Como superar o medo de falar em público? Confira dicas!

Como superar o medo de falar em público? Confira dicas!

Você tem medo de falar em público? Sente arrepios só de pensar em falar para muitas pessoas? É comum sentir a boca seca ou o coração disparado nessas horas? Saiba que você não está sozinho.

Há pesquisas e estudos que apontam que o medo de falar em público está entre os maiores da humanidade. Existem casos até mais sérios, considerados como fobia, é a “Glassofobia”.

É muito importante estar atento sobre até que ponto essa dificuldade te impede de conviver socialmente. Em casos mais sérios, o correto é procurar por uma terapia, principalmente porque o fato pode estar associado a um quadro de ansiedade.

Mas, de modo geral, o medo de falar em público é comum e representa a falta de prática, despreparo, medo de julgamentos, falta de autoconhecimento ou simplesmente ocorre por você já ter tido uma experiência negativa de comunicação no passado. E tudo isso, é possível de ser trabalhado.

A seguir trouxemos dicas bem legais com reflexões importantes que vão te ajudar a superar esse desafio e mandar bem na comunicação em público. Se liga!

Dicas para perder o medo de falar em público

1 – Pratique em casa

Sabe aquela velha frase que diz que “a prática faz a perfeição”? É isso mesmo! Quanto mais você praticar em casa, maior será a sua facilidade quando precisar falar na frente das pessoas.

Se você tem uma apresentação para fazer, treine ela sucessivamente, até conseguir encontrar segurança para falar em público. Se necessário, peça a familiares e amigos que te ajudem assistindo a sua apresentação.

Lembre-se que é muito importante ser organizado e montar um roteiro que oriente a sua apresentação. Isso vai tornar tudo mais fácil.

2 – Interaja com as pessoas

Pessoas tímidas tendem a interagir muito pouco, seja com poucas ou muitas pessoas. Isso acaba tornando o ato de falar em público como algo oneroso e difícil. A dica aqui é conversar mais com as pessoas, sejam seus familiares, amigos ou até desconhecidos.

Você pode falar sobre os mais diversos assuntos, o importante é conseguir manter um diálogo frequente para que isso vá se tornando algo mais natural para você.

3 – Foque em você e esqueça o julgamento dos outros

A insegurança em relação à avaliação e julgamento das pessoas é uma das grandes responsáveis pelo medo de falar em público. Uma forma de vencer isso é praticando o autoconhecimento para ganhar autoconfiança e autoestima.

É muito importante levar em consideração que você não precisa ser perfeito, pode esquecer o que dizer em alguns momentos e está tudo bem. Afinal, você é um ser humano e a sua plateia é composta de pessoas como você. Entenda isso e aprenda com as suas experiências.

Outra dica legal é tirar você mesmo do foco. Pense que as pessoas não estão ali para te assistir, elas estão ali pelo que você tem a oferecer de conteúdo. Foque em treinar a apresentação e mostrar que você entende do assunto.

4 – Faça exercícios de relaxamento

Se você costuma ficar ansioso por conta das apresentações, cuide mais de você. O ideal é que tenha sempre uma rotina saudável de cuidados consigo mesmo, mas pode reforçar isso nos dias que antecedem sua apresentação.

Você pode investir em exercícios de respiração, meditação, fazer exercícios físicos, caminhar, ouvir suas músicas preferidas, tomar um chazinho, ou qualquer outra atividade que te promova relaxamento.

Boas noites de sono também são fundamentais para a manutenção do bem-estar.

5 – Estude e se aprofunde nos assuntos

Quanto maior for o seu domínio sobre o tema que você vai falar, maior será a facilidade para discorrer publicamente sobre ele. Portanto, estudo ao máximo o assunto da apresentação. Se possível, vá além nos materiais de estudo e assista a vídeos, filmes, leia livros, matérias, e realmente se informe sobre o assunto.

Manter a leitura e um consumo saudável de informações no dia a dia também é muito importante para melhorar nossa comunicação, pois enriquece o vocabulário, melhora o domínio sobre diversos assuntos e proporciona segurança.

6 – Mantenha uma rotina saudável

Cuide da sua alimentação, movimente-se, durma boas noites de sono e faça coisas que te estimulem. Tudo isso ajuda a manter o corpo e a mente em bom funcionamento e contribui significativamente na hora de vencer o medo e se comunicar.

Aqui no Blog da Jandaia temos várias dicas que podem te ajudar a ter mais disciplina para organizar os estudos e manter uma rotina saudável. Não deixe de conferir.

Visite também o nosso site e confira os produtos da nossa marca. Nossos cadernos, agendas e planners podem ser seus grandes aliados na hora de montar uma boa apresentação.

Clique para visitar.

Compartilhe agora

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais sobre a Jandaia

A Empresa

Certificações

Sustentabilidade

Compromisso

© 2021 Jandaia | Grupo Bignardi - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: Agência Digital Lema