CADERNOS, CADERNETAS, PLANNERS, AGENDAS, BLOCOS E MUITO MAIS!

A história do vôlei

Conheça a origem de um dos esportes mais famosos do mundo: o voleibol.

O voleibol ou vôlei, como é popularmente conhecido, é um dos esportes mais famosos do mundo.

Sua história começou no ano de 1895, quando um americano decidiu criar um jogo que fosse um pouco menos desgastante do que o basquete, esporte que já era popular na época.

O vôlei é praticado por duas equipes em uma quadra retangular dividida por uma rede posicionada verticalmente na linha central. O objetivo principal é lançar a bola por cima dessa rede e fazer com ela toque no chão do adversário.

Mas, como será que surgiu a ideia desse jogo?

 

A origem do vôlei

Tudo começou no ano de 1895, quando o americano William G. Morgan, que atuava na direção de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) da cidade de Holyoke, em Massachusetts, EUA, idealizou um jogo que fosse menos fatigante do que o basquete e que pudesse ser praticado pelos associados mais velhos.

Na época, o basquetebol era o esporte que estava na moda, especialmente por ser uma modalidade nova, já que fora criado apenas 4 anos antes. Porém, não era um jogo fácil para as pessoas de idade, então o Pastor Lawrence Rinder sugeriu a Morgan que tentasse criar uma alternativa diferente.

Foi então que ele colocou na quadra uma rede semelhante à utilizada no tênis, porém com 1,98 metros de altura sobre a qual era batida uma bola feita com a câmara da bola de basquetebol. E foi dessa forma que surgiu o vôlei.

Inicialmente, ele foi chamado de mintonette e a prática ficou restrita à cidade de Holyoke.

 

Evolução do voleibol

A primeira bola utilizada era muito pesada, então Morgan solicitou que a empresa A.G. Spalding & Brothers fabricasse uma que fosse própria para o esporte.

Um ano depois de ser praticado na cidade, diretores de educação física dos EUA, reunidos em uma conferência, assistiram a uma demonstração do jogo e decidiram difundir a prática por outras cidades. Foi assim, que o voleibol começou a ficar conhecido.

O nome do esporte foi trocado na cidade de Springfield, por sugestão do Doutor A.T. Halstead, que indicou o nome volley ball.

No ano de 1896, foi publicado o primeiro artigo sobre o volley ball, escrito por J.Y. Cameron para a edição do “Physical Education” da cidade de Buffalo, Nova Iorque. O documento resume o funcionamento do jogo e determina suas regras, estas que foram incluídas de maneira oficial na prática pela Liga Atlética da Associação Cristã dos Moços da América do Norte.

O voleibol passou a crescer rapidamente. Em 1900, ele chegou ao Canadá e depois foi aderido por outros países como China, Japão, Filipinas, México, países da Europa, da Ásia, da África e sul americanos.

O primeiro país da América do Sul a praticar o vôlei foi o Peru, no ano de 1910.

 

Chegada do vôlei no Brasil

O vôlei só chegou ao Brasil no ano de 1951, quando foi realizado no Rio de Janeiro, o primeiro campeonato sul-americano da modalidade. No evento, as mulheres iniciaram sua participação nesse esporte.

Em 1952, aconteceu o primeiro campeonato mundial feminino. Porém, o esporte só ganhou notoriedade por aqui a partir de 1964, após a participação nas Olimpíadas de Tóquio.

Os brasileiros viam o vôlei como um esporte feminino e isso só mudou quando a seleção masculina ficou em segundo lugar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. Então, o esporte passou a ser amplamente praticado tanto por homens quanto por mulheres.

Hoje, o Brasil é mundialmente conhecido por sua atuação exemplar no esporte.

 

Você já praticou vôlei?

A prática esportiva de qualquer modalidade pode contribuir em muitos aspectos da nossa vida. Esporte é saúde, qualidade de vida e uma ótima oportunidade para aprender sobre valores como a competitividade saudável, a persistência, a superação de desafios e muito mais.

Aqui no Portal Jandaia Educação temos uma série de conteúdos interessantes sobre esporte e saúde. Acesse e aproveite a leitura.

E não esqueça de dar aquela passadinha no site da Jandaia para conferir as novidades!

Curtiu o conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi – Todos os Direitos Reservados

Feito com 🧡 por Conteúdo Conecta