Está cada vez mais comum ouvir que alguém está sofrendo com ansiedade. Todos os acontecimentos da nossa atualidade, o comportamento social, fatores da vida pessoal, histórico familiar, podem ser desencadeadores de reações emocionais desse tipo. Neste post trouxemos dicas para controlar a ansiedade e viver melhor.
A ansiedade é um sentimento que pode ser explicado como sofrimento por antecipação. Ua angústia capaz de limitar as suas ações, uma percepção de que algo está te ameaçando e isso pode ser real ou imaginário.
Uma pessoa ansiosa antecipa situações. Ou seja, imagina coisas que podem nem mesmo acontecer. E isso vem acompanhado, geralmente, de sintomas como taquicardia, tensão muscular, sudorese, dores de cabeça, problemas digestivos, dentre outros.
Além disso, ela pode se manifestar de formas diversas e níveis que podem chegar a ser muito graves. Algumas das manifestações comuns envolvem Síndrome do Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Fobia Social, Fobia específica, Transtorno Obsessivo Compulsivo e Transtorno de estresse pós-traumático.
Cada um desses problemas pode ter origem em situações específicas e acarretar uma grande variedade de sintomas físicos e psicológicos prejudiciais.
Quais são os principais sintomas da Ansiedade?
A Ansiedade, bem como esses transtornos a ela relacionados, pode se apresentar a partir de uma variedade de sintomas tanto no nível físico quanto mental.
Esses sintomas afetam a vida cotidiana e podem se manifestar em maior ou menor grau. Entre os mais comuns, podemos citar:
- Suor excessivo;
- Falta de ar;
- Palpitações;
- Cansaço;
- Boca seca;
- Tensão Muscular;
- Tremores nas extremidades;
- Náuseas;
- Mãos e pés gelados;
- Dores de barriga acompanhadas de diarreia;
- Dificuldade de concentração;
- Irritabilidade;
- Nervosismo;
- Descontrole dos pensamentos;
- Preocupação excessiva;
- Medo e sensação de algo vai acontecer;
- Problemas para dormir.
Atitudes que podem ajudar no controle da Ansiedade
Se você tem sentido que a ansiedade está prejudicando o seu dia a dia, promovendo em maior ou menor grau algum desses sintomas, então é preciso tomar algumas atitudes que te ajudem a amenizar esses sintomas e melhorar o seu bem-estar.
A seguir, listamos 9 dicas que vão te ajudar nessa importante missão.
1. Estabeleça uma rotina
A ansiedade pode comprometer muito a rotina, reduzindo significativamente a produtividade, prejudicando o sono, gerando cansaço, indisposição física, falta de energia, depressão, desinteresse, dentre outros problemas. É por isso que, estabelecer uma rotina com horários e metas pode ajudar você a focar no que é necessário.
Coloque isso no papel e deixe bem visível em casa. Não esqueça de inserir momentos de descanso, cuidados consigo mesmo e tarefas que considere estimulantes.
2. Cuide da sua alimentação
Uma alimentação saudável vai te fornecer os nutrientes necessários para manter o organismo em equilíbrio e isso é muito importante para a saúde física e mental. Lembre-se que deve investir nos legumes, frutas e verduras, alimentos ricos em vitaminas e mineras. E não se esqueça da hidratação.
3. Insira atividades físicas na sua rotina diária
Movimentar-se é essencial para afastar a ansiedade. Os exercícios físicos estimulam a produção da serotonina, que auxilia no equilíbrio mental. Mesmo em casa, é possível inserir atividades na sua rotina. Você pode buscar por canais na internet ou aplicativos que te orientem nesses exercícios.
Confira o post que nós fizemos sobre Exercícios para fazer em casa.
4. Faça exercícios de respiração
A respiração pode ajudar tanto a curto prazo, aliviando rapidamente as crises de ansiedade, como a longo prazo. Portanto, insira na sua rotina momentos para exercitá-la. Inspirar por quatro segundos e expirar em quatro é um exercício básico. Faça isso repetidamente e de forma concentrada para aliviar sintomas.
5. Invista na meditação
Para quem é ansioso, esse pode parecer um grande desafio. Mas, se você começar de forma lenta e gradual, logo vai conseguir alcançar a concentração necessária. Uma dica legal é procurar por meditações guiadas na internet, o próprio Youtube conta com milhares de opções.
Reserve um momento do seu dia para isso, permita-se relaxar e concentrar-se no momento presente. Isso vai te ajudar muito a lidar com a ansiedade.
6. Faça mais coisas que você gosta
Fazer tarefas obrigatórias e que não nos agradam tanto, pode ser um gatilho para a ansiedade. E isso é muito comum no dia a dia, especialmente no trabalho. É por isso que, você precisa inserir na sua rotina atividades que te estimulem, aquilo que você realmente goste de fazer.
Reflita sobre isso, tente descobrir o que realmente te dá prazer, se você gosta de ler, de cozinhar, de ouvir música, de caminhar, etc. É como fazer um exercício de autoconhecimento e explorar isso a seu favor.
7. Foque no momento presente
Nós chamamos de atenção plena o exercício de focar no momento presente, de colocar toda a sua atenção no que está acontecendo agora. A ansiedade provoca justamente o contrário, ela te coloca em estado de preocupação pelo que ainda está por vir. Por isso que trazer a sua consciência para o presente é uma forma de reduzir os efeitos que ela causa.
O Mindfulness é uma prática que pode te ajudar nessa tarefa. Ele te convida a sentir totalmente aquilo que está acontecendo agora. Fica mais essa dica pra você inserir no dia a dia.
8. Cuide do ambiente a sua volta
Cuidar do nosso interior é extremamente necessário, mas o ambiente a nossa volta também influencia muito no nosso bem estar. Por isso, dedique-se a cuidar desses locais, seja da sua casa ou do ambiente de trabalho, busque sempre manter tudo limpo, organizado e arejado. Isso será bastante significativo.
9. Conte com a ajuda da natureza
A natureza ajuda a entrar em estados naturais de relaxamento. Caminhe na natureza, cultive plantas em casa, tome chás calmantes como de camomila ou erva-cidreira, conheça os óleos essenciais, ou invista em qualquer atividade possível que te conecte com ela.
Cuide de você e viva melhor!
Seguindo esses passos você conseguirá melhorar a sua qualidade de vida e aproveitar melhor cada momento.
A Jandaia está sempre com você e queremos saber como você está lidando com a ansiedade nessa quarentena. Compartilhe com a gente suas experiências e dicas!
Não esqueça de visitar o nosso site e conhecer nossos produtos.