como diminuir o uso do celular

Como diminuir o uso do celular

Como passar menos tempo no celular: 7 dicas infalíveis para aproveitar melhor seu tempo!

 

Você já calculou quanto tempo passa diariamente no celular? E quanto desse tempo é realmente produtivo pra você?

O celular tem se tornado algo cada vez mais indispensável na nossa rotina, mas é muito comum que a maioria das pessoas acabem fazendo seu uso com uma frequência muito maior do que a necessária, o que gera distrações e provoca a perda de foco.

Ele é o nosso grande companheiro diário, funciona como despertador, realiza chamadas, alerta sobre a agenda, monitora as atividades físicas realizadas, nos conecta com quem amamos e com todo o mundo. Mas, também pode causar um problema que conhecemos como nomofobia ou dependência digital.

Esse é o nome dado a um problema que tem se tornado cada vez mais comum, é o medo exagerado de se desconectar, de não ter o celular por perto. Esse é um desequilíbrio que precisa ser trabalhado, para não gerar maiores transtornos.

Pensando nisso, nós trouxemos algumas dicas infalíveis que vão te ajudar a usar o celular com mais consciência e com isso tornar a sua rotina mais produtiva, aproveitando melhor o seu tempo. 

 

Avalie o seu relacionamento com o celular

Para começar, é interessante que você faça uma avaliação pessoal sobre o seu relacionamento com o celular. Quanto tempo você passa diariamente no telefone? Quais tarefas que realiza que tornam o uso do celular indispensável? Qual é o tipo de relação que você deseja ter com esse aparelho? Analise esses pontos e tente tomar consciência das mudanças necessárias.

Para ter uma noção mais exata de como você usa o seu celular, pode monitorar isso por meio de um aplicativo como o OFFTIME para Android ou Moment for iPhone.

 

Faça uma limpeza nos seus apps

Tire um tempinho para dar uma geral nos seus aplicativos, avalie o que realmente é necessário e o que só provoca distrações. Desinstale os apps que você não usa, mas que continuam te mostrando notificações. Aproveite também para fazer uma limpeza nos arquivos e contatos, elimine tudo o que for supérfluo. 

Se o que você realmente usa estiver bem organizado, então vai economizar tempo para encontrar o que precisa e eliminar possíveis distrações, o que é ótimo para aumentar a sua produtividade.

 

Desative as notificações

Um dos principais fatores pelos quais o celular é responsável por tirar a sua concentração, é por conta das notificações, especialmente se o seu aparelho é daqueles que está apitando a cada dois minutos.

O ideal é que você desative todas as notificações possíveis. Redes sociais, WhatsApp e outros aplicativos que podem esperar são os principais. Isso vai te ajudar a não se distrair tantas vezes e se concentrar no que realmente importa.

 

Crie os seus próprios limites de uso

Você pode criar as suas próprias regras para limitar o uso do celular. Uma dica é, por exemplo, definir locais da casa onde você não o utiliza, como na mesa de jantar ou no quarto. Isso ajuda a aproveitar melhor os momentos nesses ambientes.

Isso também pode funcionar por horários. Uma ideia bem legal é não usar o aparelho na primeira hora da manhã e aproveitar esse momento para tomar o seu banho, seu café e organizar as suas demandas do dia, sem distrações.

 

Aproveite o seu tempo com outras atividades

Sabe aquele tempo que você perde checando redes sociais ou jogando, você pode usar ele para realizar outras atividades que agreguem mais valor a sua vida, como fazer uma caminhada, um passeio, uma visita a um museu, um encontro com os amigos, cozinhar algo novo, aprender alguma coisa legal, ler, etc.

Defina o que você realmente se sentiria bem fazendo e invista seu tempo nisso. 

 

Substitua o celular

Você não quer dormir com o celular, mas precisa dele para que te desperte pela manhã? Você pode substituir ele por um despertador comum. Se quer sair para algum lugar, mas precisa cuidar dos horários, então pode utilizar um relógio para isso.

Existem muitas formas de substituir o uso do celular e se você for criativo vai conseguir se livrar da dependência criada com esse aparelho de forma muito rápida.

 

Defina horários para falar com as pessoas e pontos de contato para isso

Se você responder a todo tipo de conversa que seja iniciada através de aplicativos como WhatsApp, Messenger, instagram, Twitter, e-mail, SMS, e outros, então a sua vida vai se tornar uma completa loucura. Defina horários para responder cada coisa, como falar com os amigos somente no período da noite, por exemplo. Ou, que contatos profissionais sejam feitos apenas por e-mail. Defina como isso funciona melhor pra você e aplique.

 

Aplicativos que podem te ajudar

Agora que você já conferiu as nossas 7 dicas infalíveis para diminuir o uso do celular e tornar a sua vida mais produtiva, então agora confira alguns aplicativos que podem te ajudar a diminuir o uso do aparelho e tornar a sua rotina mais produtiva:

POST BOX: Separa as notificações por aplicativo e envia em horários determinados do dia.

FLIPD: deixa o celular completamente offline por um período de tempo programado.

FOREST: nesse aplicativo você tem uma árvore que precisa crescer, mas isso só ocorre quando ele está aberto em primeiro plano. Portanto, enquanto trabalha é uma boa sugestão para evitar o uso do celular. E se a sua árvore atingir o crescimento esperado, ela será realmente plantada.

SIEMPO: Bloqueia notificações e permite configurar acesso impedido a apps durante tempo determinado.

 

E aí, como você se relaciona com o seu celular?

Esperamos que esse post tenha trazido uma reflexão sobre como você tem lidado com as tecnologias no dia a dia e de que forma isso reflete no aproveitamento do seu tempo.

Não esqueça de compartilhar nosso conteúdo com quem também precisa de umas dicas para lidar com a dependência digital.

Conheça ainda o nosso site e os materiais incríveis que produzimos pensando especialmente em você. Clique aqui.

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema