5 esportes novos nas olimpíadas

5 NOVOS ESPORTES NAS OLIMPÍADAS DE 2020

A cada 4 anos vemos os atletas de todo o mundo disputando medalhas. Eles passam todo esse tempo se preparando para oferecer o melhor desempenho possível. É um grande evento, porém, muitas pessoas sentiam falta de alguns esportes e por conta do apelo popular, em 2020 as olimpíadas contarão com 5 novos esportes.

É claro que, lá na Grécia, em 776 a.C. quando os Jogos Olímpicos surgiram, talvez os povos não imaginavam a magnitude que esse evento tomaria, muito menos as novas modalidades que ingressarão no próximo ano. Quando tudo começou, havia apenas a maratona como competição e, a partir do próximo ano, teremos 33 modalidades esportivas.

Vamos agora saber sobre cada uma delas e porque foram aprovadas por unanimidade pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Saiba mais sobre elas!

 

Olimpíadas 2020 e os 5 novos esportes

 

   Skate

Ainda não se sabe ao certo quando o skate surgiu, mas a história mais conhecida vem do surf. Quando começava o período do ano no qual as praias ficavam sem ondas, os surfistas colocavam rodinhas nas pranchas e “surfavam” pelo asfalto da Califórnia. As pessoas passaram a gostar tanto dessa prática esportiva que só entre 1963 e 1965, a empresa de Surf Makana faturou nada menos que 10 milhões de dólares só com vendas de skates. A famosa revista Skateboarder foi criada em 1965.

Porém, durante um certo tempo, a prática do skate ficou proibida e dá para imaginar o motivo. Pense em uma prancha de surf com rodinhas de ferro. É claro que elas não suportariam o peso e todas as manobras. As rodas quebravam com muita frequência e com isso, os usuários se acidentavam.

As coisas só melhoraram na década de 70 quando Frank Nashworthy, um engenheiro químico e também surfista, criou as rodas de poliuretano para os skates. Com um material muito mais resistente, os acidentes reduziram drasticamente e as pessoas voltaram a praticar o esporte. 

E o esporte não para de crescer. Só no Brasil, segundo pesquisa feita pelo Datafolha, já temos mais de 8,5 milhões de skatistas, imagine no mundo. Nas Olimpíadas de Tóquio, serão 40 competidores, 20 homens e 20 mulheres, com 2 eventos de rua e 2 eventos de pista.

 

   Surf

O surf faz parte da cultura polinésia desde o início dos tempos. E você aí pensando que tudo começou no Havaí não é mesmo? Mas não é por acaso que essa região dos Estados Unidos é tão famosa por esse esporte. Foi no Havaí que o surf se desenvolveu e ganhou ares de esporte e competição. Essa prática só se popularizou pelo mundo a partir de 1779, quando os diários do Tenente James King foram encontrados.

Ele estava em uma expedição britânica feita ao Havaí e falava que o surf era um passatempo exótico. Muitas pessoas passaram a realizar suas expedições na região. Outro pico no tempo relacionado ao surf foi em 1907 quando um havaiano chamado George Freeth foi convidado a mostrar o surf na Califórnia. Ele ficou conhecido como “o homem que andava sobre as águas”.

E, com a evolução do surf com o passar do tempo, hoje ele se tornou um esporte olímpico. Um dos motivos para isso foi que a organização dos jogos percebeu que estavam perdendo a audiência do público mais jovem. Assim, tanto o surf quanto o skate conseguirão atrair esse público e chamar a atenção novamente para as olimpíadas.

A competição também será formada por 20 homens e 20 mulheres e deve ser realizada na região da China provavelmente. O Brasil tem grandes chances de levar a medalha já que temos alguns campeões mundiais como Gabriel Medina e Adriano Souza.

 

   Karatê

O karatê sempre fez parte da cultura japonesa e chinesa e como estamos falando das Olimpíadas de Tóquio, certamente a população amou essa nova modalidade nos jogos. A prática surgiu durante um tempo que uma região ficou proibida de usar armas para que o conflito fosse evitado. Por causa disso, as pessoas começaram a treinar golpes usando o próprio corpo com a intenção de se defender de um possível ataque.

O esporte se expandiu em 1920 quando os mestres de karatê foram contratados para ensinar a modalidade aos alunos das universidades.

No total, haverá 8 categorias, sendo 4 femininas e 4 masculinas e divididas da seguinte maneira: 1 kata e 3 kumite. Cada país só poderá enviar um atleta por categoria, ou seja, serão 8 atletas por país. Para selecionar quais atletas participarão das olimpíadas, haverá uma disputa em Paris entre os dias 8 e 10 de maio de 2020.

 

   Escalada

Um esporte que há pouco tempo não era um destaque, agora se torna um esporte olímpico. A escalada surgiu em 1786 a partir do montanhismo e do alpinismo. Mas foi só em 1940 que a prática começou a tomar essa configuração de esporte quando o pico mais alto foi alcançado, o de Annapurna com mais de 8 mil metros. Já em 1953 o Evereste foi alcançado, tornando a escalada ainda mais popular.

Foi em 1970 que a prática esportiva da escalada foi tomando forma na Ucrânia, com a construção de paredes de escalada dentro de um galpão. Um montanhista não se conformava em não poder treinar e, por isso, resolveu colocar pedras na parede para escalar. Essa excelente ideia foi sendo copiada pelos vizinhos e amantes do esporte, o que acabou popularizando a prática da escalada indoor.

Nas Olimpíadas 2020 teremos, no máximo, 6 medalhas para essa modalidade: 2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze para homens e mulheres igualmente. Da mesma forma que nas outras modalidades citadas aqui, no total, serão 20 homens e 20 mulheres disputando as medalhas. Para escolher os campeões, serão levados em consideração 3 critérios: velocidade, técnica e dificuldade.

 

    Beisebol

Eis um esporte que já faz parte da vida de muitas pessoas, principalmente de quem vive nos Estados Unidos. Não há um marco histórico para quando nasceu o beisebol, mas imagina-se que o jogo teve como base o cricket, um esporte bastante popular na Inglaterra no qual os jogadores usam uma bola e um taco. Porém, 1839 é a data mais indicada para descrever em que ano essa atividade foi criada. Sendo que, a primeira partida oficial aconteceu em 1846 nos Estados Unidos.

E não é a primeira vez que o beisebol aparece em uma olimpíada. A primeira vez foi em 1912 como esporte de demonstração. Depois disso, teve mais 12 edições com os cubanos levando a melhor com 3 medalhas de ouro e 2 de prata. O Brasil não entrará na disputa nos jogos do Japão.

 

Gostou das novas modalidades olímpicas? Qual é a sua preferida? Qual faltou entrar na lista? Dê a sua opinião!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema