O ciclo do sono

Como funciona o ciclo do sono

Muitas são as pessoas que sacrificam noites de sono para trabalhar ou em baladas. Algumas, por conta do estresse ou de outros problemas de saúde, não conseguem ter uma boa noite de sono e sofrem de insônia. Manter um bom ciclo do sono é de extrema importância para o bom funcionamento do corpo e da mente.

É durante o sono que ocorre o processo de reparação do organismo. Tudo o que foi gasto durante o dia, todos os danos causados ao corpo conseguem ser recuperados nesse momento. É durante o sono também que ocorre uma consolidação da memória. Portanto, nada mais justo do que dar a devida atenção a ele.

Vamos entender melhor como o sono funciona e assim, compreender a devida importância de manter uma quantidade mínima de horas de descanso por dia. Vamos nessa!

 

Quais são as fases do sono?

 

O nosso sono funciona em ciclo ou em fases. Você já deve ter percebido, por exemplo, que no início, o sono é mais leve e acordamos com o menor barulho. Mas também chega um momento em que o sono está mais profundo e fica mais difícil de acordar por qualquer coisa. Isso ocorre porque o sono se divide em fases e é sobre elas que falaremos agora.

 

Fase 1

É a fase mais leve do sono, na qual podemos acordar facilmente. O momento em que os olhos e o corpo desaceleram, também podendo ocorrer alguns movimentos de espasmo muscular na perna (bem comum) ou em qualquer parte do corpo. É também durante essa fase que podemos ter aquela sensação de estar caindo e acordamos assustados.

 

Fase 2

É a fase mais longa e representa 50% de todo o tempo que você dorme. Os olhos param de se mexer e as ondas cerebrais diminuem, ou seja, o seu cérebro fica menos ativo. A temperatura do corpo cai e os músculos começam a relaxar, mas ainda podem ter espasmos o que gera algumas explosões na atividade cerebral.

 

Fase 3

É aqui que o nosso sono profundo começa e há uma combinação de ondas cerebrais mais lentas, também conhecidas como onda delta, com outras mais rápidas. Pode ser bastante difícil acordar nessa fase e, quando isso acontece, ficamos um pouco desorientados e podem levar muitos minutos até voltar à consciência de lugar, tempo e espaço.

 

Fase 4

É uma fase de sono ainda mais profunda que a anterior e quase todas as ondas cerebrais são do tipo delta. É também nessa fase que começamos a sonhar e também a mais significativa quando se trata de descanso do cérebro.

Cada fase dessa pode durar de 90 a 110 minutos e nelas temos a liberação do GH, ou seja, do hormônio do crescimento. Isso acontece com maior intensidade em crianças e adolescentes, pois estão em fase de crescimento. Por isso, o sono nessa fase da vida é muito importante. Isso não significa que você possa dormir o dia todo, mas que precisa de um mínimo de horas por dia para se recuperar.

É por isso, por exemplo, que os bebês costumam dormir mais tempo e com o passar dos anos, essa necessidade vai reduzindo. Até os 3 anos de idade, temos um pico de desenvolvimento e por isso precisamos dormir mais. Após essa fase, a quantidade de sono necessária vai diminuindo naturalmente.

 

Sono REM (Rapid Eye Movement)

 

É o segundo ciclo do sono e é nela que maior parte dos sonhos acontece. Tudo muda, tanto fisicamente quanto à nível cerebral. O movimento dos olhos se torna muito mais rápido (por isso o nome desse ciclo), a respiração fica mais acelerada e superficial e os músculos ficam imóveis. A frequência cardíaca e a pressão arterial também aumentam e alguns homens podem apresentar ereção.

Essa é uma fase do sono bastante intensa e representa 20% do período de descanso. Ela se inicia cerca de 70 a 90 minutos depois que adormecemos de fato, ou seja, depois da fase 4. À medida que o tempo de descanso avança e vamos chegando mais perto da hora de acordar, os períodos de sono REM aumentam e os estágios de sono profundo ficam cada vez menores.

Chama-se ciclo do sono porque esse período não se encerra no sono REM. Depois desses 20 minutos, voltamos para a fase 1 do sono. É por isso, por exemplo, que podemos acordar com mais facilidade depois de um sonho, ainda que seja um sonho bom. Nesse momento, estamos de novo na fase 2 do primeiro ciclo, que se caracteriza por um sono relativamente leve, porém de longa duração.

Quando alguém é acordado nessa fase do sono, ou seja, no sono REM, pode ser que as próximas fases não sigam uma ordem e o descanso vá por água abaixo.

 

Como ter uma boa noite de sono?

 

Você tem problemas para dormir? Quer manter uma boa noite de sono para acordar bem descansado no dia seguinte? Então, confira abaixo algumas dicas que vão ajudá-lo.

 

Crie uma rotina para dormir

O nosso cérebro precisa ser avisado de que já está na hora de dormir. Ele precisa de tempo para entender essa informação e providenciar o necessário para isso. Por exemplo, um quarto escuro ajuda na produção de melatonina. Por isso, não use o celular enquanto estiver deitado. Você pode tomar um banho, colocar uma roupa confortável, arrumar a cama, ler um pouco e apagar a luz. Essa é uma rotina que, com o passar do tempo, será como um alerta para cérebro que diz “está na hora de dormir”.

 

Liste as tarefas do dia seguinte

Uma técnica que ajuda muito a ter uma boa noite de sono, principalmente para aqueles que têm o dia cheio com escola, cursos de inglês, trabalhos acadêmicos e outros, é fazer uma lista com as tarefas do dia seguinte antes de ir dormir. É como se você poupasse o seu cérebro de ter que guardar essa informação também e passar parte da noite pensando nisso.

 

Evite dormir de dia

Isso vale para quem apresenta problemas para dormir de noite. Se você vem dormindo pouco é interessante evitar o sono durante o dia. Assim, à noite, não haverá grandes problemas para “pegar” no sono.

Viu como conhecer mais sobre o ciclo do sono é importante para a sua saúde física e mental? Entender como as fases do sono funcionam ajuda a explicar muita coisa.

Quer receber mais dicas e notícias que vão ajudá-lo no seu dia a dia? Então, assine a nossa newsletter!

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Receba nossas novidades

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2020 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema