Alimentos saudáveis

O que são alimentos saudáveis?

Sabemos que manter uma alimentação saudável aliada com a prática de atividades físicas, contribui para a melhoria da saúde e da qualidade de vida. Mas, o que faz um alimento ser classificado como saudável?

Nosso corpo precisa de uma série de nutrientes para o seu funcionamento. É dos alimentos que nós retiramos a energia e os ingredientes essenciais para a saúde.

Portanto, alimentos saudáveis são aqueles que proporcionam essa nutrição ao organismo.

Quais são os alimentos saudáveis?

Como já citamos acima, os alimentos saudáveis são aqueles que conseguem oferecer todos os nutrientes necessários para que o nosso organismo funcione adequadamente, além de, melhorar a saúde e a qualidade de vida.

De maneira prática, são alimentos que possuem na composição macronutrientes como proteínas, carboidratos e gorduras, e micronutrientes, que são as vitaminas e os minerais.

Para o aproveitamento desses nutrientes, o ideal é que os alimentos sejam consumidos in natura. Ou então, minimamente processados.

O que são alimentos in natura? E os minimamente processados?

Alimentos in natura e alimentos minimamente processados, de modo geral, são os de origem vegetal, que funcionam como a base de uma dieta equilibrada. Exemplos são os grãos, as raízes, os tubérculos, verduras e legumes, leite, ovos, frutas, peixes, carne e água.

In natura são aqueles que saem da natureza para o seu prato, como os legumes e as frutas, enquanto os minimamente processados passam por algum tipo de procedimento que pode ser limpeza, moagem, pasteurização, refrigeração, porém, sem adição de substâncias.

Entram nessa lista dos minimamente processados, por exemplo, o arroz e o feijão, que passam por processo de lavagem, mas não recebem conservantes e outros produtos químicos.

Conseguiu entender a diferença?

E quanto aos processados?

Os alimentos processados costumam receber substâncias em sua composição, como açúcar e sal. Isso serve para melhorar a qualidade de sabor e ampliar o prazo de validade.

Exemplos de processados são as carnes defumadas e salgadas, legumes em conserva, doces de frutas, atum em lata, etc.

Eles podem ser incluídos na dieta, porém sem exageros, sempre de maneira equilibrada.

Ainda temos os alimentos ultraprocessados, que são aqueles prontos para o consumo. São fabricados a partir de substâncias retiradas dos alimentos e recebem ingredientes químicos como aromatizantes, corantes, realçadores de sabor, conservantes, etc. São alimentos que não oferecem o que o organismo necessita e, portanto, não são saudáveis.

Como e onde adquirir alimentos saudáveis?

É muito importante também refletir sobre a forma de cultivo dos alimentos. Aqueles que são produzidos em larga escala, geralmente recebem altas quantidades de agrotóxicos, fertilizantes químicos e outros produtos que prejudicam a sua qualidade.

Se você tem a possibilidade de adquirir produtos orgânicos, dê preferência a eles. Compre em feiras, com associações de produtores ou diretamente de um produtor rural.

Caso não seja possível, tome todos os cuidados no preparo, sempre lavando muito bem os vegetais, frutas e legumes, pois isso ajuda a reduzir a concentração dos agrotóxicos.

Não esqueça que uma alimentação saudável precisa estar aliada a uma rotina de atividades físicas, cuidados com a saúde mental e a qualidade de vida.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo.

Não esqueça de visitar o site da Jandaia.

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema