Dicas para ter uma vida saudável

6 DICAS IMPORTANTES PARA TER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

A nossa saúde é o bem mais valioso que temos e disso ninguém duvida. Por isso, precisamos cuidar muito bem dela e não estamos falando aqui apenas de praticar exercícios físicos. Afinal, viver bem e com saúde vai muito além disso e tem tudo a ver com a gente ter uma vida mais saudável fisicamente e emocionalmente falando.

E, para ajudá-lo a ter uma vida melhor, resolvemos passar dicas incríveis para tornar isso realidade. É claro que é necessária uma mudança de comportamento e na forma que você lida com as situações do dia a dia. Veja abaixo como ter mais qualidade de vida!

 

Como ter uma vida mais saudável?

 

  1. Faça terapia

“Mas eu não sou maluco! ”. Isso é o que muita gente pensa de quem faz terapia, que é coisa de gente doida ou então que só precisa de terapia quem está com um problema sério. E todas essas pessoas não poderiam estar mais enganadas sobre o assunto.

Da mesma forma que nos importamos com a saúde física, tomamos medicamentos, nos preocupamos com a alimentação e praticamos exercícios físicos, cuidar da mente é essencial. Como você fará as suas tarefas do dia a dia de uma maneira produtiva se estiver ansioso, estressado ou depressivo? E nem precisa ser uma patologia de fato. Uma cabeça cheia de preocupações é um excelente motivo para marcar uma sessão de terapia.

 

  1. Pratique exercícios físicos

É claro que esse tópico estaria aqui, afinal de contas, o nosso corpo não foi feito para ficar parado e, quando isso acontece, adoecemos. Sabia que, entre os países da América Latina, o Brasil é o mais sedentário? Quase metade da nossa população não pratica exercícios o suficiente para se manter saudáveis.

Portanto, fazer atividade física de maneira regular é mais do que essencial e você não precisa fazer algo que não gosta. Hoje em dia, é possível encontrar exercícios que agrade a gregos e troianos, inclusive, existem muitos programas que são montados para fazer em casa e você pode ter acompanhamento online. Portanto, a história de não fazer exercícios porque não tem tempo não cola mais.

E você nem precisa de muito dinheiro para sair do sedentarismo, aliás, não precisa de nenhum. Praticar corrida na rua da sua cidade é totalmente de graça.

 

  1. Não pule o café da manhã

Sabia que o café da manhã é a refeição mais importante do dia? E ainda tem gente que sai de casa sem comer nada e se você é uma dessas pessoas, melhor mudar o seu hábito. É justamente no café da manhã que colocamos no corpo o combustível necessário para começar um novo dia. 

Pense bem, durante a noite, o nosso corpo está trabalhando na construção e reparação de diversas partes. É justamente durante o sono que o Hormônio do Crescimento (GH) é liberado e ajuda a construir novos tecidos ou reparar os danificados. Por isso, quando acordamos, o nosso organismo está pobre em nutrientes, já que foram usados em sua maioria e, por isso, é preciso se alimentar.

Mas nada de comer só pão, certo? Nesse momento, o melhor é comer o máximo de nutrientes. Assim, frutas, grãos e oleaginosas como as castanhas são a melhor opção.

 

  1. Durma

Quem aí costuma perder noites para ficar estudando? Se essa é a sua realidade, melhor parar por aqui. Isso prejudica o seu aprendizado, afinal de contas, é durante o sono que boa parte do que você aprendeu durante o dia vai para a sua memória. Além disso, não dormir bem provoca outros problemas de saúde e aumenta as chances de desenvolver estresse. 

E, se você tem problemas para dormir cedo, comece a criar o hábito, não há nada que o nosso corpo não se acostume. Para isso, desenvolva um ritual, por exemplo, tomar banho, trocar de roupa, arrumar a cama e deitar. E nada de celular na hora de dormir. A luz da tela reduz a produção de melatonina, o hormônio do sono.

 

  1. Faça coisas que gosta

Provas, exercícios para fazer, matérias para estudar são as obrigações de todo estudante, mas nem só de estudo se vive, aliás, é preciso aliar à sua rotina os momentos de lazer. Se dedicar com exclusividade aos estudos e deixar de lado os momentos com os amigos e com a família pode trazer sérios problemas emocionais como ansiedade.

Portanto, deixe um tempo, todos os dias, para o lazer. Pode ser assistir um seriado, um filme, jogar conversa fora com um amigo ou então sair para comer algo em família. Se na sua cidade tiver praia ou cinema, melhor ainda. Como estudante, você paga meia na entrada do cinema e tomar um banho de mar é de graça e totalmente revigorante.

 

  1. Coma de forma mais saudável

A nossa alimentação representa 70 a 80% da nossa saúde e o restante fica com os exercícios físicos. Portanto, se alimentar bem é muito importante para ter uma vida mais saudável. Para isso, reduza a quantidade de carboidratos simples com arroz branco e pão e troque esses alimentos pela versão integral. Na hora do lanche, as frutas são as melhores opções e você ainda pode incrementar com mel e canela para dar um sabor a mais.

Uma bebida para evitar a qualquer custo é o refrigerante. Além de ter diversos corantes e conservantes, ele também possui uma grande quantidade de açúcar. Uma única lata pode contar com até 6 colheres de sopa de açúcar. Assim, a bebida pode desenvolver a obesidade e também o diabetes, especialmente se você já tiver predisposição genética para isso.

É claro que apenas ler este texto não fará você ter uma vida mais saudável, é necessário colocar tudo isto aqui em prática. Mudar alguns hábitos pode ser bastante difícil, mas isso é só no começo. Com o passar dos dias ficará cada vez mais fácil e você sentirá os benefícios do seu esforço.

E você? O que faz para ter uma vida mais saudável? Conta pra gente!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2019 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema