VOCÊ ESTÁ LENDO: Alimentação saudável na quarentena

Alimentação saudável na quarentena

Em tempos de quarentena, tivemos que aprender a lidar com uma nova rotina, onde os hábitos cotidianos precisaram ser revistos. Com isso, é muito comum que tenham ocorrido alterações dos hábitos alimentares. Isso é algo que precisa de muita atenção. Neste post você confere dicas para manter uma alimentação saudável na quarentena.

Foram muitas as mudanças capazes de comprometer a alimentação. O isolamento social, restaurantes fechados, a ansiedade causada pelo momento em si, as dificuldades financeiras enfrentadas por muitas famílias, dentre outros fatores.

Porém, é preciso lembrar que uma alimentação desequilibrada pode causar diversos problemas para a saúde, inclusive, baixa imunidade, o que não recomendável diante de uma situação onde necessitamos de proteção contra um vírus altamente contagioso.

Nós já trouxemos aqui no Blog algumas dicas para praticar exercícios físicos em casa durante a quarentena, o que é algo de grande importância para se manter saudável. Agora, vamos te mostrar algumas dicas bem legais para conseguir se alimentar bem, mesmo tendo que ficar dentro de casa e lidando com a ansiedade.

Dicas para cuidar da alimentação na quarentena

  1. Planeje com cuidado as suas compras

O ideal é sair o menos possível de casa. Portanto, para fazer as compras, é preciso ter um bom planejamento. Se você vai ao mercado sem uma lista, pode se deixar levar pela ansiedade e isso te fará comprar muitos itens que não são saudáveis. Coloque tudo no papel e assim conseguirá focar no que é realmente necessário.

  1. Crie uma rotina alimentar

Se você não consegue seguir uma rotina, então anote isso, crie um planejamento para ser seguido. Se mora com mais pessoas em casa, é legal ter uma rotina elaborada coletivamente.

  1. Não pule as principais refeições

Café da manhã, almoço e jantar são refeições obrigatórias e que merecem um cuidado especial. Pular alguma delas, fará com que você tente suprir a fome desse longo período de tempo sem comer, com as famosas “besteiras”. Portanto, alimente-se bem durante essas refeições.

  1. Coma de modo consciente

Quando falamos em estar consciente, falamos em estar presente naquele momento, colocar todo o seu foco e energia ali. Quando você come, é muito importante estar consciente, mastigar lentamente, apreciar os alimentos. Isso causa maior saciedade, ajuda a evitar os excessos e vai te conduzindo a prestar atenção no que come, evitando que coma apenas por ansiedade.

  1. Evite alimentos processados

Não é porque estamos em quarentena que podemos “enfiar o pé na jaca”, muito pelo contrário, esse é o momento de cuidar ainda mais do que comemos. Evite alimentos processados, ricos em gorduras, sal e açúcares. Mantenha refrigerantes, salgadinhos e biscoitos, longe da lista do supermercado.

  1. Prefira alimentos in natura

Prefira sempre por alimentos in natura, invista em frutas, verduras, hortaliças, legumes, cereais, grãos, ovos, conservas, peixes, etc. Alimentos assim, são ricos em nutrientes, vitaminas e promover uma maior energia, o que é essencial para enfrentar essa fase.

  1. Cozinhe mais

Cozinhar é algo que muda a sua relação com a comida. Aproveite o tempo em casa para aprender algo novo, busque por receitas, inove naquelas que você já sabe, procure novas formas de fazer os alimentos que você gosta e solte a sua criatividade. Isso também pode ajudar muito no controle do estresse e da ansiedade.

  1. Seja paciente consigo mesmo

Cobrar-se demais também traz prejuízos, afinal só causa maior pressão em uma época que já nos sentimos pressionados demais com as mudanças. Sentir vontade de comer coisas não tão saudáveis é algo muito normal e você não está passando por isso sozinho. Respeite o seu tempo, mas não esqueça de que boas escolhas são o melhor jeito de cuidar de você mesmo.

  1. Higienize todos os alimentos

Lembre-se que estamos em meio a uma pandemia e a higienização dos alimentos é fundamental. Tanto os que vem embalados, que podem ser tocados por qualquer pessoa na prateleira do supermercado, quanto os legumes, verduras e vegetais. Seja atencioso com isso, afinal é um jeito de proteger você e a sua família.

Além dessas dicas, aqui no Blog da Jandaia, você pode encontrar muitos outros conteúdos que podem ajudar a encarar a quarentena de uma forma mais equilibrada, leve e saudável.

Não esqueça de compartilhar conosco como está sendo a sua experiência!

Ah! E passa também lá no nosso site pra conhecer os produtos!

 

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja outros posts...