Como acordar cedo?

Como acordar cedo?

Acordar cedo virou sinônimo de produtividade e saúde. Quando acordamos, a sensação é que o dia é maior e que temos mais tempo para fazer tudo. Essa ideia de que acordar cedo é a melhor opção se tornou ainda mais famosa depois de o livro O Milagre da Manhã, um best-seller do autor Hal Elrod mostrou que a sua vida pode se transformar ainda antes das 08 da manhã.

Essa mudança de hábitos não é apenas achismo. O Dr. Victor Sorrentino, especialista em Medicina Integrativa já fez um vídeo em seu Instagram falando que o descanso do corpo é muito melhor quando você dorme cedo e acorda cedo.

Por exemplo, você pode dormir as mesmas 8 horas por dia. Mas é bem melhor para o organismo dormir das 22 às 06 do que das 00 horas às 08. 

Bom, acordar cedo realmente oferece muitos benefícios, mas como fazer isso se tornar realidade? Como se ajustar a esse novo hábito? 

Selecionamos algumas dicas que vão ajudá-lo, confira!

 

Faça gradualmente

Mudanças radicais normalmente não dão muito certo, pelo menos não para a maioria das pessoas. Pense bem, se você acorda todos os dias às 10 da manhã, e de no dia seguinte acorda às 06 é bem provável que se sinta cansado e sonolento na maior parte do dia. 

Então, a melhor opção é ir reduzindo o horário que acorda aos poucos. Por exemplo, se você acorda 10 da manhã, coloque o despertador para 9:45. Deixe o seu corpo se adaptar às mudanças e assim, será mais fácil acordar cedo todos os dias.

 

Mantenha o hábito

Não vai adiantar começar a acordar cedo e não manter o hábito. No início pode parecer difícil, mas depois que isso se tornar algo constante, ficará mais fácil e, depois de algum tempo, você nem vai mais precisar do despertador.

Vocês devem conhecer alguém que acorda cedo todos os dias, não importa se é feriado ou final de semana. O nosso organismo se adapta às mudanças, inclusive ao momento de acordar.

 

Durma cedo

Outro ponto de extrema importância, afinal de contas, a ideia é acordar cedo e ter maior produtividade e não se sentir cansado o dia inteiro que é o que vai acontecer se você for dormir tarde para acordar cedo.

Portanto, essa é uma das dicas que também deve ser transformada em um hábito. Pode ser bem difícil para alguns, mas o nosso corpo consegue se adaptar fazendo algumas mudanças. Por exemplo, crie uma rotina para dormir: tomar banho, trocar de roupa, escovar os dentes, arrumar a cama, ler um livro e deitar. 

Se isso for seguido todos os dias, no momento em que você começar a tomar banho o seu cérebro já vai entender que está na hora de dormir e se preparar para isso. Outro coisa importante é não levar o celular para a cama. Além de a luminosidade da tela reduzir a produção de melatonina — hormônio do sono — as ondas que saem do celular interferem nas ondas cerebrais. Portanto, deixe-o longe.

 

Tenha uma noite tranquila

Você já consegue dormir cedo e o seu grande problema é manter o sono durante a noite e dormir até o dia amanhecer.

Bom, para isso, pode ser preciso também fazer algumas mudanças na rotina. Por exemplo, evitar beber muita água de noite ou comer frutas com grande quantidade de água como melancia ou melão. Dessa forma, você não vai precisar se levantar para ir ao banheiro de madrugada. Consumir alimentos que levam mais tempo para ter uma digestão completa, como carnes vermelhas ou uma quantidade alta de outras proteínas, por exemplo, também devem ser evitados.

Há outras coisas a serem aplicadas na rotina, como não dormir com o celular por perto e algumas técnicas para aliviar o estresse e a ansiedade. Por exemplo, anotar tudo o que tem para fazer no dia seguinte antes de dormir. Isso “descarrega” a mente e evita que ela fique focando nos problemas quando deveria estar descansando.

Não use cortinas

Da mesma forma que a melatonina é sintetizada com maior intensidade quando está tudo escuro, ela também para de ser produzida quando há claridade. E nada melhor para acordar o corpo do que a luz natural entrando no quarto.

 Por isso, na hora de dormir, não cubra as janelas com cortinas. Isso permite que pela manhã você acorde com a claridade natural e o cérebro entende que já está na hora de colocar o corpo de pé.

Não use a função soneca

Quem nunca? Essa função soneca já fez muita gente chegar atrasado em vários lugares. Isso quando não nos atrapalhamos e, em vez de colocar na função soneca, desligamos o alarme. Aí é um Deus nos acuda!

Por tudo isso, é bom evitar. Além disso, qual a diferença real que 5 minutos a mais podem fazer no seu dia? Apenas atrapalha a sua produtividade e deixa o cérebro vencer todas as vezes que precisa levantar da cama. Se for preciso, fique mais um tempo na cama, mas sem dormir. Se alongue um pouco até que o corpo esteja preparado para começar as tarefas.

Acorde cedo também nos feriados e finais de semana

Acordar cedo, ter uma noite de sono melhor e ter maior produtividade no seu dia tem um preço. Você vai precisar acordar cedo todos os dias, inclusive finais de semana e feriado. O nosso corpo não é uma máquina com um botão de liga e desliga. Ele segue um ritmo e é preciso respeitá-lo.

Se você acordar de segunda a sexta 6 da manhã e sábado e domingo a qualquer hora, tende a deixar o cérebro confuso. Ele não vai saber qual é o momento de parar a produção de melatonina. É como se perguntasse “que horas eu devo acordar? ”.

Acordar cedo é apenas hábito. Ninguém tem a mágica de acordar cedo, é você quem tem que fazer isso acontecer. Siga as nossas dicas e coloque-as em prática o quanto antes. Faça isso todos os dias e, a cada dia que passar, será mais fácil acordar no horário determinado e ter um dia muito melhor que o anterior.


E falando em dormir, entenda melhor o ciclo do sono e saiba como ele funciona!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema