de energia é classificada de duas formas: renovável ou não renovável. Tanto a energia solar quanto a eólica são consideradas como fontes renováveis, ou seja, elas utilizam recursos naturais que são inesgotáveis.
Por serem popularmente conhecidas como opções mais sustentáveis às fontes convencionais, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual delas é mais vantajosa. Para que você entenda qual representa a melhor opção, falaremos um pouco sobre cada uma delas.
Energia Solar
A energia solar, como o próprio nome já diz, é um tipo de energia gerada a partir da luz do sol. Ela pode ser utilizada de diferentes formas, como aquecimento solar, energia heliotérmica ou energia elétrica.
Para a sua produção são utilizados painéis solares que captam a luz do sol e a transformam em correntes elétricas que podem ser utilizadas nas residências, comércios, indústrias, etc.
É considerada uma fonte energética limpa (que não gera resíduos), renovável, sustentável e alternativa. Dentre as vantagens do uso dessa tecnologia, podemos citar:
- As placas solares tem vida útil média de 25 anos;
- É mais econômica e como alternativa gera até 95% de redução na conta de luz;
- É de fácil instalação e a manutenção é barata;
- Produz energia de forma gratuita;
- Os custos de implantação tende a reduzir cada vez mais, graças aos avanços tecnológicos;
- Os equipamentos fotovoltaicos são resistentes às condições climáticas e recicláveis;
- O processo de produção é silencioso.
O único entrave para a utilização da energia solar é a falta de incentivo por parte do governo.
Energia eólica
A energia eólica é produzida a partir da transformação da energia do vento em trabalho útil. É uma forma de obtenção de energia limpa, alternativa e renovável, visto que não inclui agentes que agridem o meio ambiente.
O processo utiliza moinhos de vento que impulsionam veleiros por meio de velas e assim produz eletricidade.
Assim como a energia solar, é uma opção que pode atender os mais diversos segmentos e que pode ser instalada em qualquer lugar do mundo.
Dentre as vantagens da produção de energia eólica, podemos citar:
- É uma fonte inesgotável;
- Reduz a dependência dos combustíveis fósseis;
- Ajuda a reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera;
- Gera empregos nas regiões onde são instaladas usinas produtivas;
- É considerada altamente lucrativa.
Com relação as desvantagens podemos citar a poluição sonora, visto que são utilizados grandes aparelhos para a captação de energia e eles contam com turbinas barulhentas que podem incomodar até mesmo em locais distantes.
Além disso, outro ponto negativo, é que nos locais onde é instalada, pode ocorrer impacto a fauna local, uma vez que podem ocorrer colisões de aves com os moinhos.
Qual é a melhor?
Para definir qual das duas alternativas é a melhor cabe uma avaliação criteriosa das vantagens e desvantagens para cada projeto. De modo geral, a energia solar apresenta mais qualidades do que a eólica, sendo a mais viável.
Porém, se forem pessoas ou empresas que possuem localidades amplas, onde seja possível fazer a instalação das turbinas e não houver problemas com o barulho e a turbulência, então a energia eólica também pode ser considerada uma boa opção.
Aqui na Jandaia, a utilização de energia solar já é uma realidade! Nossos produtos são fabricados com muito respeito e carinho pelo meio ambiente.
Aproveite para visitar nosso site, conhecer um pouquinho da nossa história e conferir todas as novidades em cadernos, agendas, planners, blocos e papéis em geral.