VOCÊ ESTÁ LENDO: ESG: O que significa e qual sua importância?

Entenda o que é ESG, quais são os seus pilares e qual sua importância para a sociedade e o meio ambiente.

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance, que em português, significa Ambiental, Social e Governamental. Ela é utilizada para definir um conjunto de boas práticas implementadas no mundo corporativo que ajudam as empresas a alcançarem a sustentabilidade.

Essas práticas envolvem tanto as medidas para reduzir o impacto ambiental gerado quanto para criar uma gestão mais eficiente em todos os aspectos.

De alguns tempos pra cá, o ESG vem sendo muito valorizado pelo mercado financeiro, o que tem feito com que cresça o número de empresas preocupadas em renovar seu conceito de governança.

Tanto os investidores quanto os consumidores estão utilizando o ESG para avaliar as empresas antes de fechar negócios.

Mas, de onde será que surgiu essa ideia?

 

A origem do ESG 

Existem várias versões diferentes sobre a criação do conceito de ESG. Oficialmente, ele surgiu em 2005 quando apareceu em um relatório criado pela ONU, chamado de “Who Cares Wins”, que em português significa “Ganha quem se importa”.

Neste documento, 20 instituições financeiras de 9 países diferentes participaram da criação de recomendações para a inclusão das questões ambientais, sociais e de governança na gestão dos negócios.

De acordo com o relatório, quando o mercado financeiro incorporar esses três pilares, será possível gerar um mercado mais sustentável, com resultados melhores para a sociedade e o meio ambiente.

 

Como as empresas implementam o ESG? 

A implementação do ESG pelas empresas envolve um processo de estudo e planejamento para integrar os aspectos de governança, econômicos, sociais e ambientais de cada negócio.

Ou seja, cada empresa deve avaliar como pode criar práticas relacionadas com os três pilares para alcançar a sustentabilidade em todos os setores.

 

Quais os benefícios do ESG? 

  • Ele está mudando o comportamento do mercado, fazendo com que as empresas adotem novos e melhores propósitos;
  • O engajamento do mercado financeiro faz com que o número de empresas preocupadas com seus impactos ao meio ambiente cresça cada vez mais;
  • Existem estudos que garantem que as empresas que adotam boas práticas de governança obtêm melhores resultados financeiros;
  • O ESG possibilita a criação de empresas mais resilientes e que se comprometem com as questões ambientais e sociais.

Ficar de olho nas empresas que se preocupam com o Desenvolvimento Sustentável é uma forma de contribuir para a construção de um planeta melhor para todos.

A Jandaia possui várias iniciativas que são bons exemplos para todos. Acesse o site para conhecer mais sobre nossa empresa.

Aproveite para conferir todas as novidades em cadernos, agendas, planners e outros materiais.

 

Links imagens

https://t3.ftcdn.net/jpg/04/54/95/06/360_F_454950680_rcNlvJfDO2nKSEr3GPvTisEW4EjuzoJq.jpg

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...