A história do futebol

A história do futebol

O futebol é uma das maiores paixões do brasileiro. É impossível falar do nosso país e não lembrar desse esporte, afinal de contas, o Brasil é conhecido como o país do futebol. Aqui há diversos profissionais extremamente qualificados que ganham muito bem em times da casa e de outros países.

Há também figuras consagradas nesse esporte como Pelé, chamado de o Rei do Futebol e um dos eventos mais esperados por milhares de pessoas: a Copa do Mundo. Sem dúvida alguma essa é uma modalidade esportiva que merece destaque.

E, ao contrário do muitos podem pensar, o Brasil não é o país de origem do futebol. Os criadores desse esporte quase universal são os ingleses. Pois é, quem diria, não é? Mas, se formos buscar um pouco mais atrás na história, veremos que existem outras origens do futebol guardadas por lá.

E para saber um pouco mais sobre a história do futebol, elaboramos este conteúdo completo com os principais momentos dele no Brasil e no mundo. Confira!

 

Teorias sobre a origem do futebol

Há algumas teorias sobre onde, de fato, o futebol surgiu. Pois é, há indícios de que as pessoas já se divertiam dessa maneira em 2.500 a.C. na China. Porém, a história aqui é um tanto macabra porque, de acordo com a teoria, os soldados jogavam futebol com um crânio. Isso mesmo, a bola era, na verdade um crânio de outro soldado morto em combate.

Outra teoria é a de que o futebol tenha se originado na Civilização Maia. Existia uma competição na qual as pessoas deveriam acertar um aro fixo e era algo tão importante que, o líder do time que perdia poderia ser condenado à morte.

Porém, em nenhum desses casos há o jogo de futebol como o conhecemos hoje. Dessa forma, só mesmo com origem na Inglaterra. Um jogo bastante parecido foi identificada no século XVIII em Chester com o nome de mass football na qual dois grandes grupos tinha como objetivo fazer uma bola ultrapassar pelos portões da cidade.

 

Futebol na Inglaterra

Apesar de todas as teorias, é inegável que o futebol tal qual o conhecemos hoje, teve seu início na Inglaterra, no século XIX. Foi uma época de racionalismo e seguindo essa cultura do momento, foram criadas as 13 regras do futebol. 

Não são as mesmas que temos hoje, mas serviram como base. Além disso, na época, o futebol era um esporte jogado pelas elites e monarquia. Bem diferente do que vemos hoje em dia, especialmente no Brasil onde não importa a classe social, todos jogam futebol.

Porém, em pouco tempo, a classe operária começou a jogar também e os primeiros times oficiais partiram dela. O fato é que se tornou um momento recreativo que não exigia dinheiro e assim, conseguiu diminuir o fervor revolucionário até um determinado momento segundo teóricos.

Os primeiros times, financiados pelos donos das fábricas, foram o Arsenal de 1886 e o Manchester United de 1878. Sim, estamos falando desse Manchester United que você conhece, um dos maiores times de sucesso do mundo e do qual alguns brasileiros já fizeram parte. Esses dois times foram os primeiros criados em solo inglês.

Eles começaram a realizar disputas e cada vez mais pessoas se uniam para assistir aos jogos, pagavam para isso. Vendo o incrível sucesso, os grandes empresários começaram a investir na infraestrutura dos times e buscavam contratar jogadores cada vez mais habilidosos. Em pouco tempo, o futebol passou a ser visto como um negócio bastante lucrativo.

 

História do futebol no Brasil

Por aqui, as coisas começaram pelas mãos de Charles Miller, filho de pais britânicos e nascido em São Paulo. Foi ele o responsável por trazer o primeiro par de bolas e o livro de regras do futebol inglês. A partir daí, vários times começaram a ser criados, não só no Brasil como em toda a América Latina, porém com nomes ingleses.

Em 1901 ocorreu a primeira partida de futebol em território brasileiro. Aconteceu em Niterói no Rio Cricket Association. Em campo, era a disputa de um time brasileiro contra um time inglês. A partida terminou com empate de 1×1.

A partir desse momento, Miller e o carioca Oscar Cox incentivaram a criação de outros clubes de futebol. Eles criaram juntos o clube Fluminense Football Club.

Em pouco tempo e com a imensa popularização do futebol, foi feita a primeira Copa do Mundo de Futebol. No início, os ingleses e, principalmente, a coroa, queriam coordenar e ditar as regras. Por exemplo, a copa só aconteceria se houvesse times ingleses entre os participantes. Porém, isso mudou em 1904.

Os franceses (historicamente rivais dos ingleses) decidiram pela universalização do esporte. Foi nesse momento em que criaram a FIFA (Federação Internacional de Futebol). No mesmo ano, a prática passou a ser reconhecida como esporte olímpico.

 

A questão do racismo no futebol

Infelizmente, o futebol assim como outros esportes, teve o seu momento ruim da história e os negros eram proibidos de jogar. Por muito tempo, não só os negros como os que tinha classe social inferior, só podiam assistir aos jogos. Eles só passaram a ser aceitos em 1920 e em 1958 aqueles que eram racistas tinham que aceitar um fato: os negros no futebol chegaram para ficar.

Foi nesse ano em que o nosso País ganhou a Copa do Mundo com Didi e Pelé no time e ainda com Vavá e Garrincha. São nomes que até hoje ecoam de exemplos a serem seguidos por diversos jogadores.

 O primeiro clube a contratar negros foi o Vasco, que ganhou o campeonato carioca. Esse sucesso serviu de incentivo para que outros clubes também contratassem jogadores negros.

O esporte se tornou um negócio bastante lucrativo, rendendo milhões a diversos empresários. A história do futebol é repleta de marcos importantes e ainda é uma das maiores paixões de muitos países. É um esporte totalmente democrático, pois não é necessário ter dinheiro: com uma bola e um grupo de amigos é possível se divertir muito em um pequeno espaço perto de casa.

Você ama futebol? Conheça os nossos cadernos com temas dos maiores times do mundo!

 

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema