Se você sofre com insônia, saiba que a alimentação pode ser um dos motivos que contribuem para que ela aconteça. Existem certos alimentos que tiram o sono. Pois, têm a capacidade de estimular o organismo, dificultando o descanso.
Noites mal dormidas afetam negativamente nosso estado físico e mental. Sem contar que, roubam a produtividade, e comprometem o bem-estar e a qualidade de vida.
Para mudar essa realidade, é necessário fazer alguns ajustes no cardápio. A seguir, te mostramos 7 alimentos que tiram o sono e porque eles fazem isso.
Alimentos que tiram o sono
1 – Cafeína
Essa você já deve saber, não é mesmo? A cafeína ajuda a manter o estado de alerta e promove energia, afastando o sono. Até mesmo, quando consumida até seis horas antes de se deitar.
A cafeína não se encontra apenas no café, ela pode ser ingrediente de chocolates, bebidas, chás, medicamentos, está presente nos refrigerantes, guaraná em pó e bebidas energéticas.
2 – Alimentos gordurosos
Consumir alimentos gordurosos como as frituras e alguns tipos de carne, dificultam o esvaziamento gástrico, fazendo com que a digestão seja mais lenta e ocorre aquela sensação de estômago “pesado”.
Além disso, a gordura saturada promove aumento do cortisol, o hormônio do estresse, reduz a produção de leptina e eleva a de grelina, hormônios que promovem o aumento de apetite e saciedade.
Esses desconfortos, no período da noite, atrapalham o sono e mesmo que você consiga dormir, será muito difícil alcançar um sono de boa qualidade.
3 – Carboidratos complexos
Carboidratos complexos como batata doce, pães integrais e macarrão, ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue, promovendo energia constante para o corpo.
Isso quer dizer que, se consumidos horas antes de dormir, vão promover picos de energia e dificultar o sono.
4 – Doces
Assim como no caso dos carboidratos complexos, alimentos com alto teor de açúcar vão promover energia e afastar o sono. Portanto, devem ser evitados no período da noite.
5 – Álcool
Existe uma crença de que tomar uma taça de vinho antes de dormir ajuda a melhorar o sono. Porém, o álcool, apesar de induzir o sono, promove apenas um sono superficial, que não tem efeito reparador. O que pode ocorrer, portanto, é que você acorde com sensação de cansaço.
Além disso, o consumo de álcool após as 18 horas pode provocar sintomas de ansiedade como agitação, palpitações, irritabilidade, etc.
6 – Sódio
Alimentos que tem grandes quantidades de sal provocam sede. Dessa forma, se ingeridos a noite vão gerar a necessidade de levantar para tomar água ou ir ao banheiro, o que acabará prejudicando o período de sono.
7 – Alimentos ácidos e picantes
Mesmo que sejam saudáveis, cebola, tomate, frutas cítricas, alho, pimenta, chocolate amargo e outros alimentos com características ácidas ou picantes, podem gerar azias e até refluxo, prejudicando o sono.
Dormir bem faz bem para a saúde
Além de evitar o consumo destes alimentos que tiram o sono, é importante manter uma alimentação variada e nutritiva, cuidar da hidratação e praticar atividades físicas regularmente. Tudo isso ajuda a manter a saúde em dia e promover noites mais relaxantes.
Aqui no Blog tem várias dicas de esporte e saúde para você aproveitar. Além de conteúdos interessantes sobre meio ambiente, cultura, tecnologia e muito mais.
Não deixe de visitar o nosso site para conhecer os produtos Jandaia. Temos certeza que você vai adorar!