Esportes de verão

10 esportes ideias para praticar no verão

Verão, praia, sol e diversão. Todas essas palavras se combinam perfeitamente e ficam melhores ainda quando estão dentro da categoria esportes. Os esportes de verão são ótimas alternativas não só para se manter em forma e não descuidar da saúde mesmo nas férias, mas também ótimas maneiras de se divertir, especialmente em grupo.

Você pode aproveitar um cenário paradisíaco de praias para chamar os amigos e fazer algo juntos. Os amigos estão viajando? Não se preocupe. Existem ótimas opções de esportes para praticar sozinho e se divertir bastante. Aliás, esse momento de férias é o melhor para aprender algo novo. 

Se você gosta de praticar esportes e quer aproveitar o verão para se manter em movimento? Então, confira abaixo uma lista com diversas opções de esportes para praticar!

 

  1. Caiaque

Eis um ótimo esporte para praticar durante o verão em cidades com mar ou rio. Lembrando que para praticar Caiaque, o melhor mesmo é que o mar esteja o mais calmo possível para evitar acidentes. É um esporte que você pode fazer sozinho ou com os amigos e é ótimo para exercitar a musculatura dos braços, costas e peitoral. O abdome também é trabalhado constantemente já que é preciso mantê-lo contraído todo o momento.

 

  1. Frescobol

Esse esporte é um verdadeiro clássico e mesmo aqueles que não curtem esportes já se arriscaram. Tem que ter muita força no braço, agilidade, coordenação motora e reflexos rápidos. Pois é, esse é um esporte que oferece inúmeras vantagens para aqueles que o praticam. 

É quase impossível caminhar pela praia e não ver alguém jogando Frescobol. Ele foi criado em 1950 e aqui mesmo em Copacabana. Pois é, quem acha que o Frescobol foi inventado em outro país e que o Brasil só copiou engana-se. 

O principal objetivo do jogo é não deixar a bola cair, por isso, na hora de rebater a coordenação motora conta muito. Você deve repassar a bola de forma que fique fácil para os parceiros alcançarem.

 

  1. Stand Up Paddle

Um esporte que, cada vez mais, fica popular entre os brasileiros e é ótimo para praticar em águas mais tranquilas. No Stand Up Paddle temos uma mistura de remo com o surf. Você terá que ficar em pé em cima de uma prancha e, para se locomover, utilizará um remo. A prancha de surf deve ser uma grande, especialmente se você está começando no esporte para manter o equilíbrio.

Nesse caso, é sempre bom pedir ajuda a um professor ou instrutor que estiver presente. Para começar, uma dica é ficar de joelhos. Isso ajuda a manter o equilíbrio por mais tempo e, quando se sentir mais seguro, pode ficar de pé. É como aprender a andar novamente, mas agora você vai ter que deslizar sobre o mar e o remo servirá para mantê-lo sobre a prancha.

 

  1. Futebol de areia

O futebol é uma paixão nacional e não importa onde você esteja, sempre dá para bater uma bola com os amigos. O Futebol de Areia é um esporte que trabalha muito mais a resistência cardiorrespiratória em comparação ao de quadra ou no gramado. Isso porque quando você corre afunda os pés na areia e assim, a resistência para se movimentar é bem maior.

 

  1. Slackline

Não sabe nadar ou não gosta muito da água do mar mas quer aproveitar as areias para se divertir? Então, o Slackline é a opção perfeita para você. Na areia é ainda melhor porque se cair, não se machuca tanto. É um esporte que pode ser feito por pessoas de qualquer idade e ajuda muito a treinar a força (especialmente das pernas e do abdome), o equilíbrio e a coordenação motora.

 

  1. Esqui Aquático

Como o próprio nome já diz, o Esqui Aquático é como esquiar na água e para os mais aventureiros, se tiver onda é ainda melhor. Não é um esporte que se pode praticar em qualquer lugar porque é necessário que alguém esteja pilotando uma lancha. Além disso, o local para praticar deve estar praticamente vazio, pois o esqui toma bastante espaço e como é necessária uma lancha, os banhistas devem ficar bem longe.

 

  1. Surf

É claro que ele não poderia faltar já que o surf é um dos esportes mais praticados no país devido à grande extensão do litoral brasileiro e também porque temos aqui bons campeões mundiais. Hoje, é possível encontrar diversos locais que oferecem aulas de surf e alugam uma prancha para que você possa se divertir sem necessariamente ter todo o equipamento. Não tente surfar sozinho, pois esse é um esporte que oferece alguns riscos se você for de maneira despreparada.

 

  1. Beach Tennis

O mesmo que vôlei de praia ou futebol na areia, o Beach Tennis é uma forma de jogar tênis à beira do mar. A única diferença aqui para o tênis de quadra é que a rede fica no alto como se fosse uma rede de vôlei. Assim, os jogadores precisam dar saltos e pulos para alcançar a bola e rebater com a raquete. O esporte pode ser jogado apenas com 2 pessoas — um contra um — ou com duas pessoas se for jogado em duplas.

 

  1. Natação

Outro esporte bastante praticado aqui no Brasil, porém, mais em piscinas do que em praias. Porém, se você estiver em local de praia sem ondas, dá para praticar a Natação tranquilamente. Como é um esporte que precisa se espaço e, normalmente, os banhistas costumam ir para o alto mar, pesquise primeiro sobre a área e peça informação sobre ataques de tubarões. O litoral de Pernambuco, por exemplo, é famoso por esses ataques. Portanto, muito cuidado.

  1. Vôlei de Praia

Outro esporte bastante popular nas praias brasileiras e que já conta com 13 medalhas. Além de ser muito famoso, é versátil: se não tiver uma rede, sem problemas. Você pode juntar uma turma e brincar de toquinho e o objetivo aqui é o mesmo do Frescobol, ou seja, não deixe a bola cair. Isso exige bastante coordenação motora além de um bom trabalho cardiorrespiratório.

Gostou das nossas opções de esportes de verão para colocar em prática? Então, comente aqui o que você pretende fazer nessas férias!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema